LUMSA (Libera Università degli Studi Maria Ss. Assunta di Roma) é uma universidade pública não estatal italiana formada sobre princípios católicos. É a segunda universidade mais antiga de Roma depois da Sapienza e foi fundada por Luigia Tincani em 1939. LUMSA é responsável perante o sistema universitário estatal e concede qualificações equivalentes às emitidas pelas universidades estatais. Profissionalismo, crescimento e desenvolvimento são os princípios fundamentais da Universidade, juntamente com o ensino, o emprego, a pesquisa e a experiência do aluno.
Por que LUMSA
- Desde a sua criação, o foco principal da LUMSA tem sido o indivíduo. Os cursos de formação são construídos em torno dos alunos, para responder às suas necessidades de estudo e prepará-los para o mundo do trabalho, não descurando a importância dos aspectos humanos. As relações que os alunos mantêm com os professores e demais funcionários da Universidade baseiam-se na escuta e na troca mútua. Os serviços prestados pela Universidade são projetados para ajudar os alunos a se concentrarem no aprendizado, no desenvolvimento pessoal e em fazer as escolhas certas de carreira.
- O corpo docente LUMSA é altamente capacitado e está sempre aberto à discussão com os alunos, para auxiliá-los no caminho de um maior entendimento e aconselhar na organização de seus estudos ou na escolha de carreira. Os resultados são evidentes nos números de satisfação dos alunos, com LUMSA a atingir níveis acima da média nacional (95,9 contra 90,5%).
- Um ambiente que oferece aconselhamento e acolhimento aos alunos, antes mesmo de eles se matricularem. O Gabinete de Orientação e Tutoria e o corpo docente explicam a estrutura e o conteúdo dos nossos programas de graduação e falam sobre a vida na comunidade LUMSA . Os alunos são posteriormente orientados pelos mesmos tutores durante os estudos, enfatizando a relação direta e contínua que é fundamental para o nosso ensino.
- LUMSA oferece uma série de bolsas e bolsas para atender alunos com alto potencial e aqueles com dificuldades financeiras; a Universidade opera um sistema de meritocracia como parte do direito universal ao ensino superior.
- Um ambiente de estudo calmo e organizado que incentiva a interação e aumenta a concentração, para uma experiência universitária verdadeiramente única. A vida universitária em uma cidade histórica maravilhosa como Roma ou Palermo é incrível e inspiradora.
- O ensino e os serviços que oferecemos ajudam os alunos a concluir seus estudos no prazo projetado; os resultados globais da Universidade neste ponto permanecem acima da média nacional (76,8% contra 60,9%), o que dá aos estudantes uma vantagem na preparação para o emprego.
- LUMSA oferece estágios especializados através da LUMSA Talent Academy, seguindo a estratégia de Orientação Profissional, juntamente com oportunidades para obter importantes qualificações internacionais, estágios e aprendizagens (mais de 2.050 por ano).
- Os alunos LUMSA têm a oportunidade de estudar no estrangeiro através dos nossos intercâmbios internacionais e acordos com 324 universidades europeias e 35 universidades não europeias, bem como estudar num ambiente estimulante e multicultural que inclui mais de 300 estudantes internacionais de 55 países diferentes. LUMSA é uma das três únicas universidades italianas galardoadas com o selo ECTS pelo nosso programa Erasmus+.
- Com o suplemento ao Diploma, programas internacionais e diplomas conjuntos, os graduados LUMSA podem utilizar as suas qualificações em toda a Europa e em todo o mundo.
- As residências estudantis no campus da LUMSA oferecem alojamento a mais de 300 jovens perto da universidade para uma experiência universitária total, incluindo estudar nas bibliotecas da Universidade e fazer uma pausa no Café LUMSA .
Nossa história
A Universidade foi fundada em 26 de outubro de 1939, data em que recebeu a sua ereção canônica e o reconhecimento civil pelo Estado italiano. Excepcionalmente para a época, foi fundado por uma mulher, Luigia Tincani, juntamente com o Cardeal Giuseppe Pizzardo, e desde o início contou com a proteção e o apoio da Santa Sé.
Foi inicialmente concedido o status e título de Istituto Superiore Pareggiato di Magistero Maria Ss. Assunta era um instituto de ensino superior reconhecido pelo estado e era essencialmente uma universidade com um único corpo docente - educação - oferecendo uma seleção de programas de graduação.
Foi estabelecido por duas razões principais, sendo a primeira a necessidade mais imediata e prática de proporcionar fácil acesso ao ensino superior para freiras chamadas a lecionar em escolas católicas; a segunda razão, mais profunda, foi contribuir para uma educação intelectual e humanística livre das pressões ideológicas da época, que procuravam monopolizar a educação e a instrução.
O corpo discente cresceu e se desenvolveu nas décadas de 1960 e 70, matriculando estudantes leigas e oferecendo uma gama mais ampla de programas.
Como parte de um plano de desenvolvimento universitário de quatro anos na Itália, tornou-se uma "universidade gratuita" em 1989 e tornou-se uma instituição multi-docente que também oferecia programas de graduação e foi uma das primeiras universidades italianas a oferecer programas em Ciências da Comunicação. e Jornalismo na Faculdade de Letras. Direito, política, economia e psicologia também foram adicionados gradualmente ao portfólio. Foi mantida particular atenção à educação e ao estudo pedagógico, que incorporou também a educação extracurricular e todo o sector dos serviços sociais.
O final dos anos noventa também viu a abertura de campi em Taranto (Puglia) e Palermo (Sicília) com um sucesso inesperado. Paralelamente, alargou-se o quadro de docentes em número e funções, assumindo compromissos de investigação nas suas diversas áreas de especialidade e desenvolvendo relações internacionais. Foi dada especial atenção ao projeto Erasmus, e LUMSA foi reconhecida pela União Europeia como uma das melhores universidades de Itália para o desenvolvimento de programas europeus.
LUMSA é uma universidade italiana privada aberta ao público, que concede qualificações reconhecidas; foi apoiado e encorajado por cada papa sucessivo. Reflete os princípios do catolicismo na formação que oferece e na educação dos jovens que aqui estudam, tanto no rumo que o ensino toma como nos valores superiores associados à sua investigação, como a fraternidade, a solidariedade, a igualdade e a paz. .