Mestrado em Antropologia Cultural e Estudos de Desenvolvimento
Leuven, Bélgica
DURAÇÃO
1 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total, Tempo parcial
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
PROPINAS
EUR 2.533
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
O Mestrado Avançado em Antropologia Cultural e Estudos de Desenvolvimento (CADES) baseia-se no ponto de vista único da antropologia para melhorar os conhecimentos, a compreensão e as competências interculturais dos estudantes. Baseado em investigação de ponta conduzida no Departamento de Antropologia Social e Cultural, o programa contraria a narrativa universalizante ocidental da modernização e promove uma abordagem integrada das questões do desenvolvimento, da solidariedade transnacional e da mudança social. Ao adotar esta abordagem, em vez de oferecer um conjunto de ferramentas prontas a usar, o CADES explora as grandes questões subjacentes às actuais práticas de desenvolvimento.
Mais especificamente, o CADES procura demonstrar como os actores locais resistem e/ou respondem às forças omnipresentes da globalização económica e da mudança social. Só uma compreensão intercultural profunda do desenvolvimento e um envolvimento com o mesmo podem abrir caminhos inovadores para a igualdade. É por esta razão que o programa aborda uma grande variedade de tópicos que vão desde a história do desenvolvimento (teoria) até aos debates contemporâneos sobre exclusão social, ecologia e alterações climáticas no antropoceno, urbanização, migração e mobilidade, transformação social, solidariedade, política global e muitos outros.
O programa oferecer-lhe-á conceitos e um quadro teórico integrado na antropologia para adquirir uma melhor compreensão da complexidade do desenvolvimento internacional. Aprenderá também a traduzir aspectos desta complexidade em questões de investigação e métodos de investigação adequados. A conceção de um trabalho de campo etnográfico individual em combinação com cursos aprofundados está no centro do programa. Os nossos parceiros, a nossa rede e as redes de investigação alargadas dos membros do pessoal proporcionar-lhe-ão amplas oportunidades para organizar a investigação etnográfica necessária para a sua tese de mestrado.
Antropologia
Ao centrar-se na dimensão social, a antropologia, mais do que qualquer outra disciplina, pretende descobrir as transcrições ocultas e as dinâmicas de poder que se encontram sob a superfície de muitas questões de desenvolvimento. O conhecimento adquirido principalmente através do trabalho de campo e da observação participante aumenta a nossa compreensão da rica diversidade de sistemas de conhecimento, visões do mundo e modos de vida a partir do interior. Os antropólogos evitam abordar uma determinada cultura à luz dos seus próprios padrões de conhecimento, verdade, valores ou desenvolvimento tecnológico.
Desenvolvimento
O desenvolvimento só é sustentável quando reconhece plenamente as formas específicas da cultura através das quais as sociedades ou redes lidam com recursos vitais que são frequentemente cada vez mais escassos. Na maioria das vezes, as comunidades só encaram a mudança ou o desenvolvimento como desejáveis quando estes se fundem significativamente com os valores culturais que inspiram as suas heranças de conhecimento, religião e arte, redes de comunicação, deliberação e tomada de decisões, ou noções de responsabilidade, parentalidade, nutrição e saúde. No entanto, em vez de encarar este facto como um obstáculo, deve ser entendido como a forma de enraizar qualquer mudança duradoura e significativa para o desenvolvimento. O desenvolvimento é, aliás, sempre mediado pelo conhecimento de senso comum e pelos motivos pragmáticos de uma comunidade, juntamente com a forma como os seus membros pensam e praticam o parentesco, o género, a identidade, a ética, a política, a justiça, etc.
Currículo
Introductory Courses
- Introdução à antropologia em um mundo em descolonização
- Poder, Política e Culturas do Capitalismo Tardio em Perspectivas Antropológicas
- Anthropology of Religion
- Cultura, Migração e Mobilidade
- Antropologia Pós-Humana
Basic Courses
- Desigualdade, desenvolvimento e mudança na perspectiva antropológica
- Antropologia e o Antropoceno
- Raça, Etnia e a Condição Pós-colonial
Research
- Trabalho de Campo Etnográfico
Master's Thesis
- Pesquisa, Etnografia e Desenvolvimento
- Do Campo à Dissertação de Mestrado: Seminário de Redação
- Master's Thesis
Alunos ideais
Student Profile
Você é um candidato ambicioso e entusiasticamente dedicado com interesse em política, educação, consultoria ou pesquisa no contexto de desenvolvimento internacional e/ou intercultural. Você pensa fora da caixa e seu objetivo pessoal é obter uma compreensão acadêmica crítica interdisciplinar de políticas e processos de desenvolvimento, tanto no Norte quanto no Sul.
Admissões
Program delivery
The courses are fully taught in English.
Resultado do programa
- Credits: 60 ECTS
- Degree Type: Advanced Master
- Specifications: Master of Science.
Taxa de matrícula do programa
Why study at KU Leuven
What sets us apart as a university?
A highly-ranked university
KU Leuven is among the best 100 universities in the world according to both Times Higher Education World Rankings and QS World University Rankings. All of KU Leuven’s disciplines proudly belong to the top 100 of their field.
Research-based education
Education at KU Leuven is research-based, which means students will learn from the same professors who are performing the ground-breaking research you read about in the press. New insights are instantly integrated into classes and students are encouraged to perform their research. In our FabLab, students can use several high-tech machines to create whatever they want – all free of charge.
Affordable tuition fees
Higher education is highly valued in Belgium and therefore subsidised by the government. This allows KU Leuven to keep tuition fees relatively low, which gives you a price/quality ratio very few top-100 universities can match. We take pride in keeping our programs as accessible as possible to allow the brightest students from around the globe to join our courses.
International student life with respect for diversity
According to Times Higher Education, KU Leuven is in the top 50 of most international universities worldwide with staff and students from over 150 different nationalities. For all our international students, the Pangaea student center is their home away from home. Our university also strives for diversity and inclusion and wants to work together on a pact for more respect.
Bolsas e Financiamento
Several scholarship options are available. Please visit the university website for more information.
Info Sessions
KU Leuven combines the best of both worlds by hosting both online and live info sessions. You choose how, where and when to get your information in your search for the right program
Classificações
KU Leuven is among the best 100 universities in the world according to both Times Higher Education World Rankings and QS World University Rankings. KU Leuven’s disciplines proudly belong to the top 100 of their field. Furthermore, KU Leuven was ranked by Reuters as the most innovative university in Europe in 2016.
Acreditações
Galeria
Oportunidades de carreira
Os detentores de um diploma CADES têm uma compreensão científica, crítica, reflexiva e sensível à cultura do desenvolvimento. Eles são capazes de relacionar seu conhecimento específico de campo à evolução contínua dos debates sobre desenvolvimento e em organizações que defendem, promovem ou avaliam interesses, expectativas e movimentos coletivos e culturais.
Os graduados possuem ferramentas para entender o desenvolvimento do ponto de vista das realidades e epistemologias locais e podem relacioná-las com teorias e paradigmas antropológicos.
O CADES oferece aos alunos uma ampla formação internacional e interdisciplinar que lhes permite abordar e interagir com questões de desenvolvimento de uma perspectiva antropológica. Os graduados podem obter acesso a uma variedade de empregos em ONGs, organizações internacionais, cooperação para o desenvolvimento, educação, serviços sociais e médicos, organizações consultivas, relações internacionais, empresas e pesquisa.