
Mestrado em Ciências (MSc) in
Mestre em Planejamento Espacial Oxford Brookes University

Introdução
Projetado em colaboração com os principais profissionais da indústria, este MSc em Planejamento Espacial é um curso variado e interdisciplinar que prepara você para trabalhar como planejador em uma ampla gama de funções.
Credenciado pela RTPI, o curso centra-se no papel do ordenamento do território no enfrentamento dos principais desafios que são construídos e que os ambientes naturais enfrentam nas próximas décadas. Ao longo do curso, você obterá o amplo conhecimento e as habilidades de que precisa para ter sucesso como um profissional na profissão de planejamento.
Com foco na empregabilidade e uma equipe de ensino que inclui profissionais experientes e pesquisadores de alto nível, o currículo do curso está na vanguarda da prática. Ele desenvolve uma perspectiva internacional no campo do planejamento espacial e fornece a você a flexibilidade para desenvolver conhecimentos especializados que complementem seus interesses e ambições.
Nossos graduados trabalham em uma ampla gama de funções governamentais, tanto no Reino Unido quanto no exterior, bem como no planejamento do setor privado e áreas relacionadas, como design e desenvolvimento de propriedades.
Galeria
Admissões
Bolsas e Financiamento
Bolsa de Estudantes Internacionais
Em Oxford Brookes, temos o prazer de receber estudantes internacionais de todo o mundo. Ajuda-nos a construir uma comunidade de diversidade que beneficia toda a gente. Também entendemos que mudar para um novo país pode ser um desafio e estamos aqui para o apoiar em cada passo da sua jornada. É por isso que temos o prazer de oferecer uma Bolsa de Estudantes Internacional de um ano, no valor de 2000 libras a todos os estudantes internacionais. Esta bolsa será aplicada automaticamente como desconto nas propinas do seu primeiro ano de estudo. Tudo o que precisa fazer para se qualificar para esta bolsa é aceitar a sua oferta e pagar o seu depósito até à data limite.
Bolsa de Apoio ao Estudante da UE
Valorizamos profundamente os nossos estudantes da UE e continuaremos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para acolher os estudantes da UE durante muito tempo. Por isso, temos todo o prazer em informá-lo de que provavelmente será elegível para uma bolsa de estudo de £4.000 como parte do nosso programa de bolsas de apoio ao estudante da UE. Esta bolsa de £4.000 será aplicada automaticamente como um desconto nas suas propinas em cada ano de estudo, desde que cumpra todos os critérios de elegibilidade. A bolsa só está disponível para estudantes da UE que paguem propinas internacionais.
Currículo
Módulos de estudo
Módulos obrigatórios
Place-Making (30 créditos)
Este módulo desenvolve uma valorização do papel do desenho urbano e da criação de espaços na criação e proteção de ambientes urbanos de elevada qualidade. Centrando-se num sítio 'live' com significativo potencial de requalificação, o módulo dota os alunos com os conhecimentos e competências de que necessitam para avaliar o carácter e a qualidade de um lugar, e gerar visões imaginativas e integradoras para o seu futuro.
Planeamento para Futuros Sustentáveis: Ambiente, Saúde e Sociedade (30 créditos)
Este módulo constrói uma compreensão do conceito e princípios da sustentabilidade, incluindo as várias dimensões da sustentabilidade que fazem parte do ordenamento do território e as interligações entre eles. Desenvolve competências na interpretação e prática do desenvolvimento sustentável e na compreensão do contexto sociopolítico e ambiental em que os planos espaciais são gerados e implementados.
Enquadramento do Planeamento: Direito, Política e Prática Profissional (30 créditos)
Este módulo familiariza os alunos com os contextos jurídico, governativo e profissional nos quais os sistemas de planeamento operam, bem como desenvolvendo os conhecimentos, competências e comportamentos fundamentais que os planeadores necessitam na prática profissional. Embora seja feita referência especial aos quadros e abordagens de planeamento em Inglaterra e no Reino Unido, o módulo tem uma dimensão comparativa integral e vários outros sistemas de planeamento a nível internacional são considerados ao longo de todo o processo.
Métodos de Investigação (10 créditos)
Esta unidade curricular fornece aos alunos conhecimentos práticos sobre os principais métodos e competências de investigação aplicáveis ao ordenamento do território e áreas afins. O módulo desenvolve a consciência crítica e a compreensão central de diferentes filosofias, abordagens e métodos de investigação, de modo a promover a concepção e realização de projectos de investigação eficazes. No final do módulo, os alunos terão desenvolvido os conhecimentos e competências necessárias para desempenhar eficazmente como investigadores independentes, um profissional responsável pelo comissionamento da investigação e um consumidor crítico da investigação.
Módulos opcionais
Abordagens Contemporâneas ao Desenho Urbano (30 créditos)
O objetivo deste módulo é fornecer as competências teóricas, práticas e aplicadas que permitam ao profissional emergente avaliar e desenvolver criticamente intervenções de desenho urbano. A teoria e a prática fundem-se para se tornarem ferramentas e perspetivas essenciais para a avaliação das condições urbanas em relação ao lugar. Neste módulo, os alunos aprendem a moldar a teoria e a prática para desenvolver um quadro de desenho urbano para análise crítica, avaliação, bem como um meio coerente para a criação de intervenções de projeto e compreensão do seu impacto.
Avaliação de Impacto Ambiental Eficaz e Proportivo (30 créditos)
Este módulo explora o processo sistemático de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)/Avaliação de Impacte Ambiental e Social (ESIA) e os fundamentos conceptuais de eficácia para promover a compreensão do planeamento do desenvolvimento e dos ciclos de projeto onde a AIA/ESIA tem o maior potencial para moldar resultados sustentáveis. A legislação britânica e internacional e as diferentes orientações sectoriais são examinadas a fim de estabelecer dimensões fundamentais das melhores práticas. O módulo sublinha a importância do escopo EIA/ESIA e da mitigação do impacto em uma série de componentes biofísicos e sociais do ambiente. São consideradas estratégias de redução de risco e o desafio da incerteza, juntamente com abordagens para avaliar e gerir os efeitos cumulativos do desenvolvimento. Reflectindo noções de AIA/ESIA como ferramenta de gestão contínua, o módulo considera o papel da monitorização e avaliação pós-consentimento. São examinadas questões de qualidade de EIA/ESIA e competência dos peritos na prática profissional.
Desenvolvimento Sustentável (30 créditos)
O desafio do desenvolvimento sustentável na actual conjuntura mundial consiste em erradicar a pobreza, reconstruindo simultaneamente os ecossistemas e os recursos naturais de que dependemos. Isto exige uma mudança gradual na nossa abordagem das infraestruturas urbanas — tanto a construção de novas infraestruturas como a manutenção e modernização dos sistemas existentes. O objetivo deste módulo é dotar os participantes dos conhecimentos e competências para responder a este desafio nas cidades, facilitando 12 estratégias de infraestrutura que integram preocupações de equidade social, sustentabilidade ecológica e crescimento económico local. O módulo chama particular atenção para o papel da infraestrutura na concretização do desenvolvimento urbano sustentável e para as oportunidades de inovação na entrega de infraestruturas. Um elemento-chave para isso é o ensino de novas formas de pensar sobre a distribuição de infraestruturas que se baseiam em normas de ação globais emergentes baseadas no pensamento de sistemas.
Regeneração Urbana e Conservação Histórica (30 créditos)
Este módulo localiza a prática de conservação no contexto de estratégias de regeneração física, cultural e social. Introduz os alunos aos principais princípios, estratégias e impactos da conservação e regeneração, expõe-os a casos de estudo de todo o mundo e desenvolve a sua capacidade de pensar criticamente sobre os pontos fortes e fracos das diferentes abordagens de regeneração e conservação. Um dos principais focos é a realização de projetos de conservação/regeneração e as competências e questões envolvidas, incluindo finanças e economia, participação comunitária e a ligação da regeneração física com a regeneração social. O módulo reúne estes aspectos através de um trabalho que envolve a elaboração de uma proposta de regeneração para um local histórico à escala local.
Nota: A opção de especialização em Regeneração Urbana e Conservação Histórica estará disponível a partir de 2022.
Projeto final
Dissertação (50 créditos)
Este módulo surge na sequência de Métodos de Investigação e envolve os alunos que realizam e escrevem um trabalho significativo de investigação independente. O tema e o foco da dissertação terão sido estabelecidos através do Trabalho 2 no módulo de Métodos de Investigação e deverão estar relacionados com a área de especialização do aluno anterior ao programa. A proposta detalhada de investigação apresentada pelos alunos no âmbito dos Métodos de Investigação fornece grande parte do rumo necessário para a realização da dissertação em termos de âmbito e programa de investigação. Com isto como base, cada aluno trabalha com um orientador académico para produzir um trabalho original através da realização da sua própria investigação primária e do relato dos resultados e implicações.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
O programa de Ordenamento do Território em Oxford Brookes foi concebido em colaboração com institutos profissionais e profissionais da indústria para garantir que responde às necessidades e expectativas da indústria.
Os graduados estarão bem preparados para ingressar em carreiras como profissionais de planeamento que trabalham em práticas de planeamento do setor público e/ou privado, bem como em áreas afins como o desenvolvimento imobiliário, o design ou a habitação.
A Escola do Ambiente Construído possui extensas ligações industriais nacionais e internacionais. Durante o seu tempo no curso, você terá a chance de fazer conexões valiosas do setor e participar de uma variedade de oportunidades profissionais de networking.