Keystone logo
© Instituto Superior Técnico
University of Lisbon - Instituto Superior Técnico

University of Lisbon - Instituto Superior Técnico

University of Lisbon - Instituto Superior Técnico

Introdução

A Universidade de Lisboa (ULisboa) é a maior e mais prestigiada universidade de Portugal e uma das principais universidades da Europa, com mais de 50.000 alunos. Herdeira de uma tradição universitária com mais de sete séculos, a ULisboa é co-responsável por fazer da cidade de Lisboa uma das grandes capitais europeias da cultura e da ciência, pois acolhe anualmente mais de 9.000 estudantes estrangeiros (cerca de 18% do total número de alunos) de mais de 100 países, que procuram uma educação de qualidade, uma cultura diferente, um clima agradável e a hospitalidade e segurança que Lisboa e Portugal têm para oferecer (4º país mais seguro do mundo, 2021 Global Índice de Paz). Localizado no coração da cidade, oferece a toda a sua comunidade os melhores e mais diversos programas acadêmicos e promete proporcionar uma experiência única e enriquecedora.

O Instituto Superior Técnico (Técnico) é a Escola de Engenharia da Universidade de Lisboa. Criado há quase 11 décadas, o Técnico tem cerca de 12.000 alunos de mais de 60 nacionalidades diferentes. Premiado em Portugal, o Técnico é reconhecido internacionalmente pela excelência académica e científica nas áreas da Engenharia, Arquitectura, Ciência e Tecnologia, pela promoção da relação universidade-empresa-sociedade e pelo incentivo à inovação, empreendedorismo, criação de emprego e conhecimento. O Técnico oferece diversos programas de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento e formação ao longo da vida, e desenvolve atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), essenciais para proporcionar uma educação com base nos melhores padrões internacionais. O Técnico dispõe de três campi com acesso privilegiado aos principais pontos de interesse de Lisboa e ao seu deslumbrante resort citadino (Sintra, Cascais, Estoril, Arrábida). Localizado numa das zonas mais centrais de Lisboa, o campus da Alameda é servido por uma excelente rede de transportes públicos, permitindo fácil acesso a todos os pontos da cidade, e oferece um vasto leque de atividades culturais, de lazer e desportivas.

O Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil) é um dos departamentos fundadores e maiores do Técnico. O DECivil conta com 141 docentes e 1500 alunos de licenciatura e mestrado (14% dos quais internacionais), distribuídos por três áreas principais: (i) Engenharia Civil, (ii) Recursos Minerais e Energéticos; e (iii) Arquitetura. Além disso, o DECivil também hospeda 250 Ph.D. estudantes, em um ambiente muito interessante e diversificado. Todos os programas de ensino estão fortemente alicerçados em um sólido ensino experimental e, para o efeito, estão disponíveis laboratórios muito bem equipados em diferentes áreas, onde são realizadas pesquisas pioneiras, como atestam as posições de destaque em vários rankings acadêmicos: Engenharia Civil - 2º (Europa) no Ranking NTU Taiwan 2021 e 17º (Europa) no Ranking Shanghai 2021; Engenharia de Petróleo – 47º (Mundial) em 2021 QS World University Ranking.

Acreditação

O EUR-ACE® é uma estrutura e sistema de credenciamento que fornece um conjunto de padrões que identifica programas de graduação em engenharia de alta qualidade na Europa e no exterior. O selo EUR-ACE® é um certificado concedido por uma agência autorizada a uma IES (Instituto de Ensino Superior) em relação a cada programa de graduação em engenharia que tenha credenciado.

176558_176554_euraceLogo.jpg

A3ES é a Agência Portuguesa de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. A decisão de acreditação depende da avaliação (i) da qualidade do desempenho das instituições de ensino superior e das suas unidades orgânicas, e (ii) da qualidade dos programas de estudos conducentes a um determinado grau. A3ES é membro pleno da Associação Europeia para Garantia de Qualidade no Ensino Superior, está listada no Registro Europeu de Garantia de Qualidade para Ensino Superior e é membro do CHEA International Quality Group.

176559_176553_A3ES.png

Estatisticas

  • 1911: O Instituto Superior Técnico foi fundado a 23 de Maio de 1911 por Alfredo Bensaude.
  • 44,1% dos alunos conseguem um emprego antes da formatura.
  • 91,4% dos graduados conseguem um emprego dentro de seis meses após a formatura.
  • 73% dos graduados de mestrado estão empregados em seu campo de estudo.
  • 10.987 alunos do Técnico matriculados.
  • 1.915 publicações científicas no ISI Web of Science.
  • 58 empresas spin-off criadas no Técnico desde 2009.
  • 3 O Técnico tem 3 campi (Alameda, Taguspark e CTN).
  • 3 Técnico disponibiliza alojamento em 3 residências estudantis.
  • 30,9% dos estudantes internacionais frequentam um doutorado. programa.

    Recursos do campus

      Admissões

      Documentos exigidos

      As inscrições para um curso específico ou programa de ciclo de estudos são feitas online. O candidato deve apresentar todos os documentos mencionados no Regulamento, bem como uma carta de motivação referente ao curso ou ciclo de estudos selecionado. Para concluir o processo de inscrição, é necessário enviar os seguintes documentos digitalizados como arquivos PDF:

      • Foto recente;
      • Curriculum Vitae atualizado;
      • Documento de identificação/passaporte;
      • Cópia do CPF (aplicável apenas aos candidatos ao bacharelado de nacionalidade brasileira);
      • Histórico escolar oficial de que concluiu o ensino secundário ou equivalente no país de origem, com média final e comprovativo de acesso a exames do ensino superior (aplicável apenas a candidatos a licenciaturas);
      • Histórico escolar oficial de licenciatura e diploma com média final (aplicável apenas a candidatos a mestrados);
      • Um documento que especifique o tipo de sistema de classificação dos registos académicos (aplicável apenas a candidatos a mestrados);
      • Documento comprovativo do nível de língua portuguesa do candidato: nível B1 em Língua Portuguesa e conclusão do nível B2 até ao final do primeiro ano da licenciatura (aplicável apenas a candidatos a licenciaturas);
      • Declaração Sob Juramento, que o candidato não tem nacionalidade portuguesa nem de qualquer outro país membro da UE e preenche os requisitos necessários para a categoria de Acesso e Admissão para Estudantes Internacionais;
      • Boletim de transferência bancária do pagamento da taxa de inscrição.

      Localizações

      • Lisbon

        Alameda Campus Av. Rovisco Pais, 1, 1049-001, Lisbon

        • Porto Salvo

          Taguspark Campus Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 2744-016, Porto Salvo

          • Bobadela

            CTN – Tecnológico e Nuclear Campus Estrada Nacional 10 (ao Km 139,7), 2695-066, Bobadela

            Perguntas