MA em Liderança Cultural (Pesquisa)
Groningen, Reino dos Países Baixos
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
01 May 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
01 Sep 2025
PROPINAS
EUR 18.700 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* Estudantes UE / EEE: € 2168 | Estudantes fora da UE / EEE: € 14.300
Introdução
Cultura e patrimônio são os pilares da sociedade. Em uma era marcada por mudanças rápidas, líderes culturais ambiciosos e críticos devem promover o núcleo cultural de uma sociedade sustentável.
A cultura define a humanidade. Gerenciar a valorização e a transmissão da cultura por meio de políticas, empreendedorismo e educação através das gerações é, portanto, uma responsabilidade fundamental para uma sociedade sustentável. Em nossa sociedade moderna, a cultura deve ser negociada, pois é moldada pela digitalização e novas mídias, diversidade étnica e cultural, mudanças de público e circunstâncias econômicas, redução dos fundos públicos e perda de consciência histórica compartilhada. A missão da trilha do Mestrado em Pesquisa em Liderança Cultural é treinar seus alunos para conduzir pesquisas acadêmicas em processos de liderança cultural. Nós os equipamos com conhecimentos acadêmicos essenciais, bem como habilidades analíticas e estratégicas, para que possam levar a cultura adiante de maneira crítica, sustentável e criativa e, finalmente, se tornarem líderes culturais.
A fim de ampliar a visão de nossos alunos sobre suas próprias culturas e proporcionar-lhes a oportunidade de trocar ideias com seus colegas, unimos forças com a Universidade Roma Tre. Os alunos passam o segundo semestre do primeiro ano em Roma. Este período termina com uma Escola de Primavera no Royal Netherlands Institute em Roma (KNIR).
Por que estudar este programa em Groningen?
A definição ampla do programa de liderança cultural e sua configuração multidisciplinar o distingue dos programas oferecidos em outros lugares na Holanda e no exterior que lidam apenas com áreas específicas da cultura, bem como de programas que abordam principalmente os aspectos organizacionais e gerenciais do campo cultural.
Pesquisar
A pesquisa de mestrado oferece a possibilidade de contribuir para uma agenda de pesquisa internacional sobre o tema da liderança cultural. Nosso programa de pesquisa identifica liderança cultural como qualquer prática cultural que cria ou fortalece as interações entre as artes e os debates sociais em um contexto local, nacional ou transnacional.
Encorajamos pesquisas transdisciplinares sobre liderança cultural, explorando e incluindo perspectivas de estudos de Arqueologia, História, Língua e Cultura e Artes e Cultura. Empregamos perspectivas analíticas, críticas e cognitivas.
Currículo
Ano 1
No primeiro ano, os alunos fazem cursos.
O primeiro semestre é ministrado em Groningen. Os alunos fazem uma ou duas disciplinas eletivas (10 ECTS no total), dependendo do seu grau de bacharel e outros interesses. Eles também seguem os cursos Liderança Cultural I e Liderança Cultural II, além de Políticas de Artes Públicas no Contexto Global e O Líder Cultural Global / Local.
O segundo semestre é ministrado em Roma. Os alunos fazem uma ou mais disciplinas eletivas (15 ECTS no total), novamente dependendo do seu diploma de bacharelado e outros interesses. Eles também seguem os cursos de Patrimônio, Mídia e Sustentabilidade e Conscientização Cultural. Parte deste último curso é uma Escola de Primavera de cinco dias no Royal Netherlands Institute (KNIR) em Roma em junho.
Cursos
- Teorias de Cultura e Pesquisa (5 CE)
- Liderança Cultural (10 CE)
- Eletivas disciplinares (Groningen) (10 CE)
- Política de artes públicas em contexto global (Groningen) (5 CE)
- Eletivas disciplinares (Roma) (15 CE)
- Patrimônio (Roma) (5 CE)
- Media (Roma) (5 CE)
- Sustentabilidade e Consciência Cultural (Roma) (5 CE)
Ano 2
No segundo ano, os estudantes fazem um estágio de pesquisa e escrevem sua tese.
No terceiro semestre, os alunos projetam sua pesquisa de tese e iniciam seu estágio de pesquisa de seis meses em uma instituição cultural (na Holanda ou no exterior). Em janeiro, eles participarão de uma escola de inverno de dois dias em Groningen, relacionada ao projeto de pesquisa realizado em sua instituição anfitriã.
No quarto semestre, eles terminam o estágio e escrevem sua tese.
Cursos
- Preparação de tese, incluindo aula de Metodologia (15 EC)
- Estágio de Pesquisa, incluindo Winter School (Groningen) (30 CE)
- Redação de tese (15 EC)
Opções do programa
Programa de Mestrado (programa de mestrado)
Estudar no exterior
- Estudar no exterior é obrigatório
- Por uma média de 24 semanas
- Máximo de 30 EC
Todos os alunos passam o segundo semestre do primeiro ano em Roma, onde fazem cursos na Roma Tre University e participam de uma Spring School no Royal Netherlands Institute em Roma (KNIR). No segundo ano, uma série de estágios de pesquisa são oferecidos por instituições parceiras fora da Holanda.
Admissões
Oportunidades de carreira
Perspectivas de trabalho
Os graduados em Liderança Cultural encontram empregos como:
- empreendedores culturais, projetando, promovendo e organizando eventos culturais em uma variedade de escalas: de festivais (inter) nacionais a projetos regionais e locais;
- administradores culturais, formuladores de políticas e educadores que trabalham em diferentes níveis de governo, fundações públicas e instituições pedagógicas;
- críticos de mídia cultural, trabalhando em mídia impressa, audiovisual e eletrônica.