Mestre em Antropologia Visual
Tromsø, Noruega
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
PROPINAS
Solicitar propinas
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* sem taxas de matrícula para estudantes internacionais
Introdução
Você está interessado na cultura humana e em como usar a câmera de vídeo na pesquisa científica social? Na Visual Anthropology, você tem a oportunidade de estudar métodos de pesquisa etnográfica, teoria antropológica e cinema etnográfico em um ambiente internacional, culminando com a produção de seu próprio filme e tese escrita.
Descrição do Programa
- Duração: 2 anos
- Créditos (ECTS) : 120
- Requisitos de admissão : Bacharelado em antropologia social, visual ou cultural e declaração de propósito
- Nome do grau : Mestre em Filosofia em Antropologia Visual
- Código do aplicativo :
- Candidatos noruegueses e nórdicos: 5057
- Candidatos internacionais: 2038
O Departamento de Ciências Sociais oferece um programa de mestrado de dois anos em Antropologia Visual. Este programa tem como objetivo ensinar aos alunos como produzir conhecimento sobre a vida das pessoas e culturas por meio de uma exploração de suas vidas cotidianas com base no uso de métodos qualitativos de pesquisa em ciências sociais e filmes etnográficos. O programa combina aulas teóricas e métodos acadêmicos, produção de filmes e instruções práticas em trabalho de câmera, gravação de som e edição.
Os alunos do programa de mestrado seguem um conjunto de cursos nos primeiros dois semestres antes de viajarem para o trabalho de campo. A partir desse trabalho de campo, os alunos escrevem uma Dissertação de Mestrado e realizam um filme etnográfico. Para uma configuração completa do programa, consulte a estrutura do programa abaixo.
Os filmes produzidos na Visual Antropologia são reconhecidos pela qualidade. Todos os anos, vários filmes são selecionados para festivais internacionais de cinema documental e etnográfico. A originalidade do programa resultou em um prêmio educacional especial de UiT The Arctic University of Norway e em outro prêmio de qualidade educacional do Ministério da Educação.
Admissões
Currículo
Estrutura do programa
Termo | 10 créditos | 10 créditos |
Primeiro mandato (Outono) | SVF-3101 A Abordagem das Realidades Sociais: Compreender os Mundos de Vida dos Outros Povos | SVF-3102 Transmitir realidades sociais: Explorando estratégias narrativas audiovisuais |
Segundo termo (primavera) | SVF-3109 Teoria Antropológica e Praxis Etnográfica | SVF-3107 Etnografia Visual e Modos de Saber |
Terceiro mandato (outono) | SVF-3903 Da Experiência de Trabalho de Campo ao Filme e Texto Etnográfico | SVF-3903 Da Experiência de Trabalho de Campo ao Filme e Texto Etnográfico |
Quarto termo (primavera) | SVF-3903 Da Experiência de Trabalho de Campo ao Filme e Texto Etnográfico | SVF-3903 Da Experiência de Trabalho de Campo ao Filme e Texto Etnográfico |
Ensino e avaliação
O programa está organizado como um processo de aprendizagem participativa contínua: palestras, rastreios, trabalhos de escrita e filmagem, e os seminários constituem o processo de aprendizagem cumulativo único do curso de dois anos. Os alunos são incentivados a colaborar entre si no desenvolvimento de competências e entendimentos ao longo do estudo.
O programa inclui vários tipos de exames e requisitos de trabalho, tais como ensaios, trabalhos de investigação e apresentações de filmes. Tenha em atenção que alguns cursos têm requisitos de curso. Apenas os alunos cujos requisitos de curso tenham sido aprovados serão autorizados a realizar o exame.
Os métodos de ensino e avaliação são descritos no plano da unidade curricular de cada unidade curricular.
Os alunos não estão autorizados a utilizar equipamento privado. O equipamento e software cinematográfico e de edição da universidade devem ser utilizados em todas as aulas tanto para trabalhos de curso como para o filme de mestrado.
Este Mestrado é um programa intensivo. Todos os cursos são obrigatórios e exigem participação ativa dos alunos.
Acesso a estudos posteriores
Após a conclusão com sucesso do curso, os estudantes poderão ser habilitados a ingressar num programa de doutoramento em diversas áreas académicas noUiT The Arctic University of Norway ou em qualquer outro lugar.
Resultado do programa
Resultados da aprendizagem
Após a conclusão com sucesso do programa, espera-se que os alunos tenham adquirido os seguintes resultados de aprendizagem.
Conhecimento
O candidato:
- tem conhecimento da evolução da tradição científica social em geral, e conhecimento avançado de perspetivas teóricas no campo da antropologia visual em particular.
- possuam um conhecimento aprofundado da região e/ou do campo onde decorre o seu projeto de Mestrado e um conhecimento sólido da vanguarda do tema do seu projeto de Mestrado.
- possuir um conhecimento aprofundado da metodologia de investigação etnográfica e das diferentes etapas de um processo de investigação que envolve a utilização da câmara de vídeo.
- aplicar os métodos e perspetivas teóricas adquiridos na descrição e análise de novas áreas dentro da área académica da Antropologia Visual.
- Refletir criticamente sobre o uso de diferentes linguagens cinematográficas e estruturas narrativas como “modos de saber” em contextos históricos e societais específicos.
- possuir conhecimentos técnicos sobre a forma de manusear e utilizar o equipamento de gravação e edição de vídeo.
Competências
O candidato:
- consegue, de uma forma sistemática, gerir, processar e analisar criticamente material de várias fontes e usá-los para estruturar e formular um argumento científico escrito.
- É capaz de captar as conceptualizações narrativas dos seus parceiros de campo pelo uso do vídeo e criar estratégias narrativas inteligíveis a pensar num público futuro.
- seja capaz de demonstrar como o filme e o texto se informam, se inspiram e se contradizem mutuamente, e avaliar criticamente o papel do filme na criação do conhecimento científico social.
- Podem, sob supervisão, realizar um projeto de investigação independente que recorra à observação participante e a ferramentas audiovisuais, com as normas aplicáveis em matéria de ética em investigação.
- é capaz de utilizar o vídeo como ferramenta na aquisição e disseminação do conhecimento científico social.
Competências gerais
O candidato:
- seja capaz de identificar, analisar e discutir diferentes abordagens teóricas e metodológicas do seu próprio material empírico e aplicá-lo na descrição e análise de outros fenómenos socioculturais.
- dominar a linguagem e a terminologia da investigação sócio-cultural visual e comunicar aos colegas, parceiros e públicos as abordagens metodológico-analíticas utilizadas no trabalho e os resultados finais do seu próprio trabalho.
- seja capaz de reforçar a responsabilidade perante os parceiros no terreno e, por conseguinte, uma consciência profunda da ética e dos potenciais para a capacitação da investigação e da divulgação.
- podem contribuir para novos processos de pensamento e inovação baseados na exploração das possíveis potencialidades das ferramentas visuais e analíticas.
- é capaz de aplicar ferramentas audiovisuais criativa e criticamente para aperfeiçoar/clarificar as suas narrativas contórias no âmbito das ciências sociais.
Oportunidades de carreira
Prospetivas de emprego
Uma licenciatura em Antropologia Visual pode abrir portas a uma variedade de posições nacionais e internacionais em investigação social, produção televisiva e cinematográfica, administração, comunicação, museus, programas de juventude e educação, etc. O estudo num ambiente internacional deste tipo desenvolve competências em comunicação transcultural, bem como valiosos trunfos para diversas opções de carreira.