
Mestrado in
Mestre em Bioquímica Sapienza University of Rome

Introdução
O novo mestrado em Bioquímica na Sapienza University of Rome coloca a Bioquímica, como fio condutor dos processos moleculares biológicos, no centro do percurso educacional dos alunos, tornando-a a chave interpretativa de sua futura abordagem profissional e de trabalho. No sistema italiano de estudos superiores, o Mestrado em Bioquímica pertence à classe LM-9 de Mestrado em Biotecnologias. O objetivo do programa de mestrado é criar uma figura profissional que atue na interface entre a Biologia e a Química, na investigação aplicada e básica e na produção de bens e serviços. A bioquímica como objeto de estudo está presente em vários cursos universitários italianos, no entanto, este é o primeiro programa de mestrado na Itália que se concentra nesta disciplina e tem características únicas em comparação com outros programas de biotecnologia. A utilização do inglês como língua de ensino visa promover a mobilidade internacional de entrada e saída. O programa de licenciatura proporciona um conhecimento teórico aprofundado das principais áreas da Bioquímica, metodologias bioquímicas e biotecnologias, bem como uma sólida preparação prática, graças à presença de aulas laboratoriais. As atividades de ensino são integradas a seminários ministrados por especialistas de instituições de pesquisa públicas e privadas e da indústria. As competências práticas serão desenvolvidas durante o estágio laboratorial, visando a preparação da tese experimental, que pode ser realizada no meio académico ou em instituições de investigação públicas e privadas. Os graduados em Bioquímica poderão aplicar seus conhecimentos e habilidades em estudos posteriores, como cursos de especialização e doutorado. programas e em diversos contextos de trabalho. As principais oportunidades de emprego dizem respeito a papéis de responsabilidade nos domínios da investigação, produção de bens e marketing nas indústrias farmacêutica, biomédica e agro-alimentar, com particular atenção para as orientadas para processos biotecnológicos sustentáveis, que irão oferecer maiores oportunidades de emprego no futuro .
Galeria
Resultado do programa
O Mestrado em Bioquímica visa criar um novo perfil cultural e profissional, nomeadamente o Bioquímico, dotado de um forte carácter multidisciplinar, mas focado na abordagem bioquímica ao estudo das disciplinas biomoleculares. Esta figura profissional será capaz de operar na interface entre a biologia e a química, gerando um avanço do conhecimento e da tecnologia tanto para a investigação científica, como para a produção de bens e serviços.
A oportunidade de criar um perfil deste tipo, que se distingue dos restantes programas de licenciatura em Biotecnologia (LM-9) pelo seu carácter multidisciplinar e pelo seu enfoque na abordagem bioquímica para o estudo de disciplinas biomoleculares, surgiu nas consultas realizadas com várias organizações nacionais e internacionais de investigação e empresas de biotecnologia. A entrega do curso em língua inglesa visa especificamente a formação de um perfil profissional com traços internacionais.
O objectivo do Mestrado em Bioquímica é formar um estudante com um perfil versátil, capaz de abordar uma vasta gama de problemas científicos e experimentais ao nível da biomolecular, em áreas que vão desde a bioquímica estrutural e funcional, bioquímica celular, bioinformática, biotecnologias médicas, farmacêuticas, agrícolas e alimentares, até ao diagnóstico molecular. Esta capacidade deriva do conhecimento aprofundado de sistemas moleculares e celulares detido pelo aluno em Bioquímica, e da sua capacidade de aplicar métodos químico-físicos, modelos matemáticos e computacionais, metodologias analíticas para a resolução de problemas biológicos complexos. Para tal, a unidade curricular destina-se a fornecer conhecimentos teóricos aprofundados nos principais domínios da bioquímica, metodologias bioquímicas e biotecnologias, mas também uma sólida preparação prática graças à presença de laboratórios de ensino dedicados. Serão ainda desenvolvidas competências práticas durante o estágio destinadas à elaboração da dissertação final - uma tese obrigatoriamente experimental - que será realizada em instalações académicas, instituições de investigação e indústrias, com possibilidade de participação, parcial ou integral, em programas internacionais. Os estudantes serão orientados na escolha do seu tema de dissertação através de um estágio de curta duração que envolve a frequência de laboratórios especializados em vários tópicos de investigação, e utilizando diferentes abordagens metodológicas (Rotação Laboratorial). As atividades presenciais envolverão metodologias de ensino inovadoras que colocam o aluno, com um papel ativo, no centro do processo de aprendizagem.
O percurso educativo do aluno do Mestrado em Bioquímica divide-se em experiências de aprendizagem (tais como aulas teóricas, atividades laboratoriais, trabalhos individuais e de grupo) visando a aquisição de conhecimentos aprofundados sobre os seguintes temas:
- bioquímica orgânica, bioquímica metabólica e enzimologia;
- estrutura e função das macromoléculas biológicas;
- Bioquímica celular, bases moleculares dos processos fisiológicos e patológicos, farmacologia;
- Bioquímica dos microrganismos e das plantas;
- metodologias aplicadas à química analítica, química física, bioquímica, biologia molecular e celular;
- Métodos estatísticos e bioinformáticos;
- Biotecnologias microbianas, industriais, farmacêuticas e médicas;
- bioética e regulação.
O curso de formação está também integrado com seminários realizados por especialistas de outros organismos e instituições públicas e privadas.
Oportunidades de carreira
As possibilidades de emprego dizem respeito a papéis de responsabilidade nos domínios da investigação, da produção e da comercialização nas indústrias farmacêutica, biomédica, agrícola e alimentar, com particular atenção aos que se orientam para processos biotecnológicos sustentáveis, que oferecerão as maiores oportunidades de emprego no futuro. Além disso, as estruturas do serviço público e privado de saúde oferecem oportunidades concretas de inserção profissional. Além disso, as saídas profissionais dizem respeito à consultoria científica em empresas e organismos que lidam com a regulação de dispositivos relacionados com a saúde (como fármacos e pesticidas), monitorização de estudos clínicos (por exemplo, como Monitor Clínico, seguindo formação adequada exigida por lei), propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Uma oportunidade de carreira adicional - uma consequência lógica do programa - diz respeito ao campo da investigação científica no mundo académico, e em instituições públicas de investigação. Neste sentido, os estudos realizados durante o Mestrado em Bioquímica encontram a sua natural continuação nos programas de Doutoramento em Bioquímica e nas disciplinas Biológicas e Biotecnológicas. A capacidade de se relacionar em inglês com o mundo da investigação e da indústria da biotecnologia permite aos estudantes de pós-graduação em Bioquímica alargar as suas perspetivas de emprego a nível internacional, recorrendo a laboratórios de investigação estrangeiros e empresas multinacionais.
Os estudantes de pós-graduação em Bioquímica podem participar no exame de Estado italiano para a profissão de Biólogo, e inscrever-se na Ordem Nacional dos Biólogos, e estão autorizados a participar em concursos públicos na área médico-saúde.
Os licenciados em Bioquímica podem candidatar-se às provas de ingresso para cursos de formação para a agregação como docentes do ensino secundário (sujeitos à aquisição de créditos suficientes em grupos setoriais adequados, conforme exigido pela legislação em vigor).