
Mestrado in
Mestrado Especializado em Design para Crianças e Brinquedos
POLI.design

Informação chave
Localização do campus
Milan, Itália
línguas
Inglês
Formato de estudo
Misturado
Duração
13 meses
Ritmo
Tempo total
Propinas
EUR 10.500
Prazo de inscrição
18 Jan 2024
Data de início mais cedo
18 Mar 2024
Introdução
Early Bird - 10%
Inscreva-se até 30 de setembro de 2021 para obter o desconto antecipado de 10% na mensalidade! Descubra mais
O Mestrado Especializado em Design para Crianças e Brinquedos é organizado em parceria com a Assogiocattoli , que representa os fabricantes e distribuidores italianos que atuam no setor.
A Itália geralmente se destaca em design (isso significa cultura, método e prática de projeto e produção) em vários campos como moda, comida e criatividade aplicada a várias atividades, mas nas produções de brinquedos e puericultura, o design italiano ainda tem que desempenhar um papel importante papel na construção de uma identidade reconhecível.
O "Sistema de Design" e o "Sistema de Empresa" mostram episódios significativos, mas certamente não um descuido coerente e reconhecível em produtos infantis, em móveis para crianças, no setor de jogos e no setor de brinquedos. Deste cenário, surge a necessidade de um treinamento politécnico e multi-habilidades. Os designers e, em particular, os designers estratégicos têm o papel de criar cenários compreendendo os diversos aspectos e competências que compõem o sistema.
O Master será realizado na modalidade e-learning + 2 workshops em Milão com empresas internacionais.
Grau concedido
No final do curso, os alunos que passarem no exame final receberão um Mestrado Especializado de primeiro nível em “Design para Crianças e Brinquedos” do Politécnico de Milão.
O Mestrado Especializado concede 60 créditos, equivalentes a 60 ECTS.
DIGITAL OPEN DAYS // 29 e 30 DE JUNHO DE 2022
Resultado do programa
O Mestrado em Design for Kids& é organizado em parceria com a Assogiocattoli, que representa fabricantes e distribuidores italianos que trabalham nesta indústria. A Itália geralmente prima-se pelo design (que significa cultura, método e prática de projeto e produção) em vários campos como a moda, a alimentação e a criatividade aplicada a múltiplas atividades, mas nas produções de brinquedos e puericultura, o design italiano ainda não desempenhou um papel fundamental na construção de uma identidade reconhecível. O “Design System” e o “Sistema de Empresa”, mostram episódios significativos mas certamente não uma supervisão coerente e reconhecível nos produtos infantis, no mobiliário para crianças, no jogo e no setor dos brinquedos. Desse cenário, surge uma necessidade de formação politécnica e multi-competências.
Os designers e, em particular, os designers estratégicos têm o papel de criar cenários e compreender os vários aspetos e competências que compõem o sistema. Desenhar um brinquedo ou um produto/serviço para crianças precisa de competências para desenhar todo o sistema de artefactos, à volta da criança e de produtos e serviços.
Demasiadas vezes, os produtos para crianças têm sido interpretados como a declinação de bens pré-existentes, sobrecarregados com sinais, funções e cores inseridos numa embalagem deliberadamente redundante, ou a reprodução não mediada de um objeto adulto. Hoje a tecnologia oferece oportunidades interessantes mas muitas vezes não é um veículo de conteúdos qualificados capazes de gerar novas formas de brincar, aprender e conviver ou estimular a criatividade e a imaginação, mas mais frequentemente é auto-referencial e não adequado à componente infantil.
Se pensarmos hoje no “Design for Kids”, então percebemos o número e o tipo de competências necessárias para desenhar um produto de qualidade dirigido ao mundo infantil.
Oportunidades de carreira
O Master in Design for Kids& Toys tem três tipos de oportunidades de emprego:
- Profissionais e consultores freelance capazes de pensar, desenvolver e gerir.
Galeria
Currículo
Freqüência
O projeto de formação assenta num modelo de aprendizagem à distância: através da plataforma de e-learning Moodle, os alunos podem aceder a módulos teóricos de formação que podem gerir autónomamente de acordo com as suas necessidades. A abordagem de ensino baseada em e-learning é reforçada pelo apoio constante de coordenadores didáticos e professores durante todo o curso, através do uso de ferramentas digitais como a plataforma de colaboração Slack e Microsoft Teams para planejamento de videoconferências e one-to-one reuniões e trocas de e-mail direcionadas. Na fase seguinte, o programa inclui uma abordagem baseada no design “learning by doing” com atividades de workshop, para as quais a presença física no POLI.design é fortemente recomendada, mas não obrigatória, e trabalho de projeto desenvolvido durante o estágio profissional.
Plano Didático
O projeto pedagógico assenta numa abordagem que integra módulos de formação teórica em e-learning com atividades de workshop, para as quais a presença física é fortemente recomendada mas não obrigatória, e um trabalho de projeto desenvolvido durante o estágio profissional.
Módulos Didáticos
Módulos de formação teórica em modalidade e-learning:
Os alunos, utilizando a plataforma e-learning, acompanham todos os módulos didáticos de e-learning gerindo de forma autónoma os tempos e as horas de utilização dos conteúdos didáticos com exercícios de avaliação dos conteúdos de aprendizagem. Os módulos de formação teórica, ministrados em modalidade e-learning, incidem sobre os seguintes temas:
- design estratégico e design thinking;
- design centrado no ser humano;
- marketing e comunicação;
- as empresas, o setor e os mercados;
- tecnologias e materiais;
- leis e segurança;
- pedagogia, psicologia, ergonomia cognitiva;
- comunicação e distribuição.
Workshops presenciais de design:
Os workshops são sessões intensivas de design com duração de quatro semanas cada (o programa de mestrado inclui 2 workshops realizados com empresas que atuam no setor infantil). A partir das competências adquiridas nos módulos de e-learning e durante os workshops, o candidato poderá então desenvolver um trabalho de projeto durante um estágio profissional com duração de 3 meses . Durante o estágio, o candidato poderá desenvolver de forma independente um projeto final baseado na experiência prática desenvolvida no estágio e nos conhecimentos e interesses adquiridos ao longo do Mestrado. O Projeto Final deverá ser entregue sob a forma de apresentação digital e discutido em sessão de exame com a presença da Comissão Docente designada.
Admissões
Classificações
- 1º na Itália
- 4º na Europa
- 8º no mundo
Politecnico di Milano - QS Ranking 2023 na categoria Arte e Design
Taxa de matrícula do programa
Bolsas e Financiamento
POLI.design oferece à comunidade do Politecnico di Milano um desconto de 50% a ser aplicado na taxa de participação em um Mestrado Especializado de nível I e II ou Curso Superior / Programa de Pós-Graduação / Curso de Formação Continuada que POLI.design administra e oferece. O desconto é para funcionários internos (ou seja, professores estruturados e pessoal técnico e administrativo) com contratos ativos no Politecnico di Milano e membros de suas famílias .
Como funciona:
Para beneficiar do desconto terá de:
- enviar a candidatura de seleção ao curso escolhido com os respetivos documentos exigidos;
- passar com sucesso as seleções;
- enviar uma cópia do estado familiar do requerente.