
Mestrado in
Mestrado em Ciências Forenses Cognitivas
Sapienza University of Rome

Informação chave
Localização do campus
Rome, Itália
línguas
Italiano
Formato de estudo
No campus
Duração
2 anos
Ritmo
Tempo total
Propinas
EUR 1.200 / per year
Prazo de inscrição
28 Jul 2023
Data de início mais cedo
Oct 2023
Introdução
Alinhado com os objetivos da disciplina de Ciências Cognitivas LM-55, o Mestrado em Ciências Forenses Cognitivas pretende dotar os seus diplomados de formação avançada e multidisciplinar (psicológica, jurídica, filosófica, neurocientífica, metodológica e tecnológica) nos temas da ciências aplicadas ao contexto jurídico-forense. Os objetivos formativos referem-se, nomeadamente, ao desenvolvimento de conhecimentos teóricos e aplicados que delineiem uma figura profissional capaz de dotar de competências interdisciplinares e multidisciplinares que conduzam a uma visão global e integrada da ocorrência criminosa. Esta visão é fortemente necessária numa área em que os importantes avanços técnico-científicos correm o risco de dificultar a análise integrada das várias fontes de prova e de evitar erros relacionados com a forma como decorrem os processos de julgamento e que podem produzir consequências graves, tanto para o indivíduo como para a comunidade. Os graduados neste curso poderão acessar o treinamento de nível III (por exemplo, especializações e doutorados de pesquisa), tanto na Itália quanto no exterior.
Admissões
Resultado do programa
Alinhado com os objetivos da disciplina de Ciências Cognitivas LM-55, o curso de mestrado em Ciências Forenses Cognitivas pretende proporcionar aos seus diplomados uma formação avançada e multidisciplinar (psicológica, jurídica, filosófica, neurocientífica, metodológica e tecnológica) sobre os temas da ciências aplicadas ao contexto jurídico-forense. Os objetivos formativos referem-se, nomeadamente, ao desenvolvimento de conhecimentos teóricos e aplicados que delineiem uma figura profissional capaz de dotar de competências interdisciplinares e multidisciplinares que conduzam a uma visão global e integrada da ocorrência criminosa. Esta visão é fortemente necessária numa área em que os importantes avanços técnico-científicos correm o risco de dificultar a análise integrada das várias fontes de prova e de evitar erros relacionados com a forma como decorrem os processos de julgamento e que podem produzir consequências graves, tanto para o indivíduo como para a comunidade.
A arquitetura do Curso de Mestrado inclui unidades curriculares que irão fornecer os conhecimentos básicos que caracterizam as Ciências Cognitivas aplicadas ao contexto forense (e.g., Vitimologia e Psicologia das Emoções (M-PSI/01), Criminologia (SPS/07), Psicologia do Desvio ( M-PSI/01), Epistemologia e Ética Profissional, (M-FIL/02), Modelos Matemáticos de Análise Criminal (MAT/05, 01/A3). para o campo forense (Tomada de decisão forense, M-PSI/01), mecanismos de memória no campo forense (Memória e Testemunho Ocular, M-PSI/01), Genética Forense (Genética Forense, BIO/18), Medicina Legal ( Psicopatologia Forense, MED-43) e Química Forense (Química Forense, CHIM/06). Finalmente, estão previstas disciplinas que irão fornecer os indispensáveis conhecimentos de Direito, em particular de Direito Penal (Direito Penal Fundamental, Princípio do Direito Processual Penal, Direito Penal Internacional, IUS/16, IUS/17).
Os cursos opcionais ativados completam a oferta formativa, permitindo aos alunos traçar um percurso formativo condizente com os seus interesses profissionais. Em particular, a disciplina Cognição e Emoção na Ciência Forense: Dos Genes ao Comportamento (M-PSI/01) permitirá aos alunos mergulhar na complexa e extremamente relevante do ponto de vista forense a relação entre genética e comportamento. Em vez disso, a disciplina de Neuropsicologia Forense (M-PSI/02) permitirá aos alunos aprofundar criticamente o conhecimento atual sobre os determinantes neurofisiológicos funcionais do comportamento humano, que nos últimos anos têm sido objeto de grande atenção no campo forense.
A arquitetura de treinamento como um todo oferece o conhecimento necessário para a aplicação de ferramentas de análise, avaliação e planejamento. As habilidades serão transferidas com ênfase no conhecimento processual e foco na verificação.
Por fim, o Curso de Mestrado pretende proporcionar conhecimentos também no domínio dos princípios éticos e deontológicos da profissão, conhecimentos de gestão de dados, privacidade, garantindo aos alunos a possibilidade de frequentar disciplinas optativas específicas a escolher entre as já presentes na Universidade.
O regulamento didáctico do curso de licenciatura define, observados os limites regulamentares, a quota-parte do tempo total de que o aluno dispõe para estudo pessoal ou para outras actividades de formação individual.
Por fim, o cientista cognitivo-forense formado neste curso adquirirá habilidades profissionais, em sua maioria passíveis de inserção no mercado de trabalho, a partir da graduação. Os graduados neste curso também poderão acessar o treinamento de nível III (por exemplo, especializações e doutorados de pesquisa), tanto na Itália quanto no exterior.
Oportunidades de carreira
Perfil: Especialista em ciência cognitiva forense
Funções: O perito forense estuda o fenómeno criminal na sua complexidade, numa perspetiva necessariamente multidisciplinar.
Os diplomados estarão, assim, aptos a atuar nos setores da Justiça que exigem atuação multidisciplinar, com particular referência aos conhecimentos das ciências cognitivas no processo de análise e avaliação da informação do caso, tanto do ponto de vista forense como de forma mais geral no sistema jurídico, como figura de apoio na condução e desenvolvimento de um caso.
Habilidades:
- Conhecimentos e competências para a análise dos contextos da Justiça;
- Conhecimentos e habilidades para avaliação de evidências;
- Conhecimentos e competências para avaliar os riscos de erros judiciais;
- Conhecimentos e competências para a análise e avaliação de situações específicas nos domínios cível, penal e juvenil como, por exemplo, assessoria em investigações para as forças de ordem e para advogados (inquéritos defensivos);
- Conhecimentos e competências para a conceção, planeamento e implementação de intervenções de prevenção de comportamentos desviantes e abusivos também praticados na rede;
- Conhecimentos e habilidades para a elaboração de pareceres pro-veritate em questões extrajudiciais, cíveis e criminais;
- Conhecimentos e competências para análise estatística e leitura de dados criminológicos também para interpretação de fluxos e de macro e micro criminalidade.
Oportunidades de carreira: O especialista em ciência cognitiva forense pode trabalhar como freelancer ou empregado de um empregador. Atua no sector jurídico e forense: no processo penal por advogado ou magistrado, em estabelecimentos prisionais e nos tribunais de tutela ou de menores, em autarquias locais ou em projectos de prevenção da criminalidade, apoio a vítimas de violência, para a segurança do cidadão.