
Mestrado em Ciências (MSc) in
Mestre em Ciências Integrativas de Plantas
University of Helsinki

Informação chave
Localização do campus
University of Helsinki, Finlândia
línguas
Inglês, Finlandês, Sueco
Formato de estudo
No campus
Duração
2 anos
Ritmo
Tempo total
Propinas
EUR 15.000 / per year *
Prazo de inscrição
03 Jan 2024
Data de início mais cedo
Aug 2024
* para alunos não pertencentes à UE / EEE
Introdução
Como as plantas podem nos ajudar a enfrentar os desafios globais?
A vida na Terra depende da energia solar capturada pelas plantas - elas são a base da maioria das cadeias alimentares e sustentam o funcionamento de todos os principais ecossistemas. As plantas liberam o oxigênio que respiramos. Eles convertem energia solar em energia química, fornecendo alimentos, fibras, fontes de energia renováveis e matérias-primas para muitas indústrias. As plantas não realizam esses processos isoladamente. Eles interagem com outros organismos e com o ambiente físico e químico, comunicam-se e ajustam-se ativamente às suas circunstâncias. Como eles fazem essas coisas nos níveis molecular, fisiológico e funcional e como podemos lucrar com a compreensão disso?
Quando você se formar no Programa de Mestrado em Ciências Integrativas de Plantas, você terá as respostas atuais, com base em pesquisas de ponta de nossos cientistas, para essas grandes questões e muito mais.
Estudando
O Programa de Mestrado em Ciências Integrativas de Plantas é um programa conjunto da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais e da Faculdade de Agricultura e Silvicultura , que garante um currículo excepcionalmente abrangente. Você poderá estudar a diversidade de plantas silvestres e cultivadas do Ártico aos Trópicos, bem como as funções das plantas desde o nível molecular, como a ontogenia e a regulação do crescimento e diferenciação, até o nível do ecossistema.
Por que Ciências Integrativas de Plantas?
Quando você tiver se formado no Programa de Mestrado em Ciências Integrativas de Plantas, você terá as respostas atuais, com base em pesquisas de ponta de nossos cientistas, para essas grandes questões e mais, como:
- Como uma célula vegetal se desenvolve em um organismo complicado e como as células, tecidos e órgãos vegetais se comunicam uns com os outros e regulam o crescimento uns dos outros nos níveis molecular e fisiológico
- Como as plantas evitam, toleram ou se defendem de fatores de estresse externos, como doenças, secas e radiação solar excessiva, e se adaptam ao seu ambiente
- Como as plantas percebem seu ambiente e se comunicam umas com as outras e com outros organismos
- Como as plantas, interagindo com micróbios, fungos e animais, mantêm os ecossistemas e, portanto, a vida
- Como as diferenças genotípicas, funcionais e morfológicas entre as plantas permitem que elas se desenvolvam em habitats muito diferentes
Admissões
Currículo
A extensão do Programa de Mestrado em Ciências Integrativas de Plantas é de 120 créditos (ECTS), a serem concluídos em dois anos de estudos em tempo integral. O grau consiste em:
- 80 créditos de estudos avançados (em ciências integrativas de plantas), incluindo cursos conjuntos (20 créditos), módulos de estudos alternativos (30 créditos) e tese de mestrado (30 créditos)
- 40 créditos de outros estudos deste programa ou de outros programas
O currículo contém um plano de estudo pessoal e pode incluir planejamento de carreira, estudos de habilidades transferíveis, estudos de intercâmbio em outra universidade ou estágio ou estágio.
Você estuda a diversidade de plantas silvestres e cultivadas do Ártico aos trópicos , bem como as funções das plantas do nível molecular, como ontogenia e regulação do crescimento e diferenciação, até o nível do ecossistema. Os tópicos incluem :
- Biotecnologia e melhoramento de plantas
- Biologia molecular e genética
- Regulação do crescimento, reprodução e diferenciação de tecidos
- Base biológica da produção agrícola e formação de madeira
- Ecologia de plantas e biologia evolutiva
- Diversidade e sistemática de plantas e fungos
- Identificação de espécies
Um tutor pessoal o ajudará a adaptar um plano de estudo individual, de acordo com suas necessidades e espirituais.
Cursos e ensino
O ensino é diversificado, composto por palestras, modernos laboratórios e cursos de informática, cursos de campo, seminários e excursões . O currículo está intimamente entrelaçado com a pesquisa. Você será apresentado aos grupos de pesquisa desde o início de seus estudos, para se familiarizar rapidamente com os métodos de pesquisa à medida que seus estudos progridem. Grande parte do material de estudo está em várias plataformas de aprendizado digital (como o Moodle), que permitem o ensino à distância.
Seus estudos avançados incluem cursos conjuntos e módulos de estudo alternativos. Com a escolha dos cursos, você pode aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas das ciências integrativas das plantas e adaptar seu diploma às suas aspirações. Um tutor pessoal o ajudará a adaptar um plano de estudo individual de acordo com seus interesses e exigências.
O inglês é a principal língua de ensino. Como o programa é multilíngue, você pode fazer seus exames, escrever sua tese e cumprir outros requisitos do programa em inglês, finlandês ou sueco.
Tese de mestrado
Ao concluir sua dissertação de mestrado (30 créditos), você mostrará que é:
- capaz de pensamento científico
- capaz de projetar e realizar experimentos sob supervisão
- profundamente familiarizado com o tópico de sua tese
- capaz de comunicação científica escrita eficaz
Um projeto de dissertação de mestrado geralmente consiste em quatro fases distintas:
- Desenho e planejamento do estudo
- Coleta de dados (trabalho de campo e / ou trabalho de laboratório e / ou modelagem matemática)
- Analisando os dados (validação / controle de qualidade, análise estatística, plotagem)
- Interpretar e discutir os resultados à luz da literatura existente sobre o tema
Normalmente, o trabalho é realizado em um projeto de pesquisa no qual você tem um papel claramente definido e independente. Você deve escrever a tese sozinho. O seu trabalho será supervisionado por uma pessoa, como um professor ou conferencista, que tenha doutorado na mesma área de pesquisa e que conheça bem o tema e os cursos relevantes. Ao concluir seu projeto de mestrado, você entenderá como se desenvolve um projeto de pesquisa, desde o planejamento do trabalho até sua execução e relato dos resultados.
Cooperação com outras partes
Um programa multifacetado só é possível através dos esforços conjuntos de várias partes. Portanto, o ensino e a pesquisa são realizados em cooperação com:
- Instituto de Biotecnologia (unidade HiLIFE)
- Unidade de Botânica do Museu Finlandês de História Natural
- Instituto de Recursos Naturais da Finlândia
- Unidade de Biotecnologia Vegetal do Centro de Pesquisa Técnica VTT da Finlândia
- Autoridade Alimentar da Finlândia
- Instituto Finlandês do Meio Ambiente SYKE
- Empresa Boreal Plant Breeding Ltd.
Isso garante que você terá boas perspectivas de emprego ou aprendizado.
As estufas experimentais e os campos ao ar livre no campus Viikki também são usados para fins de ensino. As cinco estações de campo na Finlândia, de propriedade da University of Helsinki são um ativo valioso e locais para vários cursos de campo. Das estações, a Estação Zoológica de Tvärminne está localizada na costa sul, a Estação Biológica de Lammi e a Estação Florestal de Hyytiälä no sul da Finlândia, e a Estação de Pesquisa Subártica de Värriö e a Estação Biológica de Kilpisjärvi na Lapônia, no norte da Finlândia. Na Estação de Pesquisa Taita Hills, no Quênia, na África Oriental, você pode ter uma experiência de aprendizado completamente diferente, única na vida.
Galeria
Resultado do programa
Você será capaz de:
- Compreender como a investigação em ciências vegetais e biotecnologia pode contribuir para o melhoramento e produção de plantas
- Planear, coordenar e executar investigação científica básica e aplicada de elevada qualidade
- Ter um bom domínio do método científico e avaliar criticamente a investigação transversalmente em disciplinas científicas
- Dominar técnicas laboratoriais de alto nível em ciências moleculares e fisiológicas das plantas
- Use as habilidades básicas necessárias para expandir seu conhecimento para outras áreas relacionadas e se comunicar profissionalmente com especialistas nessas áreas
- Atue na vida profissional como um especialista e inovador na sua área de trabalho, apoiado pela sua linguagem, comunicação, habilidades de laboratório e outras competências transferíveis
- Ser elegível para estudos científicos de pós-graduação (doutoramento)
Oportunidades de carreira
Carreira
Com um mestrado em Ciências Integrativas de Plantas , você tem muitas oportunidades de carreira em potencial. Você pode passar diretamente para a vida profissional como especialista e inovador em seu campo, apoiado por seu idioma, comunicação, laboratório e outras habilidades transferíveis, ou continuar com estudos de pós-graduação (doutorado).