PhDLawBachelorMBAHealthcareCoursesOnlineMaster
Keystone logo
Malmö University Mestrado em Cultura e Mudança: Estudos Críticos em Ciências Humanas
Malmö University

Mestrado em Cultura e Mudança: Estudos Críticos em Ciências Humanas

Malmö, Suécia

2 Years

Inglês

Tempo total

15 Jan 2025

01 Sep 2025

SEK 195.000 / per course *

No campus

* taxa de matrícula integral

Introdução

Este programa é projetado especificamente para fornecer a você as habilidades, confiança e qualificações para trabalhar na produção cultural, administração cultural e empresa, especialmente de maneiras conscientes e eticamente responsáveis.

Cultura e mudança: estudos críticos em humanidades é um programa de mestrado de dois anos voltado para alunos interessados em compreender melhor vários fenômenos culturais, tanto do passado como do presente. O programa o encorajará a pensar de forma ampla e criativa sobre como a cultura é produzida e reproduzida e por que ainda é um terreno disputado. Exploramos e fazemos perguntas sobre questões de poder, representação, memória, silêncio e lugar. O programa irá ajudá-lo a unir teoria e prática e desenvolver interesses de pesquisa em colaboração com partes interessadas externas. Se você já pensou em trabalhar com artes, formulação de políticas, administração cultural ou até mesmo fazer um doutorado, este pode ser o programa ideal para você.

Sobre

Um programa de mestrado de dois anos em Estudos Culturais

A cultura não é apenas um conjunto de textos, imagens, artefatos e composições que experimentamos ou analisamos. É também um meio vivo por meio do qual interagimos com o mundo e uns com os outros, bem como nos entendemos e as sociedades que habitamos. A cultura está em constante mudança e afeta a forma como o poder é negociado. No século 21 pós-verdade, pós-memória, ainda não está claro como as diferentes perspectivas e expressões da cultura continuarão a coexistir. As perguntas que precisamos enfrentar e resolver são: Quem fala e age e quem ouve? Por que produzimos conhecimento e para que é usado? E como podemos nos engajar e participar eticamente no trabalho de fazer / fazer “cultura”?

O que torna o programa único?

Este é um programa de mestrado de dois anos em Estudos Culturais que se baseia nas humanidades, mas também usa métodos, teorias e abordagens de outras áreas, como design participativo, museologia crítica e pesquisa artística. Uma característica distintiva deste programa é a ponte entre teoria e prática. Você estudará cultura em um sentido amplo e praticamente se envolverá com diferentes formas de produção cultural conforme ela ocorre em instituições como museus, teatros, espaços artísticos e em diálogo com as partes interessadas, como artistas, curadores, ativistas, coletivos e pequenas empresas . Uma parte importante deste programa multidisciplinar é fornecer oportunidades para que você, como aluno, colabore com as partes interessadas culturais e co-crie suas próprias produções, bem como construa uma comunidade de colegas.

A estrutura do programa

O primeiro ano se concentra em se familiarizar com os principais conceitos teóricos e preocupações no campo. Contaremos com uma ampla variedade de materiais, desde filmes e artes visuais a performances e monumentos públicos. Este ano também inclui um curso com abordagens multidisciplinares para desenho e métodos de pesquisa, bem como um curso de pesquisa socialmente engajado realizado em colaboração com partes interessadas externas. O programa avança através da construção gradual da confiança e independência dos alunos, tanto em termos de bolsa de estudos quanto pela criação de redes culturais mais amplas. No segundo ano, oferecemos disciplinas optativas em matérias mais especializadas, e o programa termina com os alunos escrevendo uma dissertação de mestrado de 30 créditos.

Para que tipo de carreira você estará preparado?

Este programa é projetado especificamente para fornecer a você as habilidades, confiança e qualificações para trabalhar na produção cultural, administração cultural e empresa, especialmente de maneiras conscientes e eticamente responsáveis. Trabalhando com uma variedade de partes interessadas locais, e ao lado de colegas, você também terá a oportunidade de construir uma rede profissional forte. Ao mesmo tempo, o programa oferece o rigor necessário para preparar os alunos para o doutorado em um contexto acadêmico interdisciplinar e internacional.

Requisitos de entrada

  1. Bacharelado (180 créditos) ou equivalente em ciências sociais, humanidades ou artes.
  2. Elegibilidade geral o equivalente ao curso de inglês B da escola secundária sueca

Organização

Neste programa, os alunos se envolvem com abordagens críticas das ciências humanas, a fim de estudar e compreender a dinâmica da produção cultural e mudança na sociedade. Eles exploram o torque evolutivo de ideias sobre o humano em diferentes contextos geográficos e analisam expressões culturais (por exemplo, textos, filmes, obras de arte) conforme se situam em diversos encontros, atritos e complicações históricas. Situação é uma dimensão importante, uma vez que enfatiza a consciência das posições do sujeito individual e coletivo no espaço e no tempo, e aponta as relações dentro e entre os contextos humanos, não humanos e virtuais. Os alunos fortalecerão suas habilidades em metodologias humanísticas eficazes, como análise hermenêutica, leitura atenta, observação crítica, fenomenologia, raciocínio e escrita envolvente. Essas habilidades serão desenvolvidas posteriormente por meio de um curso de pesquisa baseada em ações. Por meio desses métodos, os alunos se envolvem em várias maneiras de explorar fenômenos culturais na sociedade, onde existem pontos de acesso inconstantes e desiguais e possibilidades de produção e reprodução. Garantindo relevância para o "aqui e agora", o programa também oferece um espaço para os alunos negociarem questões atuais, como descolonização das mudanças climáticas, criptomoeda e utopias econômicas, fronteiras reais e imaginárias e suas transgressões, monumentos e iconoclastia. Por meio dessas reflexões, perguntamos: Quem tem o poder de falar e agir? Como funciona a representação e afeta / produz diferentes corpos? Em que condições o conhecimento é produzido eticamente? Todas essas abordagens e questões definem o tom para uma investigação crítica rigorosa em uma cultura onde os alunos podem interrogar histórias desafiadoras e seus preconceitos herdados, teorizar reflexivamente e também experimentar criativamente e brincar com alternativas.

O programa está enraizado nas tradições acadêmicas da teoria crítica, hermenêutica, estudos culturais e humanidades críticas, lidando com questões epistemológicas de poder e ideologia, crítica como práxis, formas de transmissão e problemas de tradução. No entanto, o seu ponto de partida é a partir de uma ideia de cultura como feita e herdada, ou seja, é o produto de ações (e reações) individuais e coletivas acumuladas. Assim, um foco especial é dado às metodologias de pesquisa participativa e baseada na ação que enfatizam as dimensões situadas e experienciais da investigação teórica. A progressão entre os módulos do curso é estruturada de uma forma que busca integrar teoria e prática, colocando a teoria em prática e deixando a prática informar a teoria. Uma parte importante do programa é que os alunos são incentivados a colaborar com as partes interessadas culturais e a co-criar suas próprias produções, bem como a construir uma comunidade de colegas. No programa, os alunos irão adquirir as habilidades necessárias para trabalhar na produção cultural e administração cultural, de forma consciente e eticamente responsável. Ao mesmo tempo, o programa oferece o rigor necessário para que os alunos se preparem para estudos de doutorado em um contexto acadêmico interdisciplinar e internacional.

Resultados da aprendizagem

Objetivos gerais para cursos de segundo ciclo e programas de estudo (Högskolelagen 1: 8-9)

Os cursos e programas de estudo do segundo ciclo devem envolver a aquisição de conhecimentos especializados, competências e habilidades em relação aos cursos e programas de estudo do primeiro ciclo e, além dos requisitos para os cursos e programas de estudo do primeiro ciclo:

  • Desenvolver ainda mais a capacidade dos alunos de integrar e fazer uso autônomo de seus conhecimentos,
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de lidar com fenômenos complexos, questões e situações, e
  • Desenvolver o potencial dos alunos para atividades profissionais que exijam autonomia considerável ou para trabalhos de pesquisa e desenvolvimento. Portaria do Ensino Superior (2006: 173).

Resultados da qualificação para um mestrado (Portaria do Ensino Superior)

Conhecimento e compreensão

Para um Mestrado (120 créditos), o aluno deve:

  • demonstrar conhecimento e compreensão na área de estudo dos Estudos Culturais, incluindo amplo conhecimento do campo e conhecimento significativamente mais profundo de partes específicas do campo, bem como insights sobre a pesquisa e prática atuais, e
  • demonstrar conhecimento metodológico especializado na área disciplinar de Estudos Culturais.

Competência e habilidades

Para um Mestrado (120 créditos), o aluno deve:

  • demonstrar a capacidade de integrar conhecimento crítica e sistematicamente e de analisar, avaliar e lidar com fenômenos, questões e situações complexas, mesmo com informações limitadas.
  • demonstrar a capacidade de identificar e formular questões de forma crítica, autônoma e criativa, bem como para planejar e, usando métodos apropriados, realizar tarefas avançadas dentro de prazos predeterminados e assim contribuir para a formação de conhecimento, bem como a capacidade de avaliar este trabalho.
  • demonstrar habilidade na fala e na escrita, tanto nacional quanto internacionalmente, para relatar e discutir claramente suas conclusões e os conhecimentos e argumentos em que se baseiam no diálogo com diferentes públicos.
  • demonstrar as habilidades necessárias para a participação em pesquisas ou emprego autônomo em alguma outra ocupação qualificada.

Julgamento e abordagem

Para um Mestrado (120 créditos), o aluno deve:

  • demonstrar a capacidade de fazer avaliações no campo principal de estudo com base em questões disciplinares, sociais e éticas relevantes e também demonstrar conhecimento dos aspectos éticos da pesquisa e da prática.
  • demonstrar percepção das possibilidades e limitações da pesquisa, seu papel na sociedade e a responsabilidade do indivíduo por como ela é usada.
  • demonstrar a capacidade de identificar a necessidade pessoal de mais conhecimento e assumir a responsabilidade por seu aprendizado contínuo.

Admissões

Currículo

Resultado do programa

Oportunidades de carreira

Sobre a Escola

Converse com os alunos

Perguntas