
Mestrado em Silvicultura para o Desenvolvimento Sustentável Verde
Växjö, Suécia
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
15 Jan 2026
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
01 Sep 2026
PROPINAS
SEK 310.000 *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* taxas de matrícula totais
Introdução
As futuras florestas oferecem muitas possibilidades. Este programa dá conhecimento sobre como diferentes estratégias e sistemas de gestão florestal podem fornecer serviços ecossistêmicos florestais para a sociedade no futuro. No programa de mestrado Forestry for Green Sustainable Development, tanto você com formação em silvicultura quanto você que vem de outras disciplinas podem mergulhar em toda a cadeia de valor da floresta e nas condições ligadas aos serviços ecossistêmicos florestais, mitigação climática e adaptação, digitalização florestal e danos florestais na silvicultura sustentável para uma economia circular.
No programa de mestrado Silvicultura para o Desenvolvimento Sustentável Verde, você terá a oportunidade de se aprofundar em questões sobre como a silvicultura sustentável no futuro pode ser desenvolvida. A educação tem uma abordagem temática única, onde você obterá uma visão geral e compreensão de toda a cadeia de valor da floresta, desde a produção florestal até os produtos e valores da floresta, bem como aprofundará questões relacionadas aos serviços ecossistêmicos, à mitigação climática da floresta e ao clima. adaptação, a digitalização da silvicultura e os danos florestais.
Você adquirirá conhecimento sobre ecossistemas florestais e silvicultura em um contexto nacional, mas o programa também contém muitos elementos internacionais por meio, por exemplo, de viagens de estudo e palestrantes convidados de diferentes países. Durante a formação, você também terá uma estreita ligação com o setor florestal por meio de palestrantes convidados, visitas de estudo, trabalhos de projeto e uma tese final. Você conhecerá representantes da indústria florestal, associações de proprietários florestais, autoridades e organizações de interesse para compreender e discutir questões, desafios e oportunidades atuais que a prática enfrenta em toda a cadeia de valor da floresta.
O programa inclui 120 créditos com duração de 2 anos para estudos em tempo integral. Estudos em tempo integral significam uma média de 40 horas de estudo por semana. Os cursos do programa são ministrados na metade da velocidade, ou seja, você estuda dois cursos em paralelo.
Para os que nunca frequentaram um curso de silvicultura, o programa começa com um curso de introdução à silvicultura de 15 créditos e um curso de definição de perfis de programas. Para aqueles que possuem os conhecimentos básicos, o programa começa com dois cursos de criação de perfis de programas. O programa contém quatro cursos de perfil de programa onde aprenderá sobre os serviços de ecossistema da floresta, mitigação e adaptação climática, a digitalização da silvicultura e danos florestais. Depois disso, pode escolher se quer aprofundar ou alargar os seus conhecimentos através de cursos opcionais. Pode frequentar cursos na Universidade de Linnaeus ou noutras universidades nacionais ou estrangeiras. Por fim, é concluído um projeto de licenciatura de, pelo menos, 30 créditos.
O programa é oferecido como educação universitária para estudantes internacionais e educação a distância para estudantes nacionais. O arranjo para ambas as variantes é uma solução híbrida onde todos os alunos irão alternar estudos tanto remotamente quanto no campus, e em muitos casos podem optar por acompanhar, por exemplo, palestras e seminários remotamente ou presencialmente em Växjö. Tanto para estudantes presenciais quanto a distância, o programa inclui vários encontros de cursos em Växjö e em outras localidades. O programa é ministrado em inglês, mas em muitos casos é possível examinar partes ou cursos em sueco.
O objetivo do programa de mestrado Forestry for Green Sustainable Development é proporcionar aos alunos a oportunidade de se aprofundar em questões relacionadas ao desenvolvimento da silvicultura sustentável para o futuro. O programa centra-se na forma como diversas estratégias e sistemas de gestão florestal podem fornecer serviços ecossistémicos à sociedade. O programa adota uma abordagem temática, onde se espera que os alunos obtenham uma compreensão abrangente de toda a cadeia de valor florestal, desde a produção florestal até aos produtos e valores florestais, bem como aprofundem os seus conhecimentos sobre os serviços ecossistémicos, os benefícios climáticos das florestas, a digitalização em silvicultura e danos florestais. A conclusão do programa confere um título de mestre que pode ser utilizado para uma carreira acadêmica ou profissional na área de silvicultura e tecnologia da madeira oferecida pela especialização do programa
Grau
Grau de Mestre em Ciências com especialização em silvicultura para o desenvolvimento sustentável verde
Área principal de estudo: Engenharia Florestal e da Madeira
Admissões
Bolsas e Financiamento
Para os alunos que se inscrevem no programa de mestrado Silvicultura para o Desenvolvimento Sustentável Verde, Linnaeus University oferece uma bolsa de estudos em colaboração com a IKEA e a Södra através da nossa colaboração única The Bridge.
Este programa de mestrado também é elegível para a bolsa de estudos do Instituto Sueco para Profissionais Globais no ano acadêmico de 2024/25.
Todos os anos Linnaeus University oferece bolsas de estudo para estudantes de destaque de países fora da UE/EEE e da Suíça através do programa "Bolsas de Estudo Linnaeus University " e "Bolsa de Estudos Linnaeus University para Estudantes Atuais"
Informações sobre oportunidades de bolsas de estudo na Linnaeus University
Linnaeus University oferece dois programas de bolsas diferentes no momento, Linnaeus University Scholarship e Linnaeus University Scholarship for Current Student.
O programa de bolsas de estudos Linnaeus University é oferecido para alunos que cursam programas de mestrado. Os alunos só podem se inscrever para esta bolsa antes de iniciar o programa.
Linnaeus University for Current Students é oferecida para alunos que já estão matriculados em um programa de dois ou três anos na Linnaeus University . Os alunos só podem se inscrever para esta bolsa após iniciar o programa.
O que a bolsa inclui?
Redução de até 75% nas mensalidades para o restante do programa. A bolsa é concedida inicialmente por um semestre, mas será automaticamente prorrogada pela duração do programa de estudos (2 a 4 semestres), desde que os resultados dos estudos sejam satisfatórios.
O que a bolsa NÃO inclui?
A bolsa não cobre despesas de subsistência ou outros custos.
Currículo
Créditos: 120
O programa compreende um total de 120 créditos com duração de 2 anos de estudos em tempo integral.
O programa começa com 75 créditos de cursos específicos do programa. Além disso, os alunos têm a oportunidade de se especializar ou ampliar seus estudos por meio de disciplinas eletivas de até 15 créditos. Finalmente, é concluído um projeto independente de pelo menos 30 créditos. Os cursos do programa são oferecidos principalmente em tempo parcial, com dois cursos ocorrendo simultaneamente em cada semestre. Alterações na seleção de cursos do programa podem ser feitas em consulta com o coordenador do programa.
O programa é oferecido como educação a distância, utilizando uma abordagem híbrida que combina ensino à distância com reuniões presenciais no campus em Växjö ou em outro local, várias vezes por semestre. O programa é ministrado em inglês, mas alguns componentes ou cursos também podem ser examinados em sueco.
Cursos do Programa
Ano 1
- Curso Básico de Manejo Florestal, 15 créditos* (G1N) Este curso fornece conhecimentos fundamentais sobre ecologia florestal, estimativa florestal, manejo florestal, produção e manejo florestal para diversos objetivos.
Alunos com pelo menos 15 créditos em ciências florestais, manejo florestal ou equivalente poderão substituir o curso Curso Básico de Manejo Florestal, 15 créditos, por disciplinas optativas. Esses alunos também têm a oportunidade de fazer o curso Mitigação e Adaptação Climática Florestal, 15 créditos, no Ano 1 em vez do Ano 2.
- Serviços Ecossistêmicos Florestais, 15 créditos* (A1N) O objetivo deste curso é fornecer conhecimento sobre os serviços ecossistêmicos da floresta e como eles são influenciados pela silvicultura e por diversas estratégias de manejo florestal.
- Digitalização em Silvicultura, 15 créditos* (A1F) Este curso cobre conhecimentos sobre danos ao cultivo de florestas, madeira e produtos à base de madeira, e como mitigar esses danos. Além disso, o curso aborda como as mudanças climáticas afetam os danos florestais.
- Danos Florestais na Silvicultura Sustentável para uma Bioeconomia Circular, 15 créditos* (A1F) Este curso cobre conhecimentos sobre danos às florestas em crescimento, madeira e produtos à base de madeira, e como mitigar esses danos. Além disso, o curso aborda como as mudanças climáticas afetam os danos florestais.
Ano 2
- Mitigação e Adaptação Climática Florestal, 15 créditos* (A1N) Este curso aborda as mudanças climáticas e seu impacto nas florestas e na silvicultura, benefícios climáticos florestais e adaptações em um clima em mudança.
- Disciplinas Eletivas, 15 créditos
- Projeto Independente, 30 créditos* (A2E)
*= curso na área principal de estudo.
Para cada curso do programa, há um plano de estudos que especifica os detalhes desse curso. Informações sobre quando os cursos são oferecidos podem ser encontradas no site do aluno do LNU.
Pelo menos 30 créditos de cursos relevantes serão oferecidos durante o semestre eletivo. As decisões sobre as ofertas de cursos são tomadas com bastante antecedência de cada semestre. As ofertas de cursos podem mudar durante o curso do programa. As ofertas de cursos atuais podem ser encontradas no site do aluno do LNU. Os alunos também podem escolher cursos diferentes dos oferecidos na LNU.
Relevância Social
O programa educacional está intimamente ligado ao setor florestal. Empresas, organizações e órgãos governamentais participam dos cursos e módulos do programa por meio de palestras, saídas de campo e visitas a empresas. Os projetos de tese podem ser realizados em colaboração com empresas, organizações ou agências governamentais. O conselho do programa inclui representantes do setor florestal.
Internacionalização
O programa educacional tem uma perspectiva regional e nacional, bem como internacional. O programa contará com a participação de um grupo heterogêneo de alunos, incluindo estudantes nacionais e internacionais, enriquecendo as perspectivas e discussões nas disciplinas do programa. O envolvimento de pesquisadores estrangeiros de sucesso como palestrantes convidados garante relevância global. As visitas de estudo ao estrangeiro podem fazer parte do programa educativo.
Desenvolvimento Social Sustentável
O programa fornece conhecimentos teóricos para a análise e reflexão sobre o tema em relação à sociedade humana. O trabalho de desenvolvimento na educação deve basear-se na participação, no conhecimento e na compreensão das pessoas. Ao longo do programa, questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, gênero e diversidade são continuamente levantadas e discutidas. O conceito de sustentabilidade abrange aspectos ambientais, econômicos, sociais, éticos e culturais, bem como a segurança e a saúde humana. A capacidade de examinar criticamente possibilidades e limitações visa contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade equitativa e sustentável. Este trabalho é apoiado pelos métodos utilizados na educação. Existem ligações claras com os seguintes objectivos da Agenda 2030: combate às alterações climáticas, ecossistemas e biodiversidade, boa saúde e bem-estar, igualdade de género e consumo e produção sustentáveis.
Resultado do programa
Objetivos
Objetivos gerais do curso de acordo com a Portaria do Ensino Superior
Conhecimento e compreensão
Para um grau de Mestre em Ciências (120 créditos) o aluno deverá
- Demonstrar conhecimento e compreensão na área principal de estudo, incluindo amplo conhecimento da área e um grau considerável de conhecimento especializado em certas áreas da área, bem como visão sobre o trabalho atual de pesquisa e desenvolvimento, e
- Demonstrar conhecimento metodológico especializado no principal campo de estudo.
Competência e habilidades
Para um grau de Mestre em Ciências (120 créditos) o aluno deverá
- Demonstrar a capacidade de integrar de forma crítica e sistemática o conhecimento e analisar, avaliar e lidar com fenómenos, questões e situações complexas, mesmo com informação limitada, demonstrar a capacidade de identificar e formular questões de forma crítica, autónoma e criativa, bem como de planear e, usando métodos adequados, realizar tarefas avançadas dentro de prazos pré-determinados e assim contribuir para a formação de conhecimentos e também para a capacidade de avaliação deste trabalho
- Demonstrar a capacidade de falar e escrever, nacional e internacionalmente, para relatar claramente e discutir suas conclusões e os conhecimentos e argumentos em que se baseiam em diálogo com diferentes públicos; e
- Demonstrar as habilidades necessárias para a participação em trabalhos de pesquisa e desenvolvimento ou emprego autônomo em alguma outra capacidade qualificada.
Julgamento e abordagem
Para um grau de Mestre em Ciências (120 créditos) o aluno deverá
- Demonstrar a capacidade de fazer avaliações no campo principal de estudo com base em questões disciplinares, sociais e éticas relevantes e também demonstrar consciência dos aspectos éticos do trabalho de pesquisa e desenvolvimento
- Demonstrar conhecimento sobre as possibilidades e limitações da pesquisa, seu papel na sociedade e a responsabilidade do indivíduo pela forma como ela é usada, e
- Demonstre a capacidade de identificar a necessidade pessoal de mais conhecimento e de assumir a responsabilidade pelo aprendizado contínuo.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
Após a educação, você será um especialista nos valores da floresta e em como a futura silvicultura sustentável pode ser desenvolvida. Há uma grande necessidade de mão-de-obra e competência em toda a cadeia de valor da floresta, desde a gestão florestal até à produção de produtos mais sustentáveis a partir da floresta. Por exemplo, você pode trabalhar como especialista na indústria florestal, como consultor florestal ou como especialista para autoridades. Você também pode se inscrever em outros setores que precisam de especialistas florestais. A educação também abre uma carreira internacional. Com um diploma desta formação, você também é elegível para um doutorado, seguir uma carreira acadêmica e, por exemplo, trabalhar na universidade ou em um instituto de pesquisa.
O programa é realizado em estreita colaboração com o setor florestal. Linnaeus University tem uma colaboração estratégica e de longo prazo com a Södra e a IKEA na parceria The Bridge. A base da cooperação são os desafios climáticos e os objetivos globais da ONU. A parceria centra-se na silvicultura, inovação e sustentabilidade, e as partes colaboram na educação e na investigação. Uma das nossas ambições é criar uma arena para o desenvolvimento do conhecimento e a competitividade sustentável aberta a mais intervenientes, porque acreditamos que é necessário trabalhar em conjunto para fazer face à transição na sociedade.