
Mestrado em Engenharia Eletrónica para Veículos Inteligentes
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
01 May 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
PROPINAS
EUR 2.226 / per year
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
Com lançamento no ano letivo de 2022/23, o Mestrado em Engenharia Eletrónica para Veículos Inteligentes propõe uma oferta educativa de vanguarda destinada a formar engenheiros que irão impulsionar a aplicação de tecnologias TIC a veículos de nova geração.
Está dividido em dois programas curriculares inovadores: Sistemas Electrónicos e de Comunicação e Engenharia de Condução Autónoma - ambos centrados nos desafios mais futuristas da engenharia automóvel.
A utilização generalizada da eletrónica e da tecnologia da informação nos veículos de hoje e de amanhã é um pré-requisito para uma condução mais segura, mais ecológica e mais agradável. Isto exige profissionais actualizados dedicados a o desenvolvimento, a conceção e a integração de subsistemas electrónicos e de tecnologias da informação em veículos de nova geração.
Este mestrado tem como objetivo formar engenheiros para trabalhar neste domínio estimulante e exigente, com especial incidência na compreensão dos principais sistemas electrónicos e de comunicação e das aplicações de condução autónoma.
O curso é administrado pela Universidade de Parma e os locais de ensino são os seguintes
- Para o currículo ECS, o primeiro ano académico é realizado no Departamento de Engenharia Industrial (campus de Bolonha) e o segundo ano académico no Departamento de Engenharia Enzo Ferrari (campus de Modena).
- No caso do programa de estudos ADE, o primeiro ano letivo é ministrado no Departamento de Engenharia Industrial (Campus de Bolonha) e o segundo ano letivo no Departamento de Engenharia e Arquitetura (Campus de Parma).
Participe do Dia Aberto Virtual da <span translate="no">MUNER</span> – 13 de fevereiro de 2025
Galeria
Alunos ideais
MUNER procura os engenheiros do futuro.
Os requisitos para o candidato ideal são:
- 20% dos melhores Bacharelado (ou equivalente) ou pontuação mínima de 95/110
- Sólida experiência em STEM
- Conhecimento certificado de inglês (B2 - CEFR)
- Paixão por inovação e tecnologia automotiva de ponta
- O desejo de uma experiência completa ao vivo no Vale do Motor italiano
Admissões
Currículo
Sistemas Eletrônicos e de Comunicação
O currículo de Sistemas Eletrônicos e de Comunicação (ECS) faz parte do Mestrado em Engenharia Eletrônica para Veículos Inteligentes (EEIV).
O currículo do ECS tem como objetivo formar engenheiros eletrônicos com um conhecimento sólido dos métodos e ferramentas que fazem da eletrônica a base de todos os sistemas que coletam, processam, transmitem e armazenam informações, com ênfase particular nos subsistemas eletrônicos incorporados em veículos atuais e futuros .
Durante o primeiro ano, são oferecidos cursos para dar aos alunos uma base em tópicos como sistemas eletrônicos embarcados e em tempo real , sensores automotivos , controle automático , comunicações veiculares , interconexões com e sem fio e eletrônica de potência .
O segundo ano complementa e se especializa no primeiro, fornecendo exemplos específicos de projetos reais de subsistemas eletrônicos e de comunicação instalados em veículos existentes , expondo os alunos à programação de sistemas embarcados e a questões relacionadas à interconexão segura de diferentes subsistemas.
Os graduados do currículo ECS aprenderão e compreenderão os princípios operacionais e as restrições de design de dispositivos e subsistemas eletrônicos e de comunicação básicos, e como eles podem ser controlados e conectados com segurança ao ambiente em aplicações automotivas e de motocicletas.
O primeiro ano letivo é no Departamento de Engenharia Elétrica, Eletrônica e de Informação Guglielmo Marconi (Campus Bolonha), enquanto o segundo ano letivo é no Departamento de Engenharia Enzo Ferrari (Campus Modena).
Tópicos
- Sensores automotivos avançados
- Projeto de hardware e software de sistemas embarcados
- Sinais e sistemas para comunicações veiculares
- Interconexões com e sem fio
- Eletrônica de potência para automóveis
- Segurança cibernética automotiva
- Modelagem e controle de sistemas eletromecânicos
Engenharia de direção autônoma
O currículo de Engenharia de Direção Autônoma (ADE) faz parte do Mestrado em Engenharia Eletrônica para Veículos Inteligentes (EEIV).
O objetivo específico do currículo ADE é fornecer aos futuros engenheiros um conhecimento sólido dos métodos e ferramentas usados no desenvolvimento de sistemas de transporte inteligentes . Em particular, isso inclui conhecimento de software e sistemas eletrônicos amplamente usados em veículos inteligentes para detecção do ambiente, processamento de dados de sensores, planejamento de ações e manobras de direção e condução de um veículo.
Durante o primeiro ano, são oferecidos cursos para fortalecer o conhecimento prévio dos alunos em tópicos como sistemas eletrônicos “ embarcados ” e “ em tempo real ”, sensores automotivos , controle automático , comunicações de rádio veiculares , visão de máquina e aprendizado profundo .
O segundo ano complementa e se especializa no primeiro ano, apresentando aos alunos tecnologias e dispositivos eletrônicos para sistemas automotivos e oferecendo diversas disciplinas eletivas sobre sistemas avançados de assistência ao motorista , planejamento e controle de trajetórias de veículos, sensores para percepção , ambientes de simulação e IHM , e aprendizado de máquina para direção autônoma.
Os graduados serão capazes de lidar com conceitos, métodos e arquiteturas usados para habilitar sistemas avançados de assistência ao motorista até a direção totalmente autônoma . Eles também serão capazes de participar do desenvolvimento de conceitos, definição de especificações, design e implementação de sistemas de segurança do usuário final, sistemas de transporte inteligentes baseados em dispositivos de percepção, algoritmos, planejamento e estratégias de controle.
O primeiro ano acadêmico é realizado no Departamento de Engenharia Elétrica, Eletrônica e da Informação Guglielmo Marconi (Campus de Bolonha ), enquanto o segundo ano acadêmico é realizado no Departamento de Engenharia e Arquitetura ( Campus de Parma).
Tópicos
- Sensores automotivos avançados
- Projeto de hardware e software de sistemas embarcados
- Processamento de imagem e visão computacional
- Aprendizado profundo para aplicações de engenharia
- Processamento de sinal estatístico
- Condução autónoma e tecnologias ADAS
- Percepção visual para carros autônomos
- planejamento de caminho e trajetória
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
Projetado em estreita colaboração com as principais empresas automotivas , o programa permite que os graduados se integrem perfeitamente a funções de alto nível nos ambientes de pesquisa, desenvolvimento e fabricação da indústria automotiva e seus fornecedores de tecnologia .
No final do segundo ano letivo, o programa também inclui estágios em empresas privadas e atividades de preparação de teses baseadas em laboratório que seguem uma abordagem de “trabalho de projeto”.
Ao longo do ano, os alunos participam de seminários ministrados por palestrantes da indústria e internacionais, além de visitas a fábricas .
A visão ampla das tecnologias da informação torna o graduado em Engenharia Eletrônica para Veículos Inteligentes um candidato ideal para a função de gerente de projetos na concepção, projeto, produção e manutenção de sistemas complexos , onde a funcionalidade geral depende da interação de vários sistemas heterogêneos.