
Mestre em formação permanente em gestão estratégica de comunicação aplicada para profissionais de saúde
DURAÇÃO
150 Hours
LÍNGUAS
Espanhol
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Oct 2025
PROPINAS
EUR 7.500
FORMATO DE ESTUDO
Misturado
Introdução
A comunicação estratégica está cada vez mais presente em todas as atividades e setores profissionais. As Tecnologias de Informação e Comunicação trouxeram consigo inúmeros mecanismos, plataformas e interfaces de interligação social que requerem formação especializada.
A pandemia de Covid-19 revelou a urgência de os profissionais de saúde terem competências e capacidades de comunicação, para além da habitual interacção entre cuidados médicos. Não só ficou evidente a importância de aprender a comunicar de forma eficaz nas entrevistas aos meios de comunicação social e nas conferências de imprensa, mas também que todos os profissionais do sector da saúde souberam gerir de forma eficiente e eficaz a informação contra boatos e notícias falsas. redes sociais e para gerir situações de conflito e crise.
Neste mestrado blended learning, estruturado em quatro módulos de aprendizagem, você aprenderá tudo o que precisa para comunicar e gerenciar mídias sociais no contexto da saúde. Para isso, você compartilhará com vinte professores e pesquisadores de primeira linha de universidades espanholas e internacionais, especializados em cada um de seus temas, mas também com mais de 50 profissionais especializados do setor saúde, farmacêutico, seguradoras e públicos e privados. hospitais. , agências de comunicação e publicidade em saúde, associações e sindicatos profissionais e instituições públicas, entre outros, conferindo a este Mestrado uma vocação eminentemente prática, experiencial e de networking.
Algumas das organizações que colaborarão com masterclasses, apresentações convidadas e aulas práticas serão:
- Roche Pharma Espanha
- Telecinco
- Llorente e Cuenca
- Hospital Clínico São Carlos
- Hospital Universitário de La Princesa
- Hospital Universitário Gregorio Marañón
- Fundação Humanos
- Universidade Canadense Dubai
- Grupo ASISA
- farmaindustria
- Instituto de Medicina
- Aliança Espanhola de Saúde Privada
- vithas
- Associação Espanhola de Agências de Comunicação e Publicidade em Saúde (AEAPS)
- Dr.
- Comunicação e ponto
- Crescer Comunicação
- Havas Saúde e você
- Mídia MK
- popin_
- VMLY&Rx
- Comunicação e Estratégia da Comunideas
- Cícero Comunicação
- Associação Espanhola Contra o Câncer (AECC)
- Chiclete
- Lobby e comunicação do cariótipo
- e outros. farmacêutico
- Laboratórios Bial
- Jacobacci & Abril Advogados
Objetivos
O Mestrado em Gestão Estratégica da Comunicação Aplicada para profissionais do Sector da Saúde tem como objectivo geral formar futuros e actuais profissionais do sector da saúde, tanto no mercado espanhol como no mercado ibero-americano, para que possam adquirir as competências de comunicação estratégica necessárias. e habilidades. e poder aplicá-los de forma eficaz no desempenho diário da sua profissão quando necessário. Para tal, os objetivos específicos deste Mestrado são os seguintes:
- Ensinar ao aluno os diferentes canais utilizados na comunicação interpessoal para que ele possa efetivamente desenvolver todo o seu potencial, especialmente nas intervenções públicas.
- Mostrar a estrutura com que deve ser construída uma intervenção pública e conhecer as técnicas de apresentação para escolher as opções mais adequadas em cada contexto.
- Conhecer as peculiaridades da divulgação da saúde em ambientes científicos, bem como da promoção de produtos para a saúde, realizada diretamente com o médico.
- Sensibilizar a comunicação com o paciente e a interação durante a entrevista clínica, bem como a humanização em casos de doenças complexas e situações críticas.
- Capacitar o pessoal de saúde na sua relação com os jornalistas e nas intervenções perante os meios de comunicação.
- Ensinar os princípios e processos básicos da comunicação estratégica, bem como formar os alunos no desenvolvimento de um plano de comunicação para a sua empresa ou organização.
- Diferenciar as características da informação em saúde tanto nos meios gerais como nos especializados, bem como nos meios gráficos e audiovisuais.
- Mostrar as possibilidades de comunicação através das redes sociais, bem como detectar boatos, intrusões e desinformação na rede.
- Gerenciar as mensagens geradas pelo cidadão como paciente que podem causar danos tanto a um profissional quanto a uma organização e até representar um perigo para a saúde pública.
- Conheça as limitações legais e deontológicas sujeitas à utilização de determinados conteúdos e dados de terceiros no processo de comunicação e promoção de um profissional ou entidade de saúde.
- Conhecer os elementos relacionados com a comunicação de uma entidade ou organização no seu processo de interação com os seus diversos públicos.
- Compreender a comunicação necessária e eficaz de uma entidade com todos os seus públicos internos para motivá-los e criar um sentimento de pertença.
- Compreender a comunicação com os diferentes públicos externos com os quais a entidade se relaciona como uma necessidade orgânica e estratégica.
- Ensinar o processo de comunicação em situações de crise e a forma como uma organização deve responder aos meios de comunicação.
- Compreender as características da comunicação publicitária a partir do seu carácter persuasivo e dos seus diferentes tipos de mensagens.
- Aplicar os conceitos teóricos e práticos adquiridos à elaboração de um projeto estratégico de comunicação relacionado com a saúde.
Admissões
Currículo
Modalidade: Misto
A conclusão de um programa clássico normalmente envolve a obtenção de 60 créditos ECTS
Horas de contato: 150
Módulo A - Técnicas e ferramentas de comunicação oral para profissionais de saúde
- A1 - Comunicação oral eficaz e suas ferramentas (Presencial).
- A2 - Estrutura da mensagem e técnicas de apresentação.
- A3 - Divulgação da saúde no âmbito científico e promoção direta do setor farmacêutico.
- A4 – Comunicação com o paciente e humanização (Presencial).
- A5 - Media training e formação de porta-vozes (Presencial).
Módulo B – O Processo de Comunicação no setor saúde
- B1 - O processo e plano de comunicação em saúde.
- B2 - Informação especializada vs. Generalista: características da mensagem na imprensa, rádio e televisão.
- B3 - Comunicação do setor saúde em meios digitais.
- B4 - Comunicação nas redes sociais: quando o cidadão é o informante.
- B5 - Regulação e deontologia da comunicação na área da saúde.
Módulo C - Comunicação estratégica aplicada ao setor saúde
- C1 - Comunicação institucional: imagem, identidade e comunicação corporativa.
- C2 - Comunicação organizacional e gestão do bem-estar do público interno.
- C3 - Comunicação de projeção social para públicos externos.
- C4 - Gestão de riscos reputacionais: tratamento de crises sanitárias (Presencial).
- C5 - Comunicação publicitária no âmbito privado e institucional.
Módulo D - Pesquisa aplicada à comunicação no setor saúde
- D1 - Técnicas de pesquisa e redação de projetos
- D2 – Projeto Final de Mestrado (Defesa Presencial)