
Mestrado em Humanidades (MA) in
Mestrado em Paz, Conflito e Democracia University of Cyprus

Introdução
- O programa foi desenvolvido para estudantes interessados em entender questões e desafios centrais no estudo interdisciplinar da paz, conflito e democracia globalmente.
- É liderado por nossa equipe acadêmica premiada em diferentes regiões do mundo, sinalizando a orientação global do programa.
- É ministrado por cientistas políticos, sociólogos, jornalistas e antropólogos, expondo os alunos a diferentes abordagens disciplinares para o estudo da paz, conflito e transformação democrática.
- O programa de mestrado tem a duração de 18 meses (90 ECTS) num total de três semestres.
- Nos dois primeiros semestres, os alunos participarão de cursos voltados para o desenvolvimento de suas habilidades teóricas, metodológicas e práticas.
- No terceiro semestre, os alunos desenvolverão um projeto de pesquisa independente (dissertação) sob a supervisão de um docente experiente.
Localização
O programa está situado em Nicósia, oferecendo aos alunos uma experiência única de estudos de paz e conflito em um ambiente de pesquisa seguro.
Corpo docente de classe mundial
Nossos acadêmicos publicam resultados de suas pesquisas premiadas e de ponta nos principais periódicos da área e possuem experiência em regiões ao redor do mundo.
Interdisciplinaridade
Refletindo a estrutura interdisciplinar única dos departamentos de acolhimento (Ciência Política, Sociologia, Jornalismo), o programa familiarizará os alunos com várias abordagens disciplinares para o estudo da paz, conflito e transformação democrática.
Construindo seu portfólio
O programa oferece uma ampla gama de disciplinas eletivas, incluindo nacionalismo e conflito étnico, radicalização, engenharia eleitoral, jornalismo de paz, topografias de conflito e gênero em cenários de conflito, permitindo que os alunos adaptem seus estudos aos seus interesses.
Dissertação Visual
Os alunos terão a oportunidade de produzir um pequeno documentário independente sob a supervisão de professores experientes em mídia audiovisual/estudos cinematográficos.
Pequenos grupos de pesquisa
Workshops conduzidos por alunos são projetados para apoiar as habilidades metodológicas dos alunos, treinamento em ética e experiência de aprendizado.
Galeria
Admissões
Currículo
Conteúdo e estrutura do programa
Como parte de seus cursos básicos, os alunos irão concluir uma dissertação (30 ECTS) e três disciplinas obrigatórias (22,5 ECTS). Paralelamente, os alunos podem selecionar até cinco disciplinas eletivas (37,5 ECTS) de uma variedade de cursos interdisciplinares, cada um explorando um aspecto diferente da Paz, Conflito e Transformações Democráticas.
I. Cursos Básicos/Obrigatórios (22,5 ECTS)
- SPS 619 Fundamentos da Paz e Transformação de Conflitos (7,5 ECTS)
O curso fornece uma introdução abrangente às teorias fundamentais de violência/conflito, justiça de transição, consolidação da paz e reconciliação pós-conflito. - Fundamentos da Democracia (7,5 ECTS)
O módulo é projetado para apresentar aos alunos as principais teorias da democracia e avaliar criticamente os desafios contemporâneos à democracia. - SPS 620 Investigação Aplicada (7,5 ECTS)
O curso apresenta aos alunos os fundamentos da pesquisa empírica nas ciências sociais com foco na metodologia de pesquisa de paz e conflito.
II. Disciplinas Eletivas (37,5 ECTS)
- SPS 621 Nacionalismo e Conflito Étnico (7,5 ECTS)
O curso explora os principais debates sobre nacionalismo e os principais escritos sobre conflitos étnicos, além de explorar diferentes abordagens metodológicas para o estudo do nacionalismo. - SPS 622 Guerra e Paz: Uma História de Ideias (7,5 ECTS)
O curso examina como questões centrais de guerra e paz foram abordadas na história do pensamento político ocidental, concentrando-se nas formas pelas quais elementos de ideias de guerra e paz sofreram transformações para se adequar a certos contextos e desenvolvimentos históricos ao longo dos últimos séculos . - SPS 623 Eleições e Democracia após Conflito (7,5 ECTS)
O curso é projetado para apresentar aos alunos os desafios e dilemas que as sociedades pós-conflito enfrentam em seu esforço para criar instituições políticas inclusivas. Abrange uma ampla gama de questões, incluindo a engenharia eleitoral pós-conflito e o papel da comunidade internacional nas transições democráticas. - SPS 624 Topografias de Paz e Conflito (7,5 ECTS)
O curso é projetado para mapear e analisar a política em torno de zonas de guerra e desastre, paz e parques ecológicos, bases militares, zonas tampão, estados de fato, cidades divididas, pátrias indígenas, patrimônio cultural, biocolonialismo e recursos comuns. - SPS 625 Dinâmica do Radicalismo & Conflito na Democracia (7,5 ECTS)
O curso abrange uma ampla variedade de processos de radicalização em contextos democráticos. Pretende familiarizar os alunos com estes processos e oferecer ferramentas teóricas e analíticas para melhor apreciar a dinâmica da radicalização e avaliar criticamente os métodos utilizados para estudá-los. - SPS 626 Direitos Humanos, Género e Transformação de Conflitos (7,5 ECTS)
O curso visa desenvolver a capacidade dos alunos de compreender o papel complexo que os direitos humanos e o gênero desempenham no desenvolvimento de Pathways para transformação de conflitos, construção de peças e democratização pós-conflito. - SPS 627 Relato de Paz e Conflito (7,5 ECTS)
O curso examina o papel da mídia e do jornalismo profissional em processos de construção de paz/conflito, as dimensões éticas do jornalismo de confronto e paz, bem como o impacto mais amplo das reportagens de mídia digital/social em sociedades profundamente divididas. - SPS 628 Tópicos Especiais em Paz, Conflito e Democracia (7,5 ECTS)
Este é um curso que apresenta novos temas de ensino oferecidos pela equipe acadêmica do departamento e por palestrantes convidados. A cada ano, o curso explora um tópico diferente em estudos de paz e conflito. - Estágio SPS 629 (7,5 ECTS)
O curso é voltado para melhorar as habilidades de empregabilidade dos alunos por meio de um estágio em uma organização local.
III. Obrigatória – Dissertação (30 ECTS)
- SPS 632 Dissertação de Mestrado (30 ECTS)
Os alunos têm a oportunidade de enviar uma tese de 15.000 palavras em formato escrito ou utilizar a experiência interna e as instalações modernas do departamento doméstico para produzir uma dissertação visual na forma de um pequeno documentário com uma pesquisa complementar de 5.000 palavras papel.