Mestrado em Direito e Economia do Mar – Governança dos Oceanos
Lisbon, Portugal
DURAÇÃO
4 Semesters
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
PROPINAS
EUR 6.200 *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* 10.000€: propina total para candidatos não pertencentes à UE
Introdução
Sea Governance é um programa interdisciplinar, único e inovador dedicado ao estudo de todas as questões relacionadas com a governação dos oceanos.
Distinguido internacionalmente como um dos melhores programas de mestrado a nível global, será doravante ministrado em inglês, reforçando a sua abrangência internacional, conscientes de que nos oceanos encontramos os principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento global sustentável.
NOVA School of Law é a única instituição portuguesa integrada na ONU e na Nippon Foundation of Japan, com um programa de estudos dedicado ao Direito do Mar. Está empenhada no apoio a estudantes de entidades públicas e privadas, bem como na investigação em algumas das mais importantes instituições internacionais sobre questões marítimas.
Galeria
Alunos ideais
As qualificações acadêmicas são aceitas em uma ampla variedade de disciplinas. Nos últimos anos, os alunos de Direito e Economia do Mar têm formação em Direito, Economia, Gestão, Finanças, Ciências Sociais e Políticas, Relações Internacionais, Geografia, Biologia Marinha e Engenharia. Nosso programa é projetado para aprimorar novas abordagens holísticas aos estudos marítimos e, assim, oferecer novas ferramentas sintonizadas para uma melhor governança.
Resultado do programa
O Mestrado oferece percursos formativos especializados no mar através de uma abordagem multidisciplinar e integrada comprometida com o desenvolvimento sustentável. Oferece um Certificado de Pós-Graduação (1ª fase) ao mesmo tempo que gera condições para prosseguir os estudos rumo à conclusão do nosso Mestrado em Direito e Economia do Mar (2ª fase).
Currículo
A componente letiva corresponde a 60 ECTS e é composta por 8 unidades curriculares obrigatórias (38 ECTS). Os alunos também devem completar 22 ECTS nas disciplinas de opção restrita listadas acima.
1º Ano - Componente Leccionada
1º semestre
Obrigatório
- Direito Internacional do Mar e Tribunais Internacionais
- Direito Marítimo e Responsabilidade Civil
- Segurança Marítima
- Recursos Marinhos Naturais e a Economia Oceânica
- Políticas Oceânicas
Opcional (Lei)
- Lei de energia
- Lei de Instrumentos Financeiros
- Direito dos Seguros
- Lei humanitária internacional
2º semestre
Obrigatório
- Modelos Económicos para uma Economia Oceânica Sustentável
- Financiamento da Economia Azul Sustentável e Integração de Políticas e Desenvolvimento
- Direito Ambiental
Opcional (Ciências Sociais)
- O Mar e a Identidade Marítima**
- Governança dos Oceanos**
- Curso ministrado pela Cátedra Jean Monnet da NOVA FCSH em Política Marítima Integrada da UE e Crescimento Azul (a confirmar)
- Opcional (Lei)
- Direito Comercial Internacional
- Lei de Proteção e Gestão de Dados*
- Lei de Asilo e Migração da UE
- Direito Portuário e Gestão de Navegação
- Direito Europeu do Mar
- Tecnologias Emergentes: Governança e Regulamentação
- Negócios, Direitos Humanos e Sustentabilidade
*Direito de Proteção e Gestão de Dados é um curso oferecido pelo Módulo Jean Monnet da NOVA School of Law sobre Direito de Proteção de Dados da União Europeia em Portugal (DataporEU).
** Em cada ano será lecionada apenas a unidade curricular que os alunos tenham manifestado maior interesse.
2.º Ano - Componente de Investigação
1º semestre / 2º semestre
Obrigatório
- Dissertação, estágio em instituição nacional ou internacional, ou trabalho de projeto.
Admissões
Taxa de matrícula do programa
Bolsas e Financiamento
Prêmios de Mérito
Os Prémios de Mérito são atribuídos a:
- Candidatos cuja média final de ingresso num 2.º ciclo de estudos da NOVA School of Law , segundo avaliação e seriação do júri competente, seja igual ou superior a 17 valores (na escala 0/20) e que se inscrevam e frequentem o mesmo curso, beneficiam de um prémio pecuniário correspondente a 50% do valor da propina da componente lectiva do mestrado.
- Candidatos cuja média final de ingresso num 2.º ciclo de estudos da NOVA School of Law , segundo avaliação e seriação do júri competente, seja igual ou superior a 16 valores (na escala 0/20) e que se inscrevam e frequentem o mesmo curso, beneficiam de um prémio pecuniário correspondente a 30% do valor da propina da componente lectiva do mestrado.
Na fase não lectiva são atribuídos três prémios de mérito académico (por mestrado ou área de especialização, no caso do Mestrado em Direito). Estes prémios pressupõem a conclusão da componente letiva no prazo estipulado.
- O melhor aluno da componente letiva de cada ciclo de estudos ou área de especialização de um ciclo de estudos que continue e frequente a fase não letiva beneficia de um prémio em dinheiro correspondente a 100% do valor da propina da fase não letiva do Mestrado. grau;
- O segundo melhor aluno da componente letiva de cada ciclo de estudos ou área de especialização de um ciclo de estudos que prossiga e frequente a fase não letiva, beneficia de um prémio em dinheiro correspondente a 60% do valor da propina, correspondente ao aluno não letivo. fase ministrada do mestrado;
- O terceiro melhor aluno da componente letiva de cada ciclo de estudos ou área de especialização de um ciclo de estudos que continue e frequente a fase não letiva do mestrado.