Sultan Qaboos University
Introdução
Participe da nossa palestra gratuita!
- Tópico: "A Geopolítica em Mudança do Oriente Médio"
- Apresentado por: Prof. Houchang Hassan-Yari
- Data: segunda-feira, 28 de novembro de 2022
- Hora: 14:00 (horário MCT)
- Link para o Google MEET : href="https://meet.google.com/ijb-mfqw-mca
Sultan Qaboos University é a concretização da promessa anunciada por Sua Majestade o Sultão Qaboos Bin Said durante o 10º aniversário do Dia Nacional de Omã em 1980. A construção começou em 1982 e os primeiros Sultan Qaboos University alunos foram matriculados em 1986. De acordo com as Diretrizes Reais de Sua Majestade, a Universidade começou com cinco faculdades; ou seja, Medicina, Engenharia, Agricultura, Educação e Ciência. Além disso, a Faculdade de Artes foi criada em 1987, seguindo a Faculdade de Comércio e Economia desenvolvida em 1993. A Faculdade de Direito ingressou na Universidade em 2006 e, finalmente, a Faculdade de Enfermagem foi criada em 2008.
O projeto e a construção do campus foram realizados com grande atenção ao cumprimento desses objetivos, com a aparência geral dos edifícios cuidadosamente planejada para acomodar as necessidades físicas, intelectuais e espirituais dos alunos, professores e funcionários.
Situada em um vale sob o panorama austero do sopé próximo das montanhas de Omã, a Universidade é uma elegante variedade de edifícios projetados com arcos e pátios e construídos em arenito branco e rosa de uma maneira que reflete a arquitetura tradicional de Omã e islâmica. A Universidade foi construída em um eixo no vale com uma extremidade alinhada em direção a Meca.
Esta linha de eixo começa nos portões de entrada da Universidade, atravessa o Prédio da Administração com suas enormes portas de Omã e se estende ininterruptamente pelo meio dos prédios acadêmicos até a Mesquita da Universidade no extremo oeste do campus. A Mesquita, com sua grande cúpula e minaretes, está situada no terreno mais alto do campus e é visível de muitos pontos dentro e ao redor da Universidade.
Durante o período de projeto, o paisagismo da Universidade foi cuidadosamente considerado e as plantações originais se tornaram jardins verdejantes e canteiros de flores. As plantações incluem espécies nativas de Omã e outras regiões do Golfo, que crescem e florescem em um ambiente árido. O paisagismo oferece sombra do sol, abrigo contra o vento e uma esplêndida exibição de cores de flores e folhagens ao longo do ano.
A tradicional separação islâmica dos gêneros é mantida na arquitetura da Universidade. Há acesso separado aos prédios através de passarelas inferiores e superiores para homens e mulheres e assentos separados nas salas de aula.
Ao todo, o campus retrata a rica herança de Omã e do Islã, incorporando todas as eficiências da vida moderna. O resultado é um ambiente educativo e habitacional funcional e atraente.
Destaques do discurso de Sua Majestade Sultan Qaboos Bin disse durante sua visita a Sultan Qaboos University em 2 de maio de 2000
- Temos orgulho desta universidade; e mais do que isso, estamos orgulhosos de você em Omã e em outros lugares.
- O conhecimento é renovável e temos que acrescentar algo novo ao conhecimento mundial.
- Queremos que esta seja uma universidade de classe mundial.
- A supressão de idéias e pensamentos é um grande pecado, e nunca permitiremos que alguém sufoque a liberdade de pensamento.
- Nossa religião representa conhecimento e pensamento. Nunca foi, em nenhum momento, contra a investigação ou a busca de conhecimento.
- Não há dúvida de que a economia é a base de tudo. Quanto maior a renda nacional de um país, mais forte será sua economia. É por isso que a renda nacional é sempre mais importante do que as receitas do governo. A renda nacional representa a principal fonte de renda do país.
- Deve-se começar com o básico e depois seguir em frente de forma constante a partir daí. Então, à medida que a roda do desenvolvimento continua a girar, mais progresso será alcançado.
Visão
A visão da SQU é continuar seu papel de liderança nacional no ensino superior e no serviço comunitário e também ser reconhecida internacionalmente por pesquisas inovadoras, qualidade de seus graduados e parcerias estratégicas.
Missão
Excelência em ensino e aprendizagem, pesquisa e inovação e serviço comunitário, promovendo os princípios da análise científica e pensamento criativo em um ambiente colegiado e estimulante e participando da produção, desenvolvimento e disseminação do conhecimento e interagir com as comunidades nacionais e internacionais .
valores
Sultan Qaboos University está empenhada em preservar os seguintes valores fundamentais:
- Excelência
- Lealdade
- Integridade
- Credibilidade
- Equidade
- Compromisso
- Colegialidade
Objetivos
Conforme consta da Lei Universitária emitida pelo Real Decreto nº 71/2006 de 2 de julho de 2006, Sultan Qaboos University visa atingir os seguintes objetivos nas áreas mencionadas:
Ensino superior
- Formatura de grupos de ex-alunos que valorizam sua herança cultural e islâmica e desejam fortalecer sua fé em Deus e sua lealdade à nação e ao sultão.
- Preparação de jovens omanis com forte moral, comprometidos com a investigação científica, qualificados academicamente e treinados para serem autossuficientes e prontos para o serviço contínuo ao seu país.
- Preparação de jovens criativos e inovadores de Omã que são autodidatas ao longo da vida.
- Fornecimento de especialistas e especialistas de Omã em diversas áreas, levando em consideração a necessidade de mudança do mercado e trabalhando dentro da estrutura da política estadual de desenvolvimento de recursos.
- Constante modernização do processo educacional na graduação e na pós-graduação.
Pesquisar
- Realizar pesquisas e estudos, teóricos e aplicados, para atender a comunidade e contribuir para a geração de soluções científicas para problemas sociais e econômicos.
- Pesquisa ligada aos planos globais de desenvolvimento e visão social do Sultanato.
- Preparação de cientistas, pesquisadores e especialistas de Omã capazes de realizar um trabalho organizado, sistemático e inovador em diversas áreas da ciência, artes e tecnologia.
Serviço comunitário
- Participação no serviço e desenvolvimento comunitário por meio de interação direta e contínua com instituições econômicas, sociais e culturais, e prestação de assessoria científica e técnica para permitir que essas instituições utilizem as habilidades e conhecimentos da Universidade.
- Desenvolvimento de recursos humanos por meio de programas acadêmicos e de treinamento contínuo para instituições sociais e pela disseminação do conhecimento científico e humano em todo o país.
Cooperação com outras instituições acadêmicas
- Ligações e intercâmbios internacionais com outras instituições académicas, nomeadamente dos países do Conselho de Cooperação do Golfo.
- Interação com experiência acadêmica internacional em todas as áreas do pensamento, ciência e cultura.
Avaliação de desempenho
A utilização de estudos de avaliação realizados por equipas de consulta, nomeadamente nas seguintes áreas:
- Organização da relação entre o Conselho Universitário e as instituições da Universidade, tanto no âmbito académico como administrativo, de forma a facilitar o seu bom funcionamento e funcionamento.
- Desenvolvimento de programas de ensino e padrões de qualidade e incentivo às atividades dos alunos.
- Formação que desenvolve as competências do pessoal académico e melhora o desempenho; também a criação de incentivos adequados.
- Desenvolvimento de planos e programas de investigação académica e organização de formação em investigação.
- Cooperação com as principais universidades e instituições internacionais.