
Mestrado em História Moderna: Monarquia da Espanha Séculos XVI-XVIII
Santiago de Compostela, Espanha
DURAÇÃO
1 Years
LÍNGUAS
Espanhol, Galego
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Oct 2025
PROPINAS
EUR 854
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
A "Monarquia da Espanha" constituiu a mais formidável organização de poder na Europa nos séculos XVI e XVIII. Este mestrado interuniversitário pretende mergulhar, com uma abordagem revisionista, na singularidade da estrutura de poder que foi a “Monarquia de Espanha”, através da análise da cultura política que alimentou aquela noção monárquica, da política de engrandecimento dinástico e das suas conflitos e a religião informando a cultura.
A "Monarquia da Espanha" constituiu a mais formidável organização de poder na Europa nos séculos XVI e XVIII. Admirada e combatida ao mesmo tempo desde o momento da sua gestação, a monarquia marcaria a agenda política europeia entre 1500 e 1660.
O Mestrado em História Moderna "Monarquia de Espanha" séculos XVI-XVIII organizado e ministrado pela Universidade Autónoma de Madrid, a Universidade de Santiago de Compostela e a Universidade da Cantábria, através de uma abordagem revisionista e multidisciplinar, pretende aprofundar a singularidade da essa estrutura de poder que era a "Monarquia de Espanha", tendo em conta várias linhas:
- A análise da cultura política de fundo que alimentava aquela noção monárquica, com a sua aspiração ao poder universal e a sua capacidade de possibilitar uma extraordinária diversidade territorial e organizacional.
- A política de engrandecimento dinástico, com sua sequência de conflitos, representou um desafio permanente em relação à busca dos recursos necessários, o que levou ao declínio do Império.
- A institucionalização da religião e a condição singular da Monarquia da Espanha como "monarchia in ecclesia" ou monarquia católica. Da mesma forma, a análise da cultura popular constitui um contraste obrigatório que nos permitirá oferecer uma leitura desde baixo.
Currículo
As atividades letivas são realizadas durante todo o ano letivo no período da tarde para serem compatíveis com outras atividades.
Para obter o grau é necessária a aprovação num total de 60 ECTS, distribuídos por dois semestres.
Oferece uma escolha entre uma dupla orientação (investigação e profissional). A distribuição dos créditos a serem aproveitados dependerá do itinerário escolhido:
Itinerário de pesquisa
- Módulo 1: Disciplinas Obrigatórias (20 ECTS)
- Módulo 2: Disciplinas Opcionais (20 ECTS)
- Módulo 3: Seminários Internacionais (5 ECTS)
- Módulo 4: Dissertação de Mestrado (15 ECTS)
Itinerário profissional
- Módulo 1: Disciplinas Obrigatórias (20 ECTS)
- Módulo 2: Disciplinas Opcionais (10 ECTS)
- Módulo 3: Seminários Internacionais (5 ECTS)
- Módulo 4: Prática (10 ECTS)
- Módulo 5: Dissertação de Mestrado (15 ECTS)
A maioria das disciplinas é oferecida presencialmente e online. O objetivo dessa dupla proposta é que as disciplinas possam ser cursadas simultaneamente por alunos matriculados em todos os campi. De igual modo, esta oferta online destina-se também a estudantes que, por motivos derivados da sua dedicação a outras profissões, tenham impossibilidade de frequentar regularmente as aulas.
As línguas de ensino são o espanhol e o galego, mas a documentação deverá ser fornecida em outras línguas (inglês, francês e português).
Resultado do programa
Conhecer e compreender a um nível avançado os sistemas e estruturas sociais, económicos, institucionais, culturais, ideológicos e religiosos que constituem os territórios que constituíram a Monarquia de Espanha.
Formular julgamentos e análises críticas sobre a “Monarquia de Espanha”, e desenhar abordagens relacionadas com o tema, que podem ser objeto de investigação.
Galeria
Oportunidades de carreira
Iniciar a formação básica na área de arquivo, biblioteconomia e utilização de documentação histórica relacionada à História Moderna da Monarquia Espanhola.
Com o conhecimento adquirido, o aluno está habilitado a:
- Fazer um primeiro contacto com instrumentos de catalogação, descrição de colecções, tipologias documentais, inventários analíticos, tabelas de classificação, bases de dados específicas, projectos de digitalização de documentos e imagens, concepção e desenvolvimento de projectos de arquivo e biblioteconomia, etc. tudo isso referente à monarquia na ss. XVI-XVIII.
- Uma primeira abordagem a outros elementos complementares ligados ao arquivo histórico e à biblioteconomia como o restauro e tipologias de papel, a encadernação e restauro de obras históricas, a aquisição de novas obras, ex-libris, o ornamento do livro histórico, etc.