
Mestrado em Formação Permanente em Jornalismo Televisivo Urjc-IRTVE
DURAÇÃO
11 Months
LÍNGUAS
Espanhol
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
PROPINAS
EUR 9.500
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
O Mestrado em Formação Permanente em Jornalismo Televisivo, promovido pelo Instituto RTVE e pela Universidade Rey Juan Carlos, visa capacitar os seus alunos na utilização das mais avançadas ferramentas audiovisuais, na escrita e apresentação de notícias diante da câmara, para complementar os ensinamentos teóricos dos cursos ou licenciaturas em Ciências da Informação.
Ensino prático, especialização e conhecimento integral são necessários ao novo jornalista que atua em ambiente digital e multimídia, tudo sob um processo de convergência da televisão com outros terminais. Para isso contamos com os meios técnicos mais avançados e os melhores profissionais da TVE e da Universidade Rey Juan Carlos.
Objetivos
O objetivo principal do Mestrado em Jornalismo Televisivo é formar futuros jornalistas audiovisuais que serão integrados nas redações multimédia dos principais canais de televisão dos mercados espanhol e ibero-americano.
Portanto, os objetivos do Mestrado são os seguintes:
- Capacitar o aluno para a integração nas novas redações multimídia dos canais de televisão.
- Ensine o aluno a traduzir os conceitos ideias, notícias, etc., em imagens.
- Mostrar ao aluno a nova estrutura do mercado audiovisual em Espanha e no mundo, para uma integração mais eficaz no mesmo.
- Mostrar as rotinas específicas da nova profissão jornalística num ambiente aberto e em mudança.
- Adaptar o aluno às novas modalidades contratuais do mercado televisivo.
- Compreender as sinergias entre a televisão, a rádio, a imprensa e a Internet e as consequências derivadas da profissão jornalística.
- Familiarizar o aluno com as novas técnicas e tecnologias utilizadas na produção de notícias.
- Compreender os tratamentos informativos de determinados acontecimentos através das experiências pessoais de profissionais de televisão.
- Integrar o aluno no circuito profissional proporcionando-lhe um currículo adequado ao exercício da profissão.
- Criar “redes de excelência” de profissionais de televisão que constituam a referência do setor em Espanha.
- Responder às exigências dos novos meios de comunicação, dotando-os de profissionais multimédia com uma concepção aberta do produto de informação.
- Ensinar o aluno a valorizar a notícia como produto de informação num mercado competitivo.
- E por fim, orientar o aluno sobre os novos desafios da profissão jornalística, como especialização, direitos autorais, ascensão da mídia local e globalização.etc.
Admissões
Currículo
Modalidade: Presencial
A conclusão de um programa clássico normalmente envolve a obtenção de 90 créditos ECTS
Editando e escrevendo notícias
Assuntos que serão abordados no módulo
- Estilo, linguagem e escrita
- Oficina de edição e redação I
- Oficina de edição e redação II
Objetivos:
- Conhecimento e domínio de técnicas de leitura e escrita diante da câmera. Assumir as diferenças e peculiaridades da televisão em relação aos demais meios de comunicação na criação e apresentação das notícias. Domínio e utilização dos recursos físicos disponíveis para uma transmissão mais eficaz das notícias.
- Conhecimento na busca, seleção e ordenação das notícias. Gestão de recursos, alocação de tempo para as diferentes notícias, design de resumo e estilo da notícia.
Gêneros informativos
Assuntos que serão abordados no módulo
- As notícias: análise, informação e avaliação
- Cobertura de coletivas de imprensa
- A reportagem televisiva
- informação especializada
- Histórias e criatividade na televisão. análise de notícias
- Criação de conteúdos noticiosos digitais e gestão de redes sociais.
Objetivos:
- Diferenciação dos diferentes formatos informativos televisivos, características, estrutura, peculiaridades e conceito de “género informativo”.Conhecimento e compreensão dos formatos mais adequados a cada tratamento informativo.
- Uma abordagem prática à cobertura de conferências de imprensa, um dos formatos de informação mais clássicos e comuns em organizações, entidades, grupos, etc. Conhecimento e diferenciação dos recursos e técnicas utilizadas nas conferências de imprensa, para condensar os elementos discursivos mais adequados à preparação de notícias.
- Conhecimento de técnicas e tecnologias de criação de conteúdos noticiosos digitais e de gestão de conteúdos noticiosos em redes sociais.
Apresentação e locução
Assuntos que serão abordados no módulo
- Técnicas de locução e voz
- Apresentação e direção em programas informativos
- Estilo e maquiagem
Objetivos:
- Controle de todas as habilidades essenciais para o uso correto e eficaz da voz.
- Conhecimento e utilização de recursos pessoais diante de uma câmera em programas jornalísticos. Leitura com AutoCue e apresentação de novidades com Chroma-key.
Câmera, edição e distribuição
Assuntos que serão abordados no módulo
- Tirar fotos, iluminar
- Edição e montagem de notícias
- O direto e a realização
Objetivos:
- Compreensão e conhecimento de técnicas e tecnologias de captação de imagens para geração de material informativo audiovisual.Influência e utilização de técnicas básicas de iluminação como recurso expressivo para captação de imagens.Criação de um formato de imagem "informativo" adequado à criação do produto informativo.
- Conhecimento de técnicas e tecnologias de edição digital em programas noticiosos: características, elementos diferenciadores, ritmo, conjunção e coordenação da banda de vídeo e áudio.Princípios gerais de montagem de imagens.
- Conhecimento prático das técnicas e tecnologias utilizadas na produção de telejornais: o papel da equipe de produção, as peculiaridades do gênero noticioso, o ritmo visual, a tomada de decisão ao vivo, o ponto de vista da câmera e sua influência na criação de o produto final.
- Conhecimento de técnicas e tecnologias de criação de conteúdos noticiosos digitais e de gestão de conteúdos noticiosos em redes sociais.
Projeto final de mestrado
O Projeto de Título Final consistirá na elaboração individual ou em grupo excepcional (máximo três pessoas) de um relatório audiovisual. Este deverá ser acompanhado de um relatório detalhando o processo de criação. adquiridos nas diferentes disciplinas do currículo do mestrado.
Resultado do programa
Competências Gerais
- Capacidade de compreender os principais debates atuais e avaliar os acontecimentos mediáticos decorrentes da situação atual.
- Capacidade de divulgar, de acordo com estratégias de comunicação, mensagens informativas atuais e complexas de forma coerente.
- Capacidade de fazer com que conhecimentos, ideias e debates de conteúdos informativos cheguem à sociedade através das diferentes modalidades jornalísticas.
- Capacidade de identificar e utilizar adequadamente fontes para o desenvolvimento de informação.
- Capacidade de atuar como profissional de comunicação que respeita os padrões legais e éticos da profissão.
Competências Específicas
- Dominar as diretrizes que regem a comunicação audiovisual para o desenvolvimento dos diferentes géneros noticiosos audiovisuais.
- O aluno deve ser capaz de traduzir os conceitos ideias, notícias, etc., em imagens