Mestrado em habilidades digitais para transições sociais sustentáveis
Turin, Itália
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
23 Sep 2024
PROPINAS
EUR 161 *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* taxa mínima | verifique a calculadora de taxas internacionais para mais detalhes (https://international.polito.it/admission/prospective_students/tuition_fees)
Introdução
O Mestrado em Habilidades Digitais para Transições Sociais Sustentáveis foi projetado para treinar o especialista digital, um profissional que pode entender como as tecnologias afetam as sociedades e as transições das cidades para novos modelos de desenvolvimento.
Fatos rápidos:
- 2 anos, programa em tempo integral, ministrado em inglês
- A partir de setembro
- Localizado em Turim, Itália
- População de estudantes internacionais
- Uma abordagem interdisciplinar fornece aos participantes as principais habilidades em TIC e ciências sociais nos seguintes novos cenários de tecnologia: Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas e Mídia Social
- Três caminhos de especialização: Mobilidade, Patrimônio e Indústria 4.0
O especialista digital
O Curso de Mestrado caracteriza-se por uma forte abordagem multidisciplinar que permite ao especialista digital trabalhar em equipas com competências relacionadas com a tecnologia digital, bem como competências práticas. Isso leva a desenvolver competências em gestão empresarial e ciências da gestão, com profundo conhecimento em um processo específico relacionado à transição, como descarbonização e transição energética, automação industrial, valorização do patrimônio cultural.
Caminhos de especialização
Com foco na interação entre as dimensões espacial e tecnológica da transformação digital, o Curso de Mestrado está organizado em três especializações Pathways .
- Herança cultural
- Indústria 4.0
- Mobilidade Urbana Inteligente
Por que este programa
A Next Generation Europe construirá e apoiará a estratégia de recuperação da pandemia para se tornar uma força genuína para uma mudança estável em toda a UE para uma economia mais verde, mais inovadora e mais forte. A este respeito, a Comissão da UE estabeleceu metas na sua agenda de competências e no plano de ação de educação digital para garantir que 70% dos adultos tenham competências digitais básicas até 2025.
De fato, aproveitando nossa experiência e conhecimento digital multidisciplinar globalmente conectado, nossos alunos podem contribuir para os esforços para uma União Europeia mais sustentável, resiliente, amigável ao digital e inclusiva que possa resistir a ameaças futuras, como as mudanças climáticas.
Além disso, a disseminação das tecnologias digitais está a ter um enorme impacto no mercado de trabalho e no tipo de competências necessárias na economia e na sociedade. Automação, plataformas digitais e outras inovações estão mudando a natureza fundamental do trabalho.
A nível europeu, alguns estudos de previsão apontam trajetórias interessantes na transformação do trabalho relacionado à automação e tecnologias TIC. Por um lado, as tecnologias digitais tornam supérfluas algumas tarefas que não exigem altos níveis de educação; por outro lado, estimulam o desenvolvimento de novas profissões que exigem "competências digitais e não cognitivas", ou seja, competências digitais integradas com competências relacionais e sociais, complementadas pela capacidade de resiliência face às grandes mudanças que afetam o mundo de trabalho. As organizações públicas e privadas enfrentam uma escassez de especialistas digitais que possam desenvolver tecnologias de ponta para o benefício de todos os cidadãos. Uma economia digital forte impulsionada por especialistas digitais é vital para a inovação, o crescimento, o emprego e a competitividade.
Objetivos do programa
O Mestrado em Competências Digitais para Transições Societais Sustentáveis treina especialistas digitais, figuras profissionais capazes de integrar as habilidades de TIC e ciências sociais necessárias para gerenciar as transições socioespaciais relacionadas à crescente disponibilidade de Big e Open Data no contexto mais amplo da transição das sociedades e realidades urbanas para novos modelos de relação, produção e consumo.
Os graduados nos programas de mestrado da classe irão:
- ser capaz de combinar os métodos e técnicas de gestão empresarial e de administração pública e privada com as tecnologias e metodologias das tecnologias de informação, possuindo competências em cada uma das áreas;
- ser capaz de interpretar de forma eficaz a mudança e a inovação tecnológica e organizacional nas empresas e administrações;
- estar apto a atuar em grupos interdisciplinares formados por especialistas com expertise nas áreas de tecnologia da informação e econômico-gerencial, bem como com expertise em áreas específicas de aplicação, possuindo conhecimentos gerais em cada uma das áreas e conhecimentos mais aprofundados em menos um deles;
- ser capaz de lidar com questões regulatórias relacionadas ao uso de tecnologias de informação e telemática (com referência, entre outros, a problemas de segurança, proteção de confidencialidade, validade jurídica);
- ser capaz de interpretar a inovação nas empresas e administrações e conceber novas soluções para a utilização das tecnologias de informação e comunicação nestas áreas.
Galeria
Alunos ideais
O programa de mestrado destina-se a todos os estudantes de todo o mundo que estejam interessados em consolidar e reforçar os seus conhecimentos e competências no domínio das transições tecnológicas e digitais que afetam as sociedades.
O programa permitirá também que os alunos que não possuem competências prévias em ciências da computação adquiram conhecimentos básicos das abordagens mais importantes para a programação de sistemas digitais que apoiam a gestão inovadora de dados em diferentes áreas, por exemplo, empresas, administração pública e ONGs que operam no território.
O curso destina-se, portanto, a estudantes interessados na transformação digital e nas suas aplicações nas dimensões relevantes da transição atual no âmbito da mobilidade, produção inteligente, comunicação, proteção do património e gestão pública.
Currículo
Organização do Curso de Mestrado
O Master of Science é organizado em um primeiro ano dedicado a aprender sobre os instrumentos de programação relevantes, gerenciamento de banco de dados, inteligência artificial e sistemas de informação geográfica (GIS), bem como conhecimentos fundamentais relacionados à gestão de negócios e administração pública, às transformações sociais e à regulamentação legal da inovação tecnológica.
O primeiro semestre do segundo ano centra-se nas aplicações da Internet das Coisas (IoT) e outras ferramentas de TIC para o desenvolvimento de soluções sustentáveis para comunidades pós-carbono. Este semestre também inclui um curso opcional em cada uma das três especializações Pathways (mobilidade inteligente, patrimônio digital, indústria 4.0).
O programa termina com um semestre em que os conhecimentos digitais adquiridos são utilizados na conceção e/ou estudo de um caso específico para a tese final, de forma a evidenciar a capacidade de trabalho autónomo do aluno.
As atividades para a tese final incluem um estágio em empresas, órgãos da administração pública ou institutos de pesquisa.
O Curso de Mestrado em Engenharia Biomédica está organizado em três especializações Pathways :
- Patrimônio Urbano Digital
- Indústria 4.0
- Mobilidade Urbana Inteligente
Na lista seguinte dos cursos agrupados por período.
1º ano, 1º período | 1º ano, 2º período |
|
|
2º ano, 1º período | 2º ano, 2º período |
|
|
Oportunidades de carreira
O Mestrado em Competências Digitais para Transições Societais Sustentáveis tem como objetivo formar a figura intelectual e profissional do especialista Digital, que possui uma preparação cultural aprofundada tanto no domínio social como técnico.
O que queremos dizer exatamente com especialista digital? A seguir, fornecemos alguns exemplos de perfis profissionais.
Especialista digital na área de inovação e valorização do património urbano
Especialista digital atua por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a contextualização crítica e histórica dos processos patrimoniais nas cidades e também em relação aos museus. O especialista digital é capaz de planear e gerir ações que visem integrar e representar informação cultural, bem como planear estratégias de comunicação relacionadas com a valorização do património.
Especialista digital na área de metodologias e ferramentas da Indústria 4.0
Especialista digital atua na digitalização de processos industriais, com particular destaque para questões relacionadas com a manutenção preditiva, a criação de “gémeos digitais”, o controlo de qualidade, a gestão integrada de sistemas de produção, também através da utilização de ferramentas do Manufacturing Execution System (MES). Utilizando uma abordagem orientada por dados, o especialista define estratégias e soluções tecnológicas inovadoras no setor manufatureiro de acordo com o paradigma "Indústria 4.0". Podem também atuar com papéis e funções de ligação horizontal entre áreas de TI, administrativas e gerenciais de empresas, sociedades e entidades, públicas e/ou privadas.
Especialista em inovação digital no domínio da transição energética e processos de descarbonização
Especialista digital atua na área de energia urbana e planejamento e gestão ambiental, incluindo mobilidade sustentável. Utilizando uma abordagem baseada em dados, os especialistas sugerem estratégias e soluções tecnológicas inovadoras no setor energético e de sustentabilidade ambiental. O especialista atua com funções e funções de conexão horizontal entre as áreas de TI, administrativa, gerencial e de comunicação em empresas, empresas e entidades públicas e/ou privadas.
Especialista em serviços inovadores e baseados em dados para empresas privadas locais e administrações públicas
Especialista digital atua na área de inovação tecnológica e mudança organizacional em empresas e administrações. Graças a uma abordagem data-driven, sugere estratégias e soluções tecnológicas inovadoras na área de gestão de pessoas e relacionamento com o público externo. O especialista atua com funções e funções de conexão horizontal entre as áreas de TI, administrativa, gerencial e de comunicação em empresas, sociedades e entidades, públicas e/ou privadas.
English Language Requirements
Certifique sua proficiência em inglês com o Duolingo English Test! O DET é um teste de inglês online conveniente, rápido e acessível, aceito por mais de 4.000 universidades (como esta) em todo o mundo.