
Mestrado em Antropologia
Tallinn, Estónia
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
PROPINAS
EUR 1.900 / per semester
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
Você se interessa por culturas? Existem traços humanos que transcendem as diferenças culturais? Quais são as condições sob as quais as sociedades mudam? Como as tradições são mantidas? Como as pessoas se envolvem com os desafios do mundo contemporâneo em sua vida cotidiana?
Os antropólogos sociais pesquisam a experiência humana observando e participando da vida cotidiana das pessoas. O programa Anthropology MA permite que você se especialize em Antropologia Social e aprenda mais sobre a experiência humana de uma perspectiva comparativa. O programa oferece um ambiente de pesquisa estimulante, onde você pode desenvolver seu próprio projeto de pesquisa por meio de uma variedade de práticas baseadas em trabalho de campo que examinam a relatividade das visões de mundo e as semelhanças das práticas sociais e as relacionam a um contexto global mais amplo.
O programa de Antropologia da Tallinn University oferece dois MA Pathways conduzidos no idioma inglês. Em um Pathway , alunos de mestrado produzem uma dissertação de 40.000 palavras baseada em oito semanas de trabalho de campo etnográfico.
Os alunos do Mestrado podem ainda optar pelo Módulo de Etnografia Audiovisual, onde produzem materiais audiovisuais no âmbito dos seus projetos finais.
Os graduados do nosso programa continuaram suas carreiras nas seguintes áreas: pesquisa acadêmica, negócios, organizações culturais, organizações não-governamentais, desenvolvimento e ajuda internacional, governo, saúde, mídia e publicações, educação e turismo.
Por que estudar conosco?
- Estamos constantemente procurando maneiras de fazer novas conexões entre disciplinas, vocabulários e conceitos que nos permitam oferecer uma compreensão sofisticada das faculdades da vida social contemporânea.
- Nossos cursos abordam questões como as culturas do capitalismo, antropologia ambiental, etnografia audiovisual e antropologia da percepção. Desenvolvemos essas vertentes de pesquisa por meio da análise detalhada de textos etnográficos, filmes antropológicos e discussões abertas em um ambiente de seminário.
- A equipe acadêmica do programa de Antropologia realizou trabalho de campo na Ásia Central, Índia, América do Norte, Europa e Caribe .
- Todos os alunos de mestrado realizam seu próprio estudo antropológico em estreita colaboração com um supervisor e seus pares. Por exemplo, a estudante de antropologia Deborah Onorati fez o seu trabalho de campo com cabo-verdianos em Lisboa, Portugal.
- A nossa abrangência internacional é complementada através do programa Erasmus, onde os alunos têm a oportunidade de estudar até um ano noutra universidade europeia . Também trabalhamos na inclusão de universidades fora da Europa através do programa Erasmus+ International Credit Mobility.
- Nossos graduados encontraram emprego nos setores público e privado ou continuaram seus estudos de pós-graduação.
- A Estônia é o lar de muitas nações.
Instalações de Apoio ao Estudo
- O programa de Antropologia está alojado na Escola de Humanidades e utiliza todas as facilidades disponibilizadas por Tallinn University . O Módulo de Etnografia Audiovisual é um curso conjunto com a Baltic Film, Media and Arts School, que fornece o equipamento básico necessário para realizar os exercícios associados ao currículo.
- O campus da universidade abriga uma biblioteca de estudo, a principal biblioteca da universidade situada a uma curta distância do centro da cidade. A Biblioteca Nacional da Estônia também fica no centro da cidade.
- Antes de se inscrever no programa, você pode aprender mais sobre Tallinn University enquanto participa da Tallinn Summer School ou da Tallinn Winter School. São programas de 3 semanas, executados respectivamente em julho e janeiro, combinando uma ampla gama de cursos com uma programação cultural rica e diversificada e atraindo participantes de todo o mundo.
Galeria
Alunos ideais
Você se encaixa perfeitamente neste programa se
- são curiosos sobre as pessoas;
- procuram formas criativas de interagir com a experiência humana;
- procuram soluções inovadoras para os problemas comuns da sociedade;
- têm a mente aberta.
Admissões
Currículo
Esboço de Curso
Estudos em tempo integral
Devido ao tamanho relativamente pequeno da nossa unidade, um aspecto importante do nosso programa é o relacionamento pessoal que os alunos desenvolvem com seus colegas e supervisores. Isto presta-se a discussões animadas e estimulantes que muitas vezes ocorrem em contextos informais.
O tempo nominal para conclusão do programa de mestrado em Antropologia é de 2 anos (4 semestres).
- Durante o primeiro ano, espera-se que o aluno de mestrado participe ativamente em seminários, frequente os cursos da Escola e contribua em eventos universitários. Ao longo dos 2 primeiros semestres, o candidato frequenta diversos cursos e seminários com o objetivo de afinar o tema que será desenvolvido na dissertação de mestrado.
- No final do 2.º semestre, os investigadores do mestrado são obrigados a submeter uma proposta de investigação ao corpo docente do currículo. Esta proposta é desenvolvida em estreita colaboração com o orientador do investigador de mestrado. A proposta descreverá a questão de pesquisa, sua relevância para a disciplina, a metodologia e as questões éticas previstas na realização do projeto. O pesquisador receberá uma rodada final de feedback de um membro da equipe que não é o supervisor antes de iniciar sua experiência de trabalho de campo.
- Após a submissão bem sucedida da proposta, os investigadores do mestrado iniciam a fase de trabalho de campo dos seus projetos. A previsão é que a fase de observação participante do projeto dure oito semanas. Após o trabalho de campo, é reservado um ano letivo para a redação. A presença e participação em seminários nesta fase são cruciais.
Projetos anteriores de MA pesquisaram:
- Migração na perspectiva das crianças
- Variedade de experiências religiosas: Estônia, Índia
- Políticas de Identidade num Contexto Transnacional: Finlândia, Países Bálticos e Escandinávia
- A experiência turística: Escócia, Espanha, Peru, Estónia.
- A Experiência Corporal e o Conhecimento Incorporado: Suécia, Alemanha, Índia e no mar.
- Vida pastoral na Mongólia
- Parques Nacionais na Costa Rica
- Ativismo na Grécia
Cursos
- Debates Gerais na Teoria Antropológica
- Antropologia do Trabalho
- Antropologia do Capitalismo
- Antropologia da Experiência
- Leituras Etnográficas
- Métodos de Trabalho de Campo Etnográfico e Planejamento de Projetos
- Paisagem sonora: percepção e design
- Conceitos-chave em análise literária e cultural
- Multiculturalismo numa Perspectiva Global
Oportunidades de carreira
Opções de carreira de pós-graduação
Os antropólogos fazem contribuições valiosas nos seguintes campos:
- Educação/Divulgação
- Arqueologia
- Gestão de Recursos Culturais (CRM)
- Preservação Histórica
- Museu/Curadoria/Concepção de Projeto
- Desenvolvimento comunitário
- Advocacia (Direitos Humanos/Justiça Social)
- Computadores/Desenvolvimento de Software/Tecnologia da Informação
- Design (produtos e/ou serviços)
- Etnografia/Antropologia CulturalSaúde
- Meio Ambiente e Recursos Naturais
- Turismo/Património
- Consultoria de Gestão/Desenvolvimento Organizacional/Treinamento
- Esforços Humanitários
- Estudos de Teatro e Performance
Mais oportunidades de estudo
Todos os nossos graduados continuaram os estudos de pós-graduação ou encontraram emprego nos setores público e privado.
Pesquisadores interessados em realizar estudos de doutorado em Antropologia na Tallinn University podem fazê-lo no âmbito do programa Estudos de Culturas.