

Politecnico di Torino
Por 160 anos, o Politecnico di Torino tem sido uma das instituições públicas de maior prestígio em nível internacional e italiano em matéria de educação, pesquisa, transferência de tecnologia e serviços em todos os setores da arquitetura e da engenharia.
O Politecnico di Torino oferece programas reconhecidos internacionalmente, incluindo uma vasta seleção de programas leccionados em inglês, desde a licenciatura até ao doutoramento.
O Politécnico de Turim foi uma das primeiras universidades italianas a implementar uma estratégia de internacionalização significativa que incluiu a criação de uma área de internacionalização, o reforço da oferta de ensino ministrado em inglês, um apoio significativo à mobilidade internacional dos estudantes e do pessoal, uma participação crescente em programas conjuntos de investigação e ensino e a instituição de centros e locais fora das fronteiras nacionais (China, Uzbequistão). Graças a estes esforços, o Politécnico de Turim está atualmente classificado entre as melhores universidades técnicas internacionais.
O PoliTO tem 36000 estudantes e cerca de 16% são internacionais - uma das percentagens mais elevadas em Itália - contribuindo para criar um verdadeiro ambiente internacional e multicultural.
A PoliTO oferece excelentes serviços de apoio aos estudantes internacionais tais como ajuda para alojamento e questões práticas (visto, autorização de residência, seguro de saúde, etc.), assistência nos procedimentos administrativos, mediadores linguísticos e actividades de boas-vindas.
As actividades de investigação e ensino são organizadas por 11 departamentos que também promovem actividades de investigação em 4 áreas de investigação, ou seja, Engenharia Civil e Ambiental, Arquitetura, Design Industrial, Engenharia Industrial, Gestão e Matemática para Engenharia, Tecnologias da Informação.
Os campi do Politecnico di Torino inspiram-se na estrutura dos anglo-saxões, com edifícios polivalentes para ensino, pesquisa básica e aplicada e serviços aos estudantes de Torino, e uma rede regional de centros tecnológicos (Alessandria, Biella, Mondovì, Verrès ), dedicado a atividades de pesquisa, transferência tecnológica, formação especializada e serviços à região.
A base histórica e representativa do Politécnico está na cidade, no rio Pó: o Castelo de Valentino, uma casa de Sabóia do século XVII. É o principal campus de ensino da Arquitetura e possui uma área de 23.000 m2.
O grande complexo em Corso Duca degli Abruzzi - com 122.000 m2, principal campus da Engenharia - foi inaugurado em 1958 e é completado pela Cittadella Politecnica: um moderno complexo de 170.000 m2. contíguo ao edifício principal, incluindo áreas destinadas a estudantes, atividades de investigação, transferência de tecnologia e serviços.
O mais novo campus é a Cidadela do Design e Mobilidade Sustentável, em uma área adjacente ao estabelecimento fabril de Mirafiori, uma unidade fabril da Fiat que foi reformada, bem como o prédio Lingotto, que abriga a Master School.
Classificação da Universidade Mundial QS 2024
Geral: # 252 – Top 17% globalmente
Por assunto amplo 2024: # 52 Engenharia e Tecnologia
Por Assunto 2024:
#21 Arquitetura / Ambiente Construído
#51-100 Arte e Design
#18 História da Arte
#92 Ciência da Computação e Sistemas de Informação
#78 Engenharia Química
#33 Engenharia Civil e Estrutural
#37 Engenharia Elétrica e Eletrônica
#28 Engenharia Mecânica, Aeronáutica e de Manufatura
#38 Engenharia Mineral e de Mineração
#22 Eng. Petróleo. (Georrecursos e Engenharia Geoenergética)
#116 Ciências Ambientais
#66 Ciência dos Materiais
#93 Matemática
#141 Física e Astronomia
- Turin
Viale Pier Andrea Mattioli, 39 - 10125 Torino (TO)
