
Master's Degree in Geophysics
Milan, Itália
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Oct 2025
PROPINAS
Solicitar propinas
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Galeria
Admissões
Currículo
Year: 2
Conclusive activities
Compulsory
- Final Dissertation
Optional programme year
First semester
Compulsory
- Materiais Terrestres: Gênese, Composição, Evolução, Propriedades
- Ambientes e Estruturas Geológicas
- Introdução à Física Contínua
Optional
- Métodos Elétricos, Eletromagnéticos e Gravimétricos para Meio Ambiente e Exploração
- Environmental Physics
- Métodos Geoestatísticos para Geofísica
- Direito Ambiental Internacional, Europeu e Comparado
- Física da Atmosfera
- Física da Hidrosfera e da Criosfera
- Imagem Sísmica
- Sismologia e Laboratório
Second semester
Compulsory
- Tópicos Avançados em Física
Optional
- Análise de dados, modelagem direta e inversa: dinâmica de fluidos geofísica e ambiental
- Field Course
- Formação de estrelas e planetas
- Introdução à Meteorologia Dinâmica e Sinótica
- Métodos de Processamento, Análise e Representação de Dados Geofísicos
- Modelagem Numérica de Processos Geodinâmicos
- Exploração de campos sísmicos e de ondas
- Solid Earth Geophysics
- Observação da Terra no Espaço
- Tectonophysics
- Os princípios básicos da teoria da probabilidade e estatística
- Well Logging
Open sessions
There are no specific sessions for these activities (e.g. open online courses).
Optional
Additional Language Skills: Italian (3 ECTS)
Conclusive activities
There are no specific sessions for these activities (e.g. open online courses).
Optional
Internship
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
Perfil profissional: Especialista em modelagem de processos geofísicos e na aquisição e análise de dados geofísicos.
Função em um contexto de trabalho
O papel do graduado em Geofísica em contexto de trabalho diz respeito à análise e solução de problemas geofísicos lato sensu, bem como à pesquisa científica e estudos aplicativos sobre aspectos geofísicos concernentes ao sistema terrestre. Esta função pode ser exercida tanto como empregado dentro de funções técnicas de entidades públicas e privadas, mesmo em alto nível profissional e gerencial, quanto como autônomo.
O graduado em Geofísica pode desenvolver atividades de desenvolvimento e aplicação de modelos matemáticos e numéricos de sistemas e processos geofísicos e ambientais, que envolvem a atmosfera, hidrosfera, criosfera, litosfera e interior da Terra, e pode planejar e executar atividades de observação e exploração geofísica do planeta Terra em diferentes escalas, com especial referência às investigações geofísicas com diversos campos de aplicação.
Os objetivos finais, tanto no setor público como no privado, incluem a produção de dados, processados a partir de dados brutos, que podem ser obtidos da instrumentação geofísica para medição dos diferentes componentes do sistema terrestre e em diferentes escalas espaciais e temporais; a elaboração, através de modelos "forward", de previsões da evolução no tempo e no espaço de processos relativos aos diferentes componentes do sistema terrestre.
Os graduados em Geofísica também podem realizar, de forma independente ou em grupos de trabalho, atividades para a mitigação de riscos naturais e ambientais, especialmente em relação aos perigos ligados à sismicidade, eventos climáticos extremos e contaminação ambiental. Em particular, eles podem compartilhar suas habilidades com profissionais que têm diferentes formações, como engenheiros, geólogos e cientistas da computação, a fim de otimizar e harmonizar atividades relacionadas a questões ambientais, riscos naturais e gestão de recursos naturais e do território, tanto no setor privado quanto no público. Esse tipo de figura profissional é particularmente útil, pois também pode atuar como um elo entre empresas, órgãos ou escritórios públicos com partes interessadas ou tomadores de decisão.
O refinamento de competências transversais, como resolução de problemas, trabalho em equipe e codificação, qualifica os graduados em Geofísica também tendo em vista oportunidades profissionais não estritamente relacionadas à geofísica.
Por fim, as competências adquiridas no campo operacional e de gestão, aliadas à preparação geral sobre os temas centrais do mestrado, podem também permitir aos licenciados em Geofísica assumir funções de responsabilidade e coordenação tanto na administração pública como no setor privado.
Habilidades associadas à função
Os graduados em Geofísica são capazes de utilizar as metodologias mais avançadas para examinar e descrever, com extremo rigor científico, os fenômenos e processos físicos que modificam o território, que é um sistema fortemente integrado entre os compartimentos da Terra sólida, hidrosfera, criosfera e atmosfera. Eles são capazes de desenvolver a formulação físico-matemática dos fenômenos e implementar essa formulação em códigos computacionais, por meio das linguagens de programação, instalações computacionais e sistemas de processamento de dados mais eficientes e avançados. Portanto, eles são capazes de desenvolver modelagem "forward" que lhes permite prever a evolução e os efeitos desses fenômenos no meio ambiente, tanto em escala global quanto local, a fim de minimizar quaisquer impactos negativos na população e na sociedade. Ao mesmo tempo, os graduados em Geofísica são capazes de medir as diferentes partes da Terra com as técnicas mais sofisticadas, a fim de monitorar as mudanças e validar os softwares e algoritmos de modelagem desenvolvidos.
As habilidades dos graduados em Geofísica podem, portanto, abordar uma ampla gama de questões ambientais, relacionadas ao controle de terras, risco sísmico, outros riscos naturais, gestão de recursos naturais e exploração geofísica. Essas habilidades também podem incluir a implementação de algoritmos e códigos de computador, desenvolvidos pelos próprios graduados de forma independente ou com a colaboração de outros profissionais. Portanto, os graduados em Geofísica têm controle total dos resultados do software desenvolvido ou aplicado e isso os torna altamente competitivos no mercado de trabalho, que hoje em dia exige habilidades importantes tanto no campo do desenvolvimento de software quanto no processamento de grandes quantidades de dados. Os graduados em Geofísica trazem novas habilidades com uma forte base tecnológica-algorítmica para as profissões relacionadas ao controle territorial, renovando e empurrando as metodologias para o controle dos diferentes componentes da Terra e do território para a fronteira tecnológica de hoje.
Oportunidades profissionais
Os graduados em Geofísica podem encontrar várias oportunidades profissionais imediatas: funções técnicas em órgãos ou instituições que lidam explicitamente com geofísica (por exemplo, o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, que tem mais de 1.000 unidades de pessoal, cerca de metade das quais em funções de pesquisadores ou tecnólogos com contratos de trabalho permanentes, e o Instituto Nacional de Oceanografia e Geofísica Experimental) e/ou questões ambientais, riscos naturais, gestão de recursos naturais; posições para realizar pesquisas e desenvolvimento ou atividades técnico-científicas em empresas que operam nas áreas de exploração geofísica, proteção ambiental, meteorologia, desenvolvimento de instrumentação e software para modelagem geofísica e mineração de dados. Os graduados em Geofísica podem realizar atividades de consultoria profissional nas mesmas áreas e se candidatar ao exame estadual para "geólogo" (Seção A do registro profissional da ordem dos geólogos, conforme DPR 05/06/2001, n. 328), para cuja aprovação será necessário um plano de curso de treinamento direcionado, por meio de uma seleção apropriada de atividades eletivas, também após a graduação, por exemplo, como estagiário em escritórios profissionais.
Os graduados em Geofísica também podem continuar seus estudos em cursos de doutorado, tanto na Itália quanto no exterior, para iniciar uma carreira internacional no campo acadêmico, em instituições de pesquisa ou em serviços geológicos, ou seguir uma carreira em funções técnico-científicas de alto nível, também com responsabilidade por projetos, laboratórios e estruturas, em organizações, instituições e empresas.