O Instituto
Um órgão autônomo da ONU estabelecido em 1963, o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (www.unitar.org) é um braço de treinamento do Sistema das Nações Unidas e tem o mandato de aumentar a eficácia da ONU por meio de treinamento diplomático e aumentar o impacto das ações nacionais por meio da conscientização pública, educação e treinamento de funcionários de políticas públicas.
A UNITAR fornece treinamento e atividades de desenvolvimento de capacidade para ajudar principalmente os países em desenvolvimento, com atenção especial aos Países Menos Desenvolvidos (LDCs), Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) e outros grupos e comunidades mais vulneráveis, incluindo aqueles em situações de conflito. O Instituto cobre tópicos nas amplas áreas de capacidade de apoio para a Agenda 2030, fortalecendo o multilateralismo, promovendo a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento verde, melhorando a resiliência e a assistência humanitária, promovendo a paz sustentável e promovendo o desenvolvimento econômico e a inclusão social.
Também realiza pesquisas sobre abordagens, métodos e ferramentas inovadoras de aprendizado, bem como pesquisas aplicadas para abordar questões críticas, como redução de riscos de desastres e emergências humanitárias.
Trabalhamos com o espírito de não deixar ninguém para trás e nos esforçamos para chegar mais longe primeiro. Para conseguir isso, nosso plano de treinamento depende também do apoio de doadores. Apelamos aos países doadores e outras entidades doadoras que nos ajudem para que possamos projetar e oferecer treinamento de alta qualidade, especialmente para países em situações especiais.
Nossa visão
“Um mundo no qual pessoas, instituições e organizações capacitadas pelo conhecimento alcançam resultados para superar desafios globais.”
A visão que o Instituto almeja reflete uma busca por resultados e programação para desenvolver as capacidades de indivíduos, instituições e organizações com vistas à superação de desafios globais.
Nossa missão
“Desenvolver capacidades para melhorar a tomada de decisão global e apoiar a ação em nível de país para moldar um futuro melhor.”
Nossas funções principais
O Instituto:
- projeta e oferece treinamento inovador para atender às necessidades de indivíduos, organizações e instituições;
- facilita o compartilhamento de conhecimentos e experiências por meio de processos inovadores e em rede;
- realiza pesquisas e pilota estratégias, abordagens e metodologias inovadoras de aprendizagem; e
- aconselha e apóia governos, a ONU e outros parceiros com serviços relacionados ao conhecimento baseados em tecnologia.
Hoje, o escopo da programação UNITAR é verdadeiramente global, com um alcance abrangendo todos os membros das Nações Unidas e com mais de 40.000 indivíduos se beneficiando da entrega de cerca de 500 treinamentos e eventos relacionados anualmente. Nunca a programação do Instituto foi tão diversificada como agora, com uma ampla gama de aprendizados e outros tipos de eventos que abordam temas nas amplas áreas do multilateralismo; desenvolvimento econômico e inclusão social; sustentabilidade ambiental e desenvolvimento verde; paz sustentável; e aplicações de pesquisa e tecnologia.
O Instituto também diversificou bastante a oferta de treinamento, com os cursos de e-Learning respondendo por um terço de todos os eventos e com mais de 5.000 alunos de todos os cantos do mundo se beneficiando do ambiente virtual de aprendizado do Instituto em 2012. No cumprimento de sua missão, o Instituto naturalmente coloca muita ênfase na entrega de produtos e serviços relacionados à aprendizagem, transferência de conhecimento, transmissão de habilidades e conscientização com o objetivo de provocar mudanças de comportamento e desenvolver outras capacidades de seus beneficiários.
Paralelamente ao aprendizado, o Instituto também se envolve em serviços relacionados a treinamento e outros serviços de apoio consultivo aos governos para alcançar resultados de desenvolvimento social e econômico mais amplos, como o desenvolvimento de capacidades institucionais.