
Mestrado em Política, Economia e Filosofia
Hamburg, Alemanha
DURAÇÃO
4 Semesters
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total, Tempo parcial
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
PROPINAS
EUR 340 / per semester
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
No programa de mestrado em Política, Economia e Filosofia (PEP), você aprende a analisar processos de tomada de decisão individuais e coletivos para posteriormente resolver problemas nas áreas de política, governança corporativa ou relações internacionais. Este programa rigoroso e orientado para a pesquisa concentra-se nas teorias e métodos atuais da ciência política, economia e filosofia.
As nossas vidas são determinadas por decisões: na política e na economia, mas também nas nossas vidas privadas. Quer se trate de um maior envolvimento cívico na política, de tomada de decisões em hierarquias empresariais planas ou íngremes, ou de tratados internacionais que apelam à tomada de decisões partilhada, cada decisão é uma conjuntura crítica que afecta o curso subsequente.
Analisando decisões individuais e coletivas
No programa de mestrado em Política, Economia e Filosofia (PEP), você aprende a analisar processos de tomada de decisão individuais e coletivos para posteriormente resolver problemas nas áreas de política, governança corporativa ou relações internacionais. Este programa rigoroso e orientado para a pesquisa concentra-se nas teorias e métodos atuais da ciência política, economia e filosofia.
Deixe-se inspirar e você poderá esperar um curso de estudos que o guiará em direção a formas de pensar novas, diferentes e, acima de tudo, voltadas para o futuro.
Por que você deveria estudar Pep em Hamburgo
É provavelmente da natureza das coisas que, onde as correntes de transportes e bens da economia mundial correm juntas, o pensamento também flua em contextos mais amplos. Neste contexto, uma metrópole portuária como Hamburgo é o local certo para contemplar fundamentalmente os aspectos políticos, económicos e filosóficos que influenciam as democracias e as economias.
Aqui, onde atracam os maiores navios porta-contentores do mundo, onde mais de 460 empresas só da Ásia têm as suas sedes ou filiais europeias, ou onde a indústria aeroespacial com a Airbus aponta o caminho para o futuro, o mundo globalizado é tangível. O facto de a Faculdade de Economia e Ciências Sociais da Universität Hamburg estar a apenas um salto de distância das docas e terminais e da Elbphilharmonie aumenta o apelo de um campus que atrai cada vez mais estudantes internacionais para Hamburgo.
Galeria
Admissões
Currículo
O currículo do PEP consiste em um curso preparatório não obrigatório, cinco módulos obrigatórios, um módulo eletivo obrigatório e a dissertação de mestrado.
Curso Preparatório Microeconomia Intermediário
O curso preparatório não obrigatório Microeconomia Intermediária apresenta aos alunos os fundamentos da microeconomia e é indispensável para a compreensão dos cursos obrigatórios de economia do seu programa de mestrado. É particularmente recomendado para aqueles alunos que não possuem o diploma de bacharel em economia. O curso ocorre em bloco antes do início dos cursos regulares do primeiro semestre.
Módulo Obrigatório 1: Epistemologia e História das Ideias
Este módulo oferece uma visão geral da epistemologia moderna, da filosofia da ciência e da história do pensamento econômico. Os alunos aprendem a deliberar sobre a base metodológica das disciplinas, adquirem conhecimentos sobre a história do pensamento económico e aprendem a refletir sobre os debates da economia atual com base na história do pensamento económico.
- Epistemologia das Ciências Sociais: Esta aula apresenta aos alunos questões relacionadas à construção, funcionalidade e desenvolvimento de teorias empíricas. Conceitos como “causalidade” desempenham um papel central. Outros focos temáticos são a correlação entre o desenvolvimento da teoria e o desenvolvimento de conceitos, a relação entre teorias e modelos e o exame das controvérsias em torno das abordagens explicativas e interpretativas nas ciências sociais. Essas questões serão explicadas e discutidas usando pontos de vista clássicos selecionados dentro da filosofia da ciência e debates acadêmicos atuais.
- História do Pensamento Econômico: Este curso discute os seguintes tópicos do ponto de vista da história da teoria econômica: decisões individuais, seus efeitos macroeconômicos (no bem-estar), mecanismos de coordenação explícitos e implícitos, a possibilidade ou necessidade de intervenção soberana, etc. e analisa diferentes soluções de várias escolas de pensamento. O curso explora e reflecte criticamente sobre a evolução da teoria económica, por exemplo, na tradição clássica de Smith, Mill e Marx ou utilizando controvérsias políticas e económicas seleccionadas dos séculos XIX e XX.
Módulo Obrigatório 2: Filosofia e Economia da Escolha Individual e Social
Este módulo é dedicado à análise positiva e normativa da tomada de decisão individual e coletiva. Os alunos aprendem sobre o conflito fundamental entre critérios normativos básicos na tomada de decisão coletiva e familiarizam-se com questões de justiça distributiva e com teorias éticas que são particularmente relevantes para o estudo da tomada de decisão em política e economia.
- Escolha Social e Bem-Estar: O curso trata dos aspectos éticos e positivos da economia do bem-estar, bem como das implicações materiais da tomada de decisão coletiva e dos procedimentos de votação. Aborda com maior detalhe as principais conclusões relativas à agregação de preferências (por exemplo, os teoremas de impossibilidade de Arrow, Sen e Gibbard-Satterwaite).
- Ética: Esta palestra aborda questões nas áreas de metaética, ética normativa e ética aplicada. Na área da metaética, o curso aborda questões relativas à semântica das expressões morais, ao exame de posições cognitivas e não cognitivas e à sua ligação ao debate realismo/anti-realismo. No domínio da ética normativa, o curso oferece uma visão geral das posições deontológicas e teleológicas mais importantes. Na área de ética aplicada, o curso aborda questões particularmente relevantes para economistas. Isto inclui questões como a justiça distributiva.
Módulo Obrigatório 3: Decisões Individuais e Coletivas
Neste módulo, os alunos adquirem conhecimentos básicos da teoria descritiva das decisões individuais e coletivas. Além disso, aprendem a aplicar métodos económicos para analisar o comportamento de agentes políticos como governos, partidos e grupos de lobby.
- Escolha Pública: O curso apresenta os conceitos fundamentais da teoria clássica da escolha pública. Trata do modelo comportamental e da gama de instrumentos metodológicos em economia aplicados a agentes, instituições e processos políticos. Agentes políticos como governos, partidos, administrações ou grupos de interesses especiais são modelados como agentes racionais de maximização da utilidade. O curso também aborda novas descobertas decorrentes da consideração do comportamento limitadamente racional e do desenho e efeito das instituições. A escolha pública inclui uma série de subteorias: a teoria da agregação de preferências, a economia política constitucional e a teoria económica da democracia, autocracia, grupos de interesses especiais e burocracia.
- Economia Comportamental: O curso aborda insights fundamentais da economia comportamental, que se baseiam principalmente em experimentos de laboratório sobre a tomada de decisões individuais e coletivas. Os participantes discutem desvios da teoria da decisão normativa e possíveis explicações para descobertas empíricas que levaram a novas teorias descritivas, como a teoria da perspectiva ou a teoria das preferências sociais.
Módulo Obrigatório 4: Instituições na Perspectiva Econômica e Política
Neste módulo, os alunos desenvolvem a capacidade de analisar o efeito das instituições nas decisões individuais e colectivas no contexto da teoria económica e política. Eles aprendem a analisar organizações nacionais e internacionais específicas e os textos legais e contratos a que estão sujeitos. Além disso, os alunos aprendem como aplicar teorias políticas modernas a questões de economia do bem-estar e processos de tomada de decisão individuais e coletivos e são treinados para derivar e justificar posições normativas baseadas nessas teorias.
- Economia Política Internacional: O curso aborda problemas selecionados da economia política internacional, examinando campos específicos de políticas. Os tópicos podem incluir a análise da política comercial por meio da teoria econômica internacional estratégica, a economia política da migração internacional, a economia política das relações monetárias e financeiras internacionais, tratados internacionais para o meio ambiente e o uso de recursos. O curso analisa instituições como o GATT (OMC), o FMI, o Banco Mundial e instituições selecionadas da UE.
- Economia e Política das Instituições: O curso aborda em profundidade os problemas da tomada de decisão coletiva. No centro do curso está a ação estratégica de diferentes agentes, como governos, partidos, grupos de interesses especiais e consumidores. Demonstrará como os resultados políticos ou de mercado são determinados através de instituições, ou seja, regras e regulamentos formais ou informais, e como são influenciados pela sua concepção.
- Teoria Política: O curso aborda os problemas conceituais e práticos do constitucionalismo moderno e da democracia moderna, bem como abordagens de governança e conformidade e a conceituação de normas fundamentais, como direitos constitucionais, cidadania, Estado de direito e direitos humanos, para o este último também pertencente à sociedade internacional. As obras de Rawls, Dworkin, Sandel, Habermas, Tully, Taylor, Nozick, Sen, Jean Cohen, Slaughter, Kratochwil e Byers, entre outros, serão discutidas durante o curso. Será dada especial atenção aos elementos conceptuais das relações entre os agentes (e instituições) do mercado, o direito, a cultura e a política (ver também a ligação à unidade curricular Escolha Social e Bem-Estar).
Módulo Obrigatório 5: Seminários Interdisciplinares
Nos seminários interdisciplinares, métodos e resultados da filosofia, economia e política são aplicados, consolidados e contrastados tendo em vista problemas específicos de tomada de decisão individual e coletiva. Os alunos devem escolher dois dos três seminários interdisciplinares.
- Seminário Interdisciplinar em Política e Economia: Diversos temas relativos às decisões individuais e coletivas com foco na integração das disciplinas da ciência política e da economia.
- Seminário Interdisciplinar de Filosofia e Economia: Temas diversos relativos às decisões individuais e coletivas com foco na integração das disciplinas de filosofia e economia.
- Seminário Interdisciplinar de Filosofia e Política: Temas diversos relativos às decisões individuais e coletivas com foco na integração das disciplinas de filosofia e ciência política.
Módulos Eletivos Necessários
As disciplinas do módulo eletivo obrigatório podem ser escolhidas em uma lista de cursos livres oferecidos pela Faculdade de Administração, Economia e Ciências Sociais e pela Faculdade de Ciências Humanas.
Tipos de instrução: Palestra, seminário ou curso interativo.
Tipo de exame: Os exames das componentes do módulo serão realizados nos termos do §13 (4) do Regulamento do Exame. O tipo exato de exame será anunciado antes do início de cada curso.
A carga de trabalho total do módulo: O módulo compreende um total de 12 CP. Dois cursos com 6 CP estão listados no currículo.
Cursos com menos ou mais de 6 CP também podem ser oferecidos. Neste caso, o módulo poderá ser concluído com mais de dois cursos.
As disciplinas eletivas de filosofia são concluídas com 6 CP e um trabalho final avaliado.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
Você quer fazer pesquisa ou planeja seguir carreira no setor privado? Você está interessado no setor financeiro ou gostaria de trabalhar em uma instituição governamental ou ONG ou... talvez na mídia?
Quando você conclui com sucesso um mestrado PEP na Universität Hamburg, as portas estão abertas para você em quase todos os lugares. Isso porque o programa de mestrado interdisciplinar do corpo docente da WiSo goza de excelente reputação tanto nacional quanto internacionalmente.
Metrópole portuária com infraestrutura intelectual
Se você quiser ficar em Hamburgo por um período mais longo, possibilidades interessantes se apresentam na esfera mais ampla dos centros de pesquisa da Universität. Por exemplo, o “Instituto de Investigação para a Paz e Política de Segurança”, o “Centro de Investigação de História Contemporânea”, o “Instituto de Investigação Social” e o “Instituto de Estudos Avançados (HIAS)”, bem como a “Fundação Körber” são todos com sede em Hamburgo. Hamburgo é a capital mediática da Alemanha; é o local de ONG socialmente empenhadas e um centro de empresas e agências dinâmicas que abordam a questão da “sustentabilidade”.