
Mestrado em Informática da Saúde
Milan, Itália
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
10 Apr 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Oct 2025
PROPINAS
EUR 6.640
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
Informática para a Saúde é um curso de mestrado conjunto resultante da colaboração estratégica entre Universidade Vita-Salute San Raffaele e o Politécnico de Milãoduas instituições de excelência no ensino da informática médica e técnica.
Este programa de dois anos, leccionado em inglês, visa desenvolver as competências informáticas mais avançadas aplicadas à área da medicina, preparando profissionais muito procurados para o mercado de trabalho de hoje e de amanhã.
A concretização desta revolução na medicina e na investigação biomédica passa necessariamente pela formação de novos talentos capazes de integrar competências informáticas avançadas com uma compreensão sólida e alargada do contexto específico dos cuidados de saúde.
A Informática para a Saúde foi concebida para formar os profissionais do futuro através de um programa teórico-prático orientado, integrado e multidisciplinar, em que a mistura de diferentes mundos se torna um valor fundamental para obter uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.
Construindo juntos o futuro dos cuidados de saúde
Hoje, mais do que nunca, é necessário formar especialistas com competências técnicas de alto nível em informática que compreendam também o funcionamento, os processos e os problemas dos cuidados de saúde.
Estes serão os líderes da revolução no mundo da saúde nacional e internacional, que assistirá a um contexto de saúde cada vez mais digitalizado e equitativo, com uma abordagem diagnóstica-terapêutica centrada no doente, personalizada, eficaz, eficiente, sustentável e segura.
O curso de Informática em Saúde foi concebido para responder à procura de talentos capazes de operar neste cenário complexo e crescente, nos sectores industrial, académico, científico ou de governação pública, dominando os conhecimentos informáticos mais avançados ao serviço do sistema de saúde.
O curso foi concebido com o contributo de muitos profissionais de diversas áreas, tais como informáticos, engenheiros, médicos, biólogos, investigadores, estatísticos, matemáticos, economistas, físicos, juristas e epidemiologistas, mas sobretudo auscultando as necessidades do mercado de trabalho através de entrevistas e consultas a grandes empresas internacionais que operam no domínio da digitalização dos cuidados de saúde e das tecnologias médicas avançadas, bem como aos centros de investigação mais avançados e às principais entidades reguladoras e administrativas nos domínios dos cuidados de saúde, farmacêutico e da investigação biomédica.
Porquê uma licenciatura em informática no domínio da saúde?
Responder à necessidade da sociedade de profissionais altamente qualificados que possam enfrentar os principais desafios gerados pela transição digital e pela difusão da Inteligência Artificial no sector da saúde.
Adquirir as competências técnicas e interpessoais necessárias para estabelecer um diálogo aberto entre os sectores da informática e da saúde e transformar o potencial das novas tecnologias em resultados positivos para a sociedade global.
Acima de tudo, para se tornar um líder na transformação digital da medicina.
Admissões
Currículo
Um caminho sob medida
O plano de estudos é personalizado durante o primeiro semestre do primeiro ano com dois cursos alternativos: “Design e Operações de Sistemas de Software” e “Biologia, Genética, Anatomia e Fisiologia” . Eles são projetados para alunos de diferentes origens para fornecer uma integração de conhecimento e habilitá-los a continuar efetivamente o curso de estudo.
O currículo comum inclui ensinamentos avançados em estatística, classificação e processamento de dados, epidemiologia, mecanismos etiológicos, diagnóstico e tratamento de doenças e análise e desenho de estudos clínicos. A par do desenvolvimento de algoritmos de Machine Learning, Deep Learning e Redes Neurais Artificiais, com particular enfoque em soluções clínicas, interfaces homem-máquina e na análise e processamento de imagens biomédicas. Isto também inclui a definição e extração de biomarcadores ômicos e as oportunidades oferecidas por bancos de dados dinâmicos criados através de dispositivos vestíveis.
Dos Laboratórios à Inteligência Artificial-HUB UniSR
O curso de Informática em Saúde envolve amplo uso de exercícios, atividades práticas e participação em laboratórios até o projeto de tese, que também pode ser realizado por meio de projetos significativos de pesquisa e desenvolvimento nos laboratórios e centros de pesquisa da UniSR e POLIMI.
Este mestrado oferece um "campo de treinamento" particularmente importante para a educação e a prática: o Centro de Inteligência Artificial UniSR/OSR "AI-HUB", onde os alunos podem obter experiência direta com big data do mundo clínico real. Isto é possível graças a uma plataforma digital interoperável desenvolvida pela UniSR em colaboração com a Microsoft, que melhora enormemente a utilização de big data para o desenvolvimento eficiente, rápido, responsável, seguro e preciso de algoritmos de aprendizagem automática e profunda e de redes neurais artificiais.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
Após a graduação: treinando inovadores digitais em saúde
Os graduados do Mestrado em Informática em Saúde podem encontrar emprego como consultores de Informática em Saúde, Gerentes de Projeto, Analistas de Dados, Analistas de TI, Diretores de Segurança da Informação, Diretores de Inteligência Artificial, Diretores de Informações em Saúde, Mantenedores de Registros Médicos Eletrônicos, Diretores de Informação e Informática Gerentes em vários contextos, como:
- Hospitais, organizações de investigação ou empresas de saúde públicas e privadas, em investigação clínica ou translacional, gestão administrativa, operacional e de saúde;
- Universidades, empresas e indústrias, em equipas multidisciplinares envolvidas no desenvolvimento de ferramentas de TI e IA para o setor da saúde;
- Setores empreendedores onde a implementação, gestão e análise de big data ou dados ómicos de saúde são fundamentais para o desenvolvimento e produção de ferramentas informáticas inovadoras ao serviço do cuidado e do bem-estar da sociedade;
- Entidades públicas ou seguradoras de saúde e segurança social;
- Empresas de consultoria;
- Empresas de TI em saúde.
Os licenciados em Informática em Saúde também podem continuar o seu percurso académico, mesmo no estrangeiro, rumo a um nível ainda mais elevado de preparação universitária, através do acesso a doutoramentos e programas de mestrado universitário de segundo nível.
Escolhendo a Informática em Saúde: Tornando-se um Protagonista na Transformação Digital na Medicina
O envelhecimento da população, o surgimento de novas doenças e o gerenciamento de doenças crônicas cada vez mais disseminadas exigem uma evolução do sistema de saúde em direção a modelos capazes de gerenciar essas demandas de forma eficiente.
English Language Requirements
Certifique sua proficiência em inglês com o Duolingo English Test! O DET é um teste de inglês online conveniente, rápido e acessível, aceito por mais de 4.000 universidades (como esta) em todo o mundo.