
Mestrado em Conflito, Territórios e Identidades
Nijmegen, Reino dos Países Baixos
DURAÇÃO
1 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
01 Jul 2025*
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
PROPINAS
EUR 2.601 / per year **
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* prazo final para os estudantes da UE | prazo para os estudantes da UE que pretendam obter assistência em matéria de alojamento: 1 de maio de 2024 | prazo para os estudantes de países terceiros: 1 de abril de 2024
** para cidadãos da UE / EEE; € 16.500 para cidadãos não pertencentes à UE / EEE
Introdução
Como os conflitos violentos podem ser analisados e tratados? Esta é uma questão recorrente, especialmente devido à violência em curso em países como a República Democrática do Congo e o Afeganistão, e os estouros da guerra civil no Iraque e na Ucrânia mais recentemente. Neste mestrado, você estudará os conflitos nacionais e internacionais e as fronteiras e limites territoriais nas mentes das pessoas envolvidas. Você também se familiarizará com a teoria e a prática dessas organizações, como ONGs e as Nações Unidas, que intervêm em conflitos violentos e suas consequências, bem como com os esforços dos atores locais para transformar e resolver conflitos.
A base desta especialização é sócio-geográfica, abordando questões como a influência do pertencimento territorial, enquadramento geopolítico e construção social do outro, ameaças e conflitos, incluindo simbolismo violento. Serão abordados tanto a construção política e social de conflitos, territórios e identidades, quanto a teoria e prática das transformações de conflitos. A especialização centra-se no conflito no sentido lato da palavra: desde os conflitos violentos que ocorrem em países como a Ucrânia, República Democrática do Congo, Colômbia, Síria e Iraque até tensões regionais extremas entre comunidades como a resistência à chegada de refugiados aos países da UE , ou violência relacionada às drogas nas favelas do Rio de Janeiro. Olhamos para além do conflito violento em si, prestando atenção também às práticas de reconstrução pós-conflito e às consequências duradouras dos conflitos para uma região e as pessoas envolvidas.
Fatos e figuras
- Grau: Mestrado em Geografia Humana
- Faculdade: Nijmegen School of Management
- Código Croho: 60466
- Duração: 1 ano (60 EC), em tempo integral
- Mês inicial: setembro
- Língua inglesa
- Alunos matriculados: 80-90 por ano
- Horas de contato: 5-10 horas por semana
Admissões
Currículo
Por que estudar este programa
- A base desta especialização é sócio-geográfica, abordando questões como a influência do pertencimento territorial, enquadramento geopolítico e construção social do outro, ameaças e conflitos, incluindo simbolismo violento. Serão abordados tanto a construção política e social de conflitos, territórios e identidades, quanto a teoria e prática das transformações de conflitos.
- A especialização se concentra no conflito no sentido amplo da palavra: desde os violentos conflitos que ocorrem em países como Ucrânia, República Democrática do Congo, Colômbia, Síria e Iraque até a extrema tensão regional entre comunidades, como a resistência à chegada de refugiados nos países da UE. ou violência relacionada às drogas nas favelas do Rio de Janeiro. Examinamos além do próprio conflito violento, prestando atenção também às práticas de reconstrução pós-conflito e às consequências duradouras dos conflitos para uma região e as pessoas envolvidas.
- Nos últimos anos, a Radboud University no campo da Geografia Humana por não se esquivar de debates críticos e pesquisar tópicos no campo que são de importância social, mas nem sempre favorecidos com um grande financiamento (UE). Somos conhecidos por não permanecermos no caminho batido.
- Nossa abordagem é altamente multidisciplinar, inclui áreas como sociologia, antropologia, relações internacionais, estudos de fronteiras, estudos de desenvolvimento, estudos de desenvolvimento, estudos de migração, ciência política e administração pública.
- Esta especialização é oferecida em colaboração com o Centro para Análise e Gestão de Conflitos Internacionais (CICAM).
Especializações
Conflitos, Territórios e Identidades é uma especialização do programa de Mestrado em Geografia Humana. As outras especializações são:
- Geografia Cultural e Turismo
- Geografia Econômica
- Europa: fronteiras, identidade e governança
- Globalização, migração e desenvolvimento
- Geografia Urbana e Cultural
- Programa de graduação dupla com a Universitas Gadjah Mada
- Novas geografias econômicas, ecologias e inovação empresarial
Bolsas e Financiamento
Several scholarship options are available. Please check the university website for more information.
Oportunidades de carreira
Perspectivas de Carreira
A especialização do Mestrado em Conflitos, Territórios e Identidades proporciona aos graduados a entrada em setores de rápido crescimento do mercado de trabalho, seja governo, negócios ou academia. Os graduados serão capazes de aplicar as percepções científicas e habilidades práticas adquiridas em tópicos tão variados quanto (pós) colonialismo, geopolítica, estados falidos, identidades (religiosas e nacionais), discriminação e integração, processos de fronteira e outros, recursos naturais, ajuda humanitária, diplomacia, operações de paz.
Com o conhecimento adquirido durante este mestrado, um graduado pode ser empregado em uma ampla gama de empregos, dentro e fora da Holanda, por exemplo:
- Um formulador de políticas ou pesquisador de programa para municípios da cidade com foco em conflitos, fronteiras, identidades, integração e questões multiculturais
- Especialista em conflitos e gerente ou oficial de campo para ministérios (como o Ministério das Relações Exteriores), o setor de segurança (como a Defesa), organizações internacionais (como as Nações Unidas) e ONGs (como PAX).
- Um oficial de pesquisa ou programa de uma organização relacionada à ajuda ao desenvolvimento
- Um pesquisador acadêmico ou em uma universidade (candidato a PhD) ou instituto de pesquisa envolvido com fronteiras, conflitos ou terrorismo
- Um jornalista, oficial de comunicação ou especialista em mídia especializado em questões relacionadas à guerra, zonas de conflito e terrorismo.
- Um professor de geografia no ensino médio, superior ou profissional
Serviço de Carreira Radboud
Radboud Career Service ajuda os estudantes a encontrar estágios, dá conselhos de carreira e pode oferecer dicas e orientações ao se candidatar a empregos.