Mestrado em Intervenção Multidisciplinar na Diversidade em Contextos Educativos
Ourense, Espanha
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Espanhol
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
PROPINAS
EUR 739 *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* UE: € 591,00 - Fora da UE: € 738,75
Introdução
Conviver com a diversidade e, sobretudo, aprender dela e com ela, é requisito necessário para o desenvolvimento harmonioso das sociedades de hoje. O mestrado surge da constatação de que nos ambientes educativos, tanto formais como não formais, esta diversidade está presente.
Nem as instituições nem os profissionais que nelas atuam podem ignorar esta situação, devendo atender às demandas que a sociedade reclama por meio dos indivíduos e grupos afetados. São inúmeras as referências que, nos diferentes regulamentos educativos (p. , para o qual o currículo do ensino primário é estabelecido na Comunidade Autónoma da Galiza...), sugerem a necessidade de professores e professoras das diferentes etapas abordarem a intervenção educativa com especial atenção à diversidade do corpo discente.
Apesar da relevância que a legislação confere a esta vertente, a formação atualmente recebida pelos professores dos diferentes níveis de ensino, bem como pelas equipas de gestão, conselheiros, educadores sociais e outros profissionais sociocomunitários, não contempla a temática de forma holística. da diversidade. Por isso, é preciso qualificar os profissionais que atuam nesses campos laborais complexos, alguns deles emergentes, adequando assim sua formação e atuação profissional às novas demandas de uma realidade em que se reivindica a igualdade de tempo, a compensação das desigualdades. , e o direito à diferença.
Para colmatar esta lacuna formativa, a organização académica deste mestrado contempla diferenças originadas tanto por traços pessoais, como culturais e comunitários, refletindo a situação real que ocorre no mundo educacional e social atual. Os profissionais ligados à área educacional terão a oportunidade de refletir e adquirir habilidades para atuar em contextos nos quais uma diversidade pode estar presente por habilidades pessoais, gênero, idade, sistemas linguísticos e culturais, bem como por diferentes situações socioeconômicas, ambientes que são coletados no amplo quadro de atenção à diversidade.
O mestrado reflete a diversidade contida na Lei Orgânica 2/2006, de 3 de maio, da Educação, que, no seu título dedicado à Equidade na Educação, inclui as áreas que são tratadas neste mestrado:
- Alunos com necessidades educativas especiais.
- O corpo estudantil com altas habilidades intelectuais.
- O corpo discente com integração tardia no sistema educacional espanhol.
- A compensação das desigualdades na educação, que abrange também a igualdade de oportunidades no mundo rural.
Além disso, o mestrado é coerente e promove estudos universitários relacionados com o campo educativo, formal e não formal, e com os que se integram nos serviços sociais que apoiam o bom trabalho das instituições educativas, não coincidindo, aliás, com os seus conteúdos sem nenhum outro programa de pós-graduação galego.
Relaciona e alarga a formação oferecida pela Licenciatura em Educação Infantil, Licenciatura em Educação Primária, Licenciatura em Educação Social, Licenciatura em Serviço Social, integradas tanto no sistema universitário galego como na Universidade de Vigo, licenciaturas todas socialmente exigidos, como se pode constatar na evolução das matrículas dos últimos anos letivos.
Tanto os módulos em que se estrutura o mestrado, como o seu corpo docente (formação académica, linhas de investigação e experiência profissional) e as áreas de trabalho onde serão realizados os estágios previstos, integram adequadamente a interdisciplinaridade e o grau de especialização necessária para atender à formação e aos perfis profissionais necessários para atuar na diversidade.
Alunos ideais
O perfil de entrada ideal para mestrandos são pessoas que tenham interesses transversais especialmente ligados ao relacionamento interpessoal:
- Estar interessado no desenvolvimento humano e comunitário.
- Saber trabalhar em grupo, em equipas multidisciplinares e em contextos de diversidade.
- Possuir capacidade crítica, autocrítica e compromisso ético.
- Interessar-se pela formação democrática e solidária e pela resolução de conflitos.
Paralelamente, e dada a natureza interventiva do mestrado, os estudantes devem ser capazes de assumir situações de risco, ser criativos e saber conceber e avaliar programas de intervenção educativa.
Admissões
Currículo
Habilidades básicas
- CB06: Possuir e compreender conhecimentos que proporcionem uma base ou oportunidade para ser original no desenvolvimento e/ou aplicação de ideias, muitas vezes num contexto de investigação.
- CB07: Que os alunos saibam aplicar os conhecimentos adquiridos e a sua capacidade de resolução de problemas em ambientes novos ou pouco conhecidos em contextos mais amplos (ou multidisciplinares) relacionados com a sua área de estudo.
- CB08: Que os alunos sejam capazes de integrar conhecimentos e enfrentar a complexidade de formular julgamentos com base em informações que, sendo incompletas ou limitadas, incluem reflexões sobre as responsabilidades sociais e éticas vinculadas à aplicação de seus conhecimentos e julgamentos.
- CB09: Que os alunos saibam comunicar as suas conclusões e os últimos conhecimentos e razões que as sustentam a públicos especializados e não especializados de forma clara e inequívoca.
- CB10: Que os alunos possuam competências de aprendizagem que lhes permitam continuar a estudar de uma forma que será em grande parte autodirigida ou autónoma.
competências gerais
- CG01: Adquirir formação teórica de carácter multidisciplinar e compreender os fundamentos teórico-práticos relacionados com as áreas da diversidade, com destaque para as necessidades educativas especiais, interculturalidade, compensação de desigualdades, sexo/género e educação de adultos.
- CG02: Conhecer e analisar situações reais de diversidade que se possam refletir em contextos educativos, formais e não formais, envolvendo-se em processos sistemáticos de investigação.
- CG03: Estabelecer contacto direto com experiências inovadoras relacionadas com a diversidade, valorizando o seu interesse e as possibilidades de transferência para outros contextos profissionais semelhantes, bem como ser aplicável a situações novas e emergentes.
- CG04: Promover a aquisição de conhecimentos e competências adequadas à concepção, implementação e avaliação de propostas de intervenção no domínio da diversidade, oferecendo novas iniciativas para a resolução de problemas.
- CG05: Adquirir um compromisso ético no desenvolvimento da profissão, especialmente em relação ao apoio a grupos e setores sociais discriminados e desfavorecidos.
Competências específicas
- CE01: Compreender os princípios básicos das grandes áreas da diversidade numa perspetiva multidisciplinar, sendo capaz de descrever e comparar as diferentes correntes teóricas dominantes em cada área.
- CE02: Adquirir competências básicas na concepção, aplicação e avaliação de propostas de intervenção que visem trabalhar a diversidade, valorizando sobretudo contributos inovadores.
- CE03: Ser capaz de analisar as práticas profissionais relacionadas com o tratamento da diversidade, detectando pontos fortes e fracos, com especial ênfase nas de carácter inovador.
- CE04: Realizar estudos sistemáticos, especialmente aqueles que envolvam avanços nas práticas educativas, podendo divulgá-los de forma clara para diversos tipos de públicos.
- CE05: Elaborar materiais específicos para trabalhar a diversidade, avaliando, na medida do possível, sua aplicação na prática.
- CE06: Conhecer a legislação de base referente à diversidade nos contextos educativo e socioeducativo, analisando a sua implicação no exercício profissional.
- CE07: Identificar serviços de apoio escolar e sociocomunitário que possam ser úteis na área da diversidade.
- CE08: Planear e organizar o trabalho supervisionado, sendo capaz de pesquisar e analisar informação em diversas fontes, obter e analisar dados e elaborar corretamente um relatório relativo a um dos módulos do mestrado.
- CE09: Compreender, analisar e valorizar as dimensões éticas e políticas implícitas nos processos educativos formais e não formais em contextos de diversidade.
- CE10: Relacionar os conteúdos do mestrado com a experiência pessoal e com situações educativas reais, através da utilização de narrativas autobiográficas.
- CE11: Conhecer e aplicar processos de tomada de decisão relacionados ao tratamento da diversidade. Ser capaz de discernir as ideias em que se baseiam estas decisões, antecipando também os seus efeitos.
- CE12: Ser capaz de emitir uma avaliação crítica de programas, materiais e práticas educacionais e socioeducativas relacionadas à diversidade.
- CE13: Promover uma atitude positiva em relação a ideias e práticas educativas inovadoras relacionadas com a diversidade.
competências transversais
- CT01: Utilizar as novas tecnologias em diferentes contextos: formação, investigação, aplicação profissional, para divulgar e partilhar ideias, etc.
- CT02: Dominar diferentes estratégias metodológicas com o objetivo de melhorar comportamentos profissionais e facilitar a aprendizagem autónoma, através da utilização de recursos como contratos de aprendizagem, aprendizagem baseada em problemas ou utilização de portefólios.
- CT03: Adquira comportamentos respeitosos e prestativos. Seja sensível a todos os tipos de diversidade.
- CT04: Adquirir competências básicas de debate e apresentação de ideias bem fundamentadas.
- CT05: Favorece o trabalho cooperativo, assumindo responsabilidades e aceitando a disparidade de opiniões.
Resultado do programa
Objetivos gerais
- OG1: Ter adquirido conhecimentos avançados e demonstrado, em contexto de investigação científica e tecnológica ou altamente especializada, uma compreensão detalhada e fundamentada dos aspectos teóricos e práticos e da metodologia de trabalho numa ou mais áreas de estudo.
- OG2: Saber aplicar e integrar os seus conhecimentos, a sua compreensão, a sua fundamentação científica e as suas capacidades de resolução de problemas em ambientes novos e imprecisamente definidos, incluindo contextos multidisciplinares, tanto de investigadores como de profissionais altamente especializados.
- OG3: Saber avaliar e selecionar a teoria científica adequada e a metodologia precisa de suas áreas de estudo para formular julgamentos baseados em informações incompletas ou limitadas, incluindo, quando preciso e relevante, uma reflexão sobre a responsabilidade social ou ética vinculada à solução que é proposto em cada caso.
- OG4: Ser capaz de prever e controlar a evolução de situações complexas através do desenvolvimento de novas e inovadoras metodologias de trabalho adaptadas ao domínio científico/de investigação, tecnológico ou profissional específico, geralmente multidisciplinar, em que desenvolve a sua atividade.
- OG5: Saber transmitir, de forma clara e inequívoca, a um público especializado ou não especializado, os resultados da investigação científica e tecnológica ou da área de inovação mais avançada, bem como os fundamentos mais relevantes em que se baseiam.
- OG6: Ter desenvolvido autonomia suficiente para participar em projetos de investigação e colaborações científicas ou tecnológicas no seu âmbito temático, em contextos interdisciplinares e, quando apropriado, com elevada componente de transferência de conhecimento.
- OG7: Ser capaz de assumir a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento profissional e especialização em uma ou mais áreas de estudo.
Objetivos específicos
- OE1: Expandir a formação desde o primeiro ciclo, relacionada tanto com os campos conceptuais da diversidade em contextos educativos formais e não formais, como ser capaz de oferecer novas iniciativas na resolução de problemas, em que a sua fundamentação teórica é tão importante quanto o grau de originalidade e adaptação a contextos específicos.
- OE2: Adquirir formação multidisciplinar, pedagógica, didática, psicológica e sociocultural, sendo capaz de integrar conhecimentos e aplicá-los na resolução de problemas em contextos pouco conhecidos ou totalmente novos relacionados com a disciplina do mestrado.
- OE3: Ser capaz de integrar formação teórico-prática para ser capaz de fazer juízos de valor em situações de diversidade individual e cultural complexas, ambíguas e para as quais apenas se dispõe de informação limitada.
- OE4: Estar atento às implicações pessoais e sociais que podem surgir das nossas decisões, principalmente quando lidamos com grupos que podem sofrer algum tipo de marginalização causada pela sua diferença.
- SO5: Conseguir comunicar de forma clara e fundamentada as conclusões derivadas dos estudos ou decisões tomadas como profissionais, tanto para públicos especializados como, e principalmente, para públicos mais relacionados com o mundo do trabalho (outros colegas, gestores administrativos... ) e com os utilizadores dos serviços educativos e sociais a que se destinam.
- OE6: Conseguir desenvolver um processo de formação contínua, na linha da aprendizagem ao longo da vida, uma vez adquiridas competências relacionadas com a autonomia e a autoaprendizagem.