
Mestrado em Inteligência Artificial
Santiago de Compostela, Espanha
DURAÇÃO
18 Months
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Oct 2025
PROPINAS
EUR 1.089
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
O Mestrado em Inteligência Artificial (IA) centra-se na formação universitária numa das áreas que mais interesse desperta na área da Informática, tanto do ponto de vista científico-académico como das suas aplicações em múltiplos domínios de atividade. Nos últimos anos, a IA experimentou um desenvolvimento excepcional, motivado pelo surgimento de tecnologias que significaram um grande avanço na disciplina e pela disponibilidade de recursos de hardware que tornaram viável sua aplicação em diferentes domínios.
Alunos ideais
Perfil admissão
Para ingresso no Mestrado em Inteligência Artificial recomenda-se que a formação dos alunos seja de perfil científico-tecnológico:
- Licenciatura em Engenharia Informática
- Licenciatura em Ciência e Engenharia de Dados
- Licenciatura em Inteligência Artificial
- Licenciatura em Robótica
- Licenciatura em Matemática
- Licenciatura em Física
- Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações
- Licenciatura em Engenharia Industrial
No caso dos alunos que solicitem admissão e possuam um diploma diferente dos constantes da lista anterior, a sua admissão será avaliada com base na possibilidade de justificarem que os seus estudos anteriores conduziram à aquisição dos conhecimentos recomendados incluídos nesta lista. mesma seção.
Além disso, é desejável que os futuros alunos de Mestrado em Inteligência Artificial possuam as seguintes competências:
- Habilidades básicas no manuseio de novas tecnologias.
- Capacidade de abstração, análise, síntese e raciocínio lógico.
- Capacidade de trabalho em equipe.
- Sentido de organização, atenção aos detalhes e praticidade.
- Curiosidade, imaginação, criatividade, inovação e espírito empreendedor.
- Interesse pelos avanços científicos e tecnológicos.
Os seguintes são indicados como conhecimentos recomendados:
- Matemática (análise, álgebra linear, geometria, estatística básica e probabilidade).
- Programação, estruturas de dados e algoritmos.
- Fundamentos da estrutura do computador.
Dado que o mestrado é ministrado integralmente em inglês, recomenda-se que os alunos tenham um conhecimento mínimo de inglês correspondente ao nível B1 do quadro comum europeu de referência.
Não estão previstos suplementos de treino para aquisição de conhecimentos básicos prévios.
Resultado do programa
É objetivo principal do programa desenvolver as aptidões e competências necessárias nos paradigmas mais atuais e interessantes no domínio da IA e sua aplicação à resolução de problemas. A IA será abordada não só a partir de um nível técnico, mas também a partir de um prisma humanístico centrado na pessoa, e com um carácter marcadamente prático e aplicado, visando a implementação eficaz de sistemas inteligentes para múltiplas aplicações e nos mais diversos sectores.
Currículo
O plano de estudos é composto por 90 ECTS, divididos em três semestres, sendo os dois primeiros divididos em bimestres. O Master consiste em vários blocos de treinamento: Fundamentos de IA, Raciocínio, Processamento de Linguagem Natural, Aprendizado de Máquina, Visão Computacional, Robótica e Aplicações de IA.
O plano de estudos é composto por 10 disciplinas obrigatórias (6 de 3 créditos e 4 de 6 créditos), oferta de 17 disciplinas optativas, estágios em empresas (6 ECTS) e Dissertação de Mestrado (TFM, 12 ECTS).
O ensino é ministrado conjuntamente pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), pela Universidade da Corunha (UDC) e pela Universidade de Vigo (UVIGO). Especificamente, a licenciatura é coordenada pela Escola Técnica Superior de Engenharia (ETSE) da USC e pela Faculdade de Informática da Corunha e pela Escola Superior de Engenharia Informática (ESEI) da UVIGO.
Oportunidades de carreira
Atualmente, existe uma grande procura por profissionais com competências nesta área, abrangendo profissões como gestores de inteligência artificial (CAIO), engenheiros de IA, consultores de mineração de dados, cientistas de machine learning, consultores de PNL, desenvolvedores de IA, arquitetos de sistemas de IA, etc. . Outra oportunidade profissional é a pesquisa tanto na área acadêmica quanto empresarial.