Keystone logo
Linköping University Mestrado em Estudos de Gênero - Interseccionalidade e Mudança
Linköping University

Mestrado em Estudos de Gênero - Interseccionalidade e Mudança

Linköping, Suécia

4 Semesters

Inglês

Tempo total

15 Jan 2025

Aug 2025

SEK 177.600 *

No campus

* apenas para estudantes de fora da UE, EEE e Suíça

Introdução

Torne-se um agente de mudança! Este programa de mestrado único torna você altamente qualificado em analisar como a mudança social e cultural pode ser iniciada ou sustentada pela integração de uma compreensão crítica de gênero e interseccionalidade.

O programa enfoca o gênero intersetorial, ou seja, gênero e sua interação com outras categorizações sociais e diferenciais de poder, como etnia, classe, nacionalidade, sexualidade, idade e (deficiência).

Se você se sente atraído pela ideia de desafiar as normas e estruturas existentes na sociedade, este é o programa para você. Uma ambição fundamental é desenvolver uma compreensão das ligações entre ativismo, teoria, desenvolvimento profissional e planos de carreira. Os alunos que participam do programa geralmente têm uma ampla variedade de experiências educacionais e profissionais, por exemplo, em sociologia, ensino, psicologia, ciência política e administração de empresas. O programa é oferecido como uma opção de um ano, 60 créditos, ou uma opção de dois anos, 120 créditos.

Para lhe dar as últimas notícias sobre as pesquisas atuais, convidamos você a participar de seminários na Unidade de Estudos de Gênero, de renome internacional. Esta é uma das maiores unidades interdisciplinares de pesquisa e ensino para estudos intersetoriais de gênero nos países nórdicos.

O programa combina educação à distância online com três encontros obrigatórios no campus por ano letivo. Você interagirá com seus professores e outros membros do programa em uma sala de aula digital. As formas de ensino, que se baseiam principalmente no uso da Internet, exigem mais da sua atividade do que um programa puramente baseado no campus.

Programa de Estudos

Introdução

Este programa de Mestrado em Estudos de Gênero - Interseccionalidade e Mudança (GS/IC) é um programa de estudo de dois anos em tempo integral. Prepara os alunos para estudos de pós-graduação, ensino e pesquisa adicionais no campo inter e transdisciplinar dos Estudos de Gênero, com especial referência à Interseccionalidade e Mudança. Além disso, o programa qualifica os estudantes para integrar perspectivas interseccionais de género no ensino superior em todas as disciplinas e faculdades, bem como para o trabalho profissional com processos de integração e transformação interseccional de género na sociedade em geral, nas organizações, nos meios de comunicação, na comunicação, na política e na produção de conhecimento. a nível nacional e transnacional. O programa oferece aos alunos conhecimentos de teorias e metodologias em Estudos de Género, com especial referência à Interseccionalidade e Mudança, bem como experiência académica para usar esse conhecimento para analisar e intervir de forma inovadora e profissional em processos de mudança de género e interseccionais na produção de conhecimento académico, em ensino superior. educação, em organizações nacionais e internacionais, política, mídia e comunicação. O programa visa estimular uma abordagem independente e crítica e permitir que os alunos atuem como agentes de mudança, com especial atenção ao género nas suas intersecções (interacções) com outros diferenciais de poder social e cultural, como etnia, sexualidade, classe, idade, dis/ capacidade, etc. É também objectivo do programa dar aos alunos a possibilidade de desenvolverem conhecimentos e competências, que lhes permitam contribuir para processos de transformação e inovação enquanto investigadores e professores no ensino superior, ou noutros contextos profissionais onde a agência é baseado em conhecimento acadêmico, a produção é necessária.

O programa é dividido em duas partes: Nível Um, que compreende o primeiro ano, e Nível Dois, que compreende o segundo ano. Ambos os níveis são organizados como unidades independentes. Os alunos que desejam cursar apenas o Nível Um são elegíveis para um Mestrado em Ciências Sociais (60 créditos) em Estudos de Gênero com especialização em Interseccionalidade e Mudança, quando tiverem concluído e aprovado todos os exames incluídos.

171062_pexels-photo-4861373.jpeg
cottonbro / pexels

Alvo

Qualificações nacionais de acordo com a Lei Sueca de Educação Superior

Conhecimento e compreensão

Para um Master of Arts (120 créditos) o aluno deverá:

  • demonstrar conhecimento e compreensão em Estudos de Género, com especial referência à Interseccionalidade e Mudança, incluindo amplo conhecimento da área e um grau considerável de conhecimento especializado em certas áreas da área, bem como visão sobre o trabalho atual de pesquisa e desenvolvimento,
  • demonstrar conhecimento metodológico especializado em Estudos de Gênero, com especial referência à Intersecionalidade e Mudança.

Competência e habilidades

Para um Master of Arts (120 créditos) o aluno deverá:

  • demonstrar a capacidade de integrar o conhecimento de forma crítica e sistemática e de analisar, avaliar e lidar com fenómenos, questões e situações complexas, mesmo com informação limitada
  • demonstrar a capacidade de identificar e formular questões de forma crítica, autónoma e criativa, bem como de planear e, utilizando métodos apropriados, realizar tarefas avançadas dentro de prazos pré-determinados e assim contribuir para a formação de conhecimento, bem como a capacidade de avaliar este trabalho
  • demonstrar a capacidade de falar e escrever, tanto a nível nacional como internacional, para relatar claramente e discutir as suas conclusões e os conhecimentos e argumentos em que se baseiam no diálogo com diferentes públicos, e
  • demonstrar as habilidades exigidas para a participação em pesquisa e desenvolvimento de trabalho ou emprego autônomo em alguma outra capacidade qualificada.

Julgamento e abordagem

Para um Master of Arts (120 créditos) o aluno deverá:

  • demonstrar a capacidade de fazer avaliações no campo dos Estudos de Género, com especial referência à Interseccionalidade e Mudança, informadas por questões disciplinares, interdisciplinares, sociais e éticas relevantes, e também demonstrar consciência dos aspectos éticos do trabalho de investigação e desenvolvimento
  • demonstrar insights sobre as possibilidades e limitações da pesquisa, seu papel na sociedade e a responsabilidade do indivíduo pela forma como ela é usada, e
  • demonstrar a capacidade de identificar a necessidade pessoal de mais conhecimento e assumir a responsabilidade por sua aprendizagem contínua.

Métodos de ensino e trabalho

O programa combina educação a distância on-line com reuniões intensivas no campus. No total, serão realizados seis períodos no campus. O primeiro período no campus será no início do programa. Posteriormente, um período presencial será realizado no início do 2º semestre, semestre 3 e semestre 4. Além disso, um período presencial será realizado no final dos semestres 2 e 4.

Os cursos consistem em palestras, seminários, workshops, tutoriais, supervisão e trabalhos de curso, tanto presenciais quanto online. Além disso, espera-se que os alunos se envolvam em estudos independentes. As formas de ensino baseadas principalmente no uso da Internet impõem maiores exigências à atividade do aluno quando comparadas a um programa puramente baseado no campus.

O formato pedagógico tanto na sala de aula on-line quanto na presencial é experimental. Formatos acadêmicos mais tradicionais são misturados com formatos que se concentram em performances escritas e faladas que desafiam as fronteiras tradicionais entre escrita, fala e intervenção acadêmica e criativa.

O programa integra formatos inspirados numa pedagogia que oferece aos alunos a possibilidade de melhorar as suas competências em línguas estrangeiras e as suas competências em termos de ensino/aprendizagem num ambiente multilingue, onde as traduções são uma questão fundamental para todos, tanto nativos como não-nativos. Falantes de inglês.

As formas de exame incluem ensaios individuais, participação ativa em seminários presenciais e pela Internet, bem como trabalhos em equipe. Ambas as dissertações de mestrado são apresentadas e defendidas em seminários públicos e com um oponente/discutidor crítico. O aluno deve, portanto, atuar tanto como réu quanto como oponente/discutidor crítico.

Os programas do curso descrevem mais detalhadamente os conteúdos, métodos de ensino e trabalho e exame.

Pesquisa

A investigação e a educação da Unidade de Estudos de Género centram-se nos significados de género na cultura, sociedade, economia, tecnologia, produção de conhecimento e ciência a partir de uma perspectiva interdisciplinar. O género é estudado nas suas intersecções com outras categorias sociais (etnia, sexualidade, etc.).

Estudos de género

Na Tema Genus, realizamos pesquisas, doutorado. treinamento, graduação e mestrado e extensão social, todos com base em estudos interdisciplinares de gênero e muitas vezes em conjunto com colaboradores internacionais.

Gênero

A pesquisa de gênero é realizada na LiU, tanto a partir de uma abordagem multidisciplinar quanto em diferentes disciplinas. É um campo amplo, internacional e dinâmico.

Gênero, Natureza e Cultura

A área de pesquisa de gênero, natureza e cultura baseia-se em pontes pós-disciplinares de artes e ciências.

Estudos culturais feministas e política

Este é um campo de investigação onde a cultura e as suas diversas expressões e jogos de poder, mas também as condições de produção envolvidas na produção cultural são colocadas sob escrutínio crítico e analítico, examinadas, descritas e negociadas.

Feminismos pós-coloniais

O feminismo pós-colonial aborda criticamente os fenómenos sociais e culturais como agentes de descolonização epistêmica, afetiva e política. Centra-se nos aspectos de género das migrações e diásporas, e nos movimentos e debates feministas Norte-Sul.

Admissões

Currículo

Bolsas e Financiamento

Taxa de matrícula do programa

Oportunidades de carreira

Depoimentos de Alunos

Sobre a Escola

Perguntas