Mestrado em Ciência para o Desenvolvimento Sustentável
Linköping, Suécia
DURAÇÃO
4 Semesters
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
15 Jan 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Aug 2025
PROPINAS
SEK 274.400 *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* apenas para estudantes de fora da UE, EEE e Suíça
Introdução
Faça parte da solução para um futuro sustentável! O futuro precisa de soluções sustentáveis para os desafios sociais. Este programa oferece uma abordagem interdisciplinar holística aos problemas sociais atuais, como as alterações climáticas, a exploração de recursos naturais, o aumento da procura de energia e a desigualdade.
O programa de mestrado permite explorar a complexidade da criação de sociedades sustentáveis em alinhamento com os princípios do desenvolvimento sustentável e da Agenda 2030. O programa aborda mudanças ambientais globais e transformações sociais. Ele irá desafiá-lo a realizar análises críticas das preocupações ambientais presentes e futuras, aplicar o conhecimento científico em disciplinas acadêmicas e desenvolver competência interdisciplinar. A sua formação permitir-lhe-á desenvolver competências para interpretar, conceber, comunicar e implementar soluções para a sustentabilidade e os desafios ambientais, que serão indispensáveis para a sua futura carreira como especialista em desenvolvimento sustentável.
Cursos básicos
Os cursos básicos foram elaborados para oferecer uma ampla perspectiva sobre questões ambientais e, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades para aprofundar seu conhecimento teórico e habilidades práticas em áreas científicas específicas. Viagens de campo, exercícios laboratoriais e GIS, análise espacial na Arena de Decisão de Norrköping, atividades de dramatização, visitas de estudo a autoridades e empresas na província ambientalmente progressista de Östergötland são apenas algumas das maneiras pelas quais você aprenderá sobre soluções sustentáveis na prática. Você terá a oportunidade de realizar estágios em empresas, organizações ou institutos de pesquisa na Suécia ou no exterior e desenvolver habilidades em pesquisa multidisciplinar junto com nosso corpo docente. Nosso perfil de ensino está integrado à pesquisa avançada em desenvolvimento sustentável e ciências ambientais e os pesquisadores de nosso instituto irão orientá-lo individualmente na concepção, planejamento e execução de seu projeto de tese de mestrado.
Programa de Estudos
Introdução
O programa de mestrado em Ciência para o Desenvolvimento Sustentável é um programa de estudos de segundo ciclo de dois anos que conduz ao grau de mestre em Ciências Ambientais. Este programa de tempo integral fornece uma base sólida para uma carreira profissional relacionada a questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e às mudanças ambientais em agências, universidades, municípios, organizações e empresas internacionais e nacionais. O programa de mestrado visa proporcionar aos alunos conhecimentos sobre as mudanças ambientais e os desafios da criação de uma sociedade sustentável. Após a conclusão do programa, os alunos terão desenvolvido uma abordagem independente e crítica às ciências ambientais e aos estudos de sustentabilidade e terão adquirido competências e conhecimentos que lhes permitirão trabalhar ativamente e contribuir para o desenvolvimento nestes campos, seja como profissionais ou investigadores. O programa também atende à elegibilidade dos alunos para formação de doutorado em áreas afins.
Alvo
Qualificações nacionais de acordo com a Lei Sueca de Educação Superior
Conhecimento e compreensão
Para um Grau de Mestre (120 créditos), o aluno deve
- demonstrar conhecimento e compreensão em ciências ambientais, incluindo amplo conhecimento da área e um grau considerável de conhecimento especializado em certas áreas da área, bem como visão sobre o trabalho atual de pesquisa e desenvolvimento, e
- demonstrar conhecimento metodológico especializado em ciências ambientais.
Competência e habilidades
Para um Mestrado (120 créditos), o aluno deve:
- demonstrar a capacidade de integrar de forma crítica e sistemática o conhecimento e analisar, avaliar e lidar com fenômenos, questões e situações complexas, mesmo com informações limitadas
- demonstrar a capacidade de identificar e formular questões de forma crítica, autónoma e criativa, bem como de planear e, utilizando métodos apropriados, realizar tarefas avançadas dentro de prazos pré-determinados e assim contribuir para a formação de conhecimento, bem como a capacidade de avaliar este trabalho
- demonstrar a capacidade de falar e escrever, tanto a nível nacional como internacional, para relatar e discutir claramente as suas conclusões e os conhecimentos e argumentos em que se baseiam, no diálogo com diferentes públicos e
- demonstrar as habilidades exigidas para a participação em pesquisa e desenvolvimento de trabalho ou emprego autônomo em alguma outra capacidade qualificada.
Julgamento e abordagem
Para um Mestrado (120 créditos), o aluno deve:
- demonstrar a capacidade de fazer avaliações em ciências ambientais informadas por questões disciplinares, sociais e éticas relevantes e também demonstrar consciência dos aspectos éticos do trabalho de pesquisa e desenvolvimento
- demonstrar conhecimento sobre as possibilidades e limitações da pesquisa, seu papel na sociedade e a responsabilidade do indivíduo pela forma como ela é usada, e
- demonstrar a capacidade de identificar a necessidade pessoal de mais conhecimento e assumir a responsabilidade por seu aprendizado contínuo.
Pesquisa
O Mestrado em Ciência para o Desenvolvimento Sustentável oferece aos candidatos a oportunidade de ampliar sua experiência acadêmica e de pesquisa por meio de colaborações de pesquisa na Linköping University .
O Departamento de Estudos Temáticos - Mudanças Ambientais também é conhecido por realizar pesquisas, estudos de doutorado e ensino de graduação sobre os desafios ambientais atuais e a natureza mutável da condição ambiental. A investigação e a educação centram-se no impacto que a sociedade e o indivíduo têm sobre a natureza.
O Tema M baseia-se na forte tradição de estudos ambientais interdisciplinares que permeiam a divisão de Estudos Hídricos e Ambientais (Tema V) desde 1980 e o Centro de Ciência Climática e Pesquisa Política (CSPR) desde 2004. O Tema M desenvolve e traça o perfil desses estudos. em relação à ciência ambiental contemporânea e ao desenvolvimento de políticas ambientais. A pesquisa atual é conduzida dentro e entre essas áreas interdisciplinares de foco de longo prazo.
O Centro de Ciência Climática e Pesquisa Política (CSPR) estabeleceu-se rapidamente como um ponto de referência proeminente para estudos relacionados à ciência climática e pesquisa política. A investigação é interdisciplinar e contextualiza os problemas relacionados com as alterações climáticas com outras medidas para o desenvolvimento sustentável, como a limitação do impacto ambiental e a gestão responsável dos recursos naturais.
Desafio Ambiental Mudanças Climáticas
As alterações climáticas, um dos desafios mais difíceis da atualidade. A pesquisa segue dois caminhos principais. A política climática num sentido mais amplo e a outra climática-biogeoquímica, nomeadamente no que diz respeito à emissão de gases com efeito de estufa.
Desafio Ambiental Fornecimento de Energia
O acesso seguro às energias renováveis é um pré-requisito para o desenvolvimento social sustentável. A actual produção e consumo de energia têm fortes ligações com muitos dos difíceis problemas ambientais e sociais do nosso tempo.
Conhecimento do Desafio Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável
Estudamos como o conhecimento dos desafios ambientais e de desenvolvimento atuais surge e é representado e legitimado em diferentes contextos, como educação, práticas de pesquisa, mídia e processos políticos.
Desafio Ambiental - Uso de Recursos
A gestão dos recursos naturais envolve a gestão da água, o uso da terra e os fluxos de nutrientes, bem como a produção sustentável de energia. No caso de estudos desenvolvemos e melhoramos ferramentas e frameworks analíticos para uma melhor gestão de recursos.
Desafio Ambiental Fluxos de Substâncias e Poluição
Muitos dos produtos químicos que usamos todos os dias são tóxicos para os humanos. A preocupação com o crescente impacto ambiental destes produtos químicos exige uma monitorização reforçada. Estimar as emissões e o balanço de gases com efeito de estufa é outra parte deste desafio.
Ambiente de aprendizagem
Nosso programa contém as seguintes características:
- Ambiente único: Somos uma das poucas universidades que oferece uma ampla perspectiva interdisciplinar das ciências ambientais, das humanidades às ciências sociais e naturais. Os cursos são elaborados em estreito diálogo com potenciais empregadores e também com alunos, para garantir que os conteúdos abordem os problemas ambientais atuais e os desafios futuros.
- Fortes ligações de investigação: A ligação entre o programa e a investigação é forte, uma vez que todos os professores se envolvem em investigação ambiental e de sustentabilidade. Isso garante o ensino dos mais recentes conhecimentos teóricos e metodológicos e resultados de pesquisas.
- Ensino de alta qualidade: Os professores trabalham continuamente para melhorar a qualidade de seus cursos de acordo com o feedback dos alunos e discussões com os representantes dos alunos no Conselho do Programa.
- Alta proporção professor-aluno: Essa alta proporção garante feedback rápido e pessoal dos professores, interação próxima entre professores e alunos e aprendizagem ativa dos alunos.
- Fortes vínculos profissionais: por meio de atividades de estudo e aprendizagem, os alunos se envolvem com indivíduos de autoridades ambientais e institutos de pesquisa próximos e trabalham concretamente com problemas do mundo real e questões socialmente relevantes.
- Atividades baseadas em problemas: Os alunos adquirem um amplo conjunto de competências ao longo do programa. Eles também têm a oportunidade de se especializar em ciências sociais, ciências naturais ou humanidades. A grande maioria de nossos alunos tem um emprego relevante para o meio ambiente ou continua na academia dentro de um ano após a formatura.
- Aprendizagem ativa/centrada no aluno: As atividades de aprendizagem centradas no aluno incluem exercícios na Arena de Decisão de Norrköping que faz uso da visualização como uma ferramenta forte para interação e tomada de decisão, dramatização onde os alunos representam organizações com diferentes perspectivas e interesses em questões reais e vários tipos de técnicas de comunicação.
Admissões
Currículo
Semestre 1 (outono de 2024)
- 746A80 --- Perspectivas Críticas sobre Desenvolvimento Sustentável --- 7,5
- 746A61 --- Desafios Ambientais e de Uso de Recursos --- 7,5
- 746A89 --- Nosso planeta em mudança --- 7,5
- 746A90 --- Política e Governança Ambiental --- 7,5
Semestre 2 (primavera de 2025)
Cursos preliminares
- 746A71 --- Projetando Estudos Ambientais em Desenvolvimento Sustentável --- 7.5
- 746A91 --- Ciência Climática e Mudanças Climáticas --- 7,5
- 746A92 --- Transformações sociais em direção à sustentabilidade --- 7,5
- 746A93 --- Gestão Sustentável de Recursos --- 7,5
Semestre 3 (outono de 2025)
Cursos preliminares
- 746A74 --- Sustentabilidade no âmbito urbano: cidade/bairro/casa --- 7,5
- 746A77 --- Estágio em Ciências Ambientais --- 7,5
- 746A77 --- Estágio em Ciências Ambientais --- 7,5
- 746A77 --- Estágio em Ciências Ambientais --- 7,5
- 746A78 --- Competências de investigação em ciências ambientais I --- 7,5
- 746A78 --- Competências de investigação em ciências ambientais I --- 7,5
- 746A78 --- Competências de investigação em ciências ambientais I --- 7,5
- 746A79 --- Competências de investigação em ciências ambientais II --- 7,5
- 746A79 --- Competências de investigação em ciências ambientais II --- 7,5
- 746A87 --- Estágio em Ciências Ambientais --- 15
- 746A87 --- Estágio em Ciências Ambientais --- 15
- 746A88 --- Visualizando Desafios e Pathways de Sustentabilidade --- 7.5
Semestre 4 (primavera de 2026)
Cursos preliminares
- 746A55 --- Dissertação de Mestrado em Ciência para o Desenvolvimento Sustentável --- 30
Bolsas e Financiamento
Bolsas
A Linköping University (LiU) oferece um número limitado de bolsas a estudantes internacionais de excelência. Para alguns programas e nacionalidades, também é possível concorrer a uma bolsa através do Instituto Sueco. Existem também outras oportunidades de financiamento para estudos na Suécia.
Bolsa Internacional LiU
A LiU International Scholarship destina-se a apoiar estudantes de mestrado internacionais com potencial académico significativo que sejam obrigados a pagar propinas. As propinas de um estudante a quem foi atribuído uma Bolsa Internacional LiU são reduzidas em 25, 50, ou 75%. Oferecemos um número limitado destas bolsas a novos estudantes.
Sou elegível para me candidatar?
Podem candidatar-se a uma bolsa os estudantes que se tenham candidatado a um programa de mestrado na Universidade de Linköping e que reúnam todas as seguintes condições:
- candidatou-se até à data limite para a primeira ronda de admissão
- enviaste todos os documentos requeridos até à data limite
- escolheu um programa de mestrado na Linköping University como primeira prioridade (classificado como número 1 de 4)
- foi admitido à sua primeira escolha na Primeira Notificação de Resultados de Seleção (normalmente no início de abril)
- é obrigado a pagar as propinas.
Bolsas de estudo para estudos na Suécia
Bolsas do Instituto Sueco
A agência governamental do Instituto Sueco (SI) oferece uma variedade de bolsas dependendo do nível de estudo, do país de onde você vem e da finalidade dos seus estudos. O período de candidaturas às bolsas do SI varia. Leia mais sobre as bolsas SI e como concorrer na sua página web.
Outras bolsas
Muitas associações, fundações e outras organizações oferecem bolsas de estudo ou bolsas de viagem para estudos na Suécia. O site oficial StudyInsweden.se compilou uma lista de recursos, onde pode procurar bolsas abertas a estudantes de muitos países ou do seu país especificamente.
Galeria
Oportunidades de carreira
Oportunidades de carreira
As questões de sustentabilidade unem as disciplinas acadêmicas e exigem conhecimentos diversos. Poucas universidades oferecem uma ampla perspectiva interdisciplinar em ciências ambientais como a LiU, com professores de formação acadêmica variando de humanidades e ciências sociais a ciências naturais e engenharia.
O programa fornece uma base sólida para uma carreira relacionada ao desenvolvimento sustentável e ciências ambientais. Nossos graduados têm cargos em institutos de pesquisa, universidades, organizações ambientais, empresas, ONGs, comissões de bacias hidrográficas, consultorias, empresas de energia, agências ambientais intergovernamentais e doutorado. programas em todo o mundo.