Fundada em 1952 e idealmente localizada no centro da Itália (L'Aquila fica a apenas 110 km de Roma), nossa Universidade é uma instituição pública de ensino e pesquisa que oferece uma gama completa de programas acadêmicos, incluindo biotecnologias, ciências, economia, engenharia, educação, humanidades , medicina, psicologia e ciências do esporte. Com 7 University Of L'Aquila e cursos profissionalizantes. Muitos membros de seu distinto corpo docente de cerca de 600 professores e pesquisadores receberam reconhecimento internacional e são considerados líderes em seus campos de pesquisa.
Departamentos
Os nossos Departamentos promovem, coordenam e organizam atividades de investigação para um ou mais setores ou áreas científico-disciplinares que partilham os mesmos objetivos ou metodologias de investigação e promovem, organizam e realizam o ensino académico na nossa Universidade. Os Departamentos da University Of L'Aquila são os seguintes: Ciências Biotecnológicas e Clínicas Aplicadas | Engenharia Civil, Construção-Arquitetura e Ambiental | Estudos humanos | Engenharia Industrial e de Informação e Economia | Engenharia da Informação, Ciência da Computação e Matemática | Ciências da Vida, Saúde e Meio Ambiente | Ciências Físicas e Químicas.
Outras estruturas de pesquisa
A University Of L'Aquila possui três centros de excelência ( CETEMPS , DEWS , EX-EMERGE ) e quatro centros de pesquisa ( CERFIS , CITRAMS , DMTA , M&MOCS ). O University Of L'Aquila também é responsável por administrar o Jardim Botânico Alpino situado perto do teleférico no Gran Sasso, que se estende por 3.000 metros quadrados e conserva a vida vegetal do Gran Sasso, vida vegetal endêmica dos Apeninos centrais, plantas alpinas primitivas, plantas originárias de os Bálcãs orientais e as plantas medicinais.
A pesquisa e o ensino em Física se beneficiam de suas associações com o Laboratório Nacional Gran Sasso de física nuclear subterrânea (INFIN - LNGS). Lá, na década de 1980, o Instituto Nacional de Física Nuclear construiu ao lado do túnel da rodovia através dos laboratórios Gran Sasso, onde, protegidos por 1400 metros de rocha, são realizadas pesquisas em astrofísica, cosmologia, física nuclear e geofísica.
Professores e pesquisadores da Universidade de L'Aquila estabeleceram vínculos com o Gran Sasso Science Institute , uma escola internacional de doutorado e um centro de estudos avançados em física, matemática, ciência da computação e ciências sociais localizado em L'Aquila.