University for Peace
Introdução
A University for Peace ( UPEACE ) é uma instituição de ensino superior dedicada ao estudo da paz.
Criada pela Resolução 35/55 da Assembléia Geral da ONU, a University for Peace está treinando líderes para a paz desde 1980. É uma instituição acadêmica global única, com mais de 2.000 ex-alunos vindos de mais de 120 nações. Através de seus programas de mestrado e doutorado, a UPEACE treina futuros líderes para explorar e formular estratégias e práticas em vários contextos para abordar as causas de múltiplos problemas que afetam o bem-estar humano e global e, assim, contribuir para os processos de manutenção e construção da paz. A UPEACE Experience é experiencial e única, capacitadora, transformadora e cultiva o pensamento crítico em seus alunos.
A visão da University for Peace é ser uma instituição educacional inovadora, transformadora e inspiradora, dedicada aos objetivos de ensino, pesquisa e serviço de qualidade para servir a humanidade na construção de um mundo pacífico.
Estabelecida como uma Organização do Tratado com sua própria Carta em um Acordo Internacional adotado pela Assembléia Geral na Resolução 35/55 de 5 de dezembro de 1980, a University for Peace tem a seguinte missão:
"proporcionar à humanidade uma instituição internacional de educação superior para a paz e com o objetivo de promover, entre todos os seres humanos, o espírito de compreensão, tolerância e coexistência pacífica, estimular a cooperação entre os povos e ajudar a diminuir obstáculos e ameaças à paz mundial". e progresso, de acordo com as nobres aspirações proclamadas na Carta das Nações Unidas ".
A Carta da Universidade estabelece em seu apêndice os seguintes princípios gerais:
- A persistência da guerra na história da humanidade e as ameaças crescentes contra a paz nas últimas décadas põem em risco a própria existência da raça humana e torna imperativo que a paz não seja mais vista como um conceito negativo, como o fim do conflito ou como um Um simples compromisso diplomático, mas que deve ser alcançado e assegurado através do recurso mais valioso e eficaz que o homem possui: a educação.
- A paz é a obrigação primária e irrevogável de uma nação e o objetivo fundamental das Nações Unidas; é a razão de sua existência. No entanto, a melhor ferramenta para alcançar este bem supremo para a humanidade, ou seja, a educação, não tem sido usada.
- Muitas nações e organizações internacionais tentaram alcançar a paz através do desarmamento. Esse esforço deve ser continuado, mas os fatos mostram que o homem não deve ser muito otimista, desde que a mente humana não tenha sido imbuída da noção de paz desde cedo. É necessário quebrar o círculo vicioso de lutar pela paz sem uma base educacional.
- Esse é o desafio que agora enfrenta todas as nações e todos os homens, à medida que o século XXI se aproxima. A decisão deve ser tomada para salvar a raça humana, que é ameaçada pela guerra, através da educação para a paz. Se a educação tem sido o instrumento da ciência e da tecnologia, há ainda mais motivos para usá-la para alcançar esse direito primário do ser humano.
História UPEACE
A Costa Rica aboliu a pena de morte em 1882 e seu exército em 1948. Desde 1865, a Costa Rica oferece asilo àqueles que enfrentam perseguição por motivos políticos. De 1907 a 1918, a Costa Rica sediou o Tribunal de Justiça da América Central, que foi o primeiro tribunal internacional permanente que permitiu que indivíduos tomassem medidas legais contra Estados em questões de direito internacional e direitos humanos. Nessa tradição, os esforços para estabelecer a University for Peace começaram nas Nações Unidas, sob a liderança do presidente da Costa Rica, Rodrigo Carazo. Em 5 de dezembro de 1980, a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução 35/55 que estabelece em seu anexo o Acordo Internacional para o Estabelecimento da University for Peace . A Carta da Universidade faz parte desse acordo.
Como parte do processo contínuo de reforma das Nações Unidas, o ex-secretário-geral da ONU Annan tomou várias medidas desde o início de 1999 para reorganizar, fortalecer e internacionalizar mais completamente a University for Peace - de modo a permitir que ela contribua mais efetivamente para a paz. e objetivos de segurança das Nações Unidas.
O Conselho definiu um programa inovador de educação, treinamento e pesquisa para a paz - focado em questões fundamentais, incluindo prevenção de conflitos, segurança humana, direitos humanos, segurança ambiental e reabilitação pós-conflito.
Galeria
Programas
- MA em Estudos Internacionais para a Paz com Especialização em Estudos de Mídia, Paz e Conflitos
- MA in Environment, Development, and Peace
- MA in Environment, Development, and Peace with Specialization in Sustainable Food Systems
- MA in Environment, Development, and Peace with Specialization in Sustainable Natural Resource Management
- MA in Gender and Peacebuilding
- MA in International Law and Human Rights
- MA in International Law and the Settlement of Disputes
- MA in International Peace Studies
- MA in Peace Education
- MA in Responsible Management and Sustainable Economic Development
- Mestrado em Ciência Indígena e Estudos para a Paz
- Mestrado em Ecologia e Sociedade
- Mestrado em Paz Sustentável no Mundo Contemporâneo (Online)
- Mestrado em Resolução de Conflitos, Paz e Desenvolvimento
- Mestre em Direito Internacional e Diplomacia (Híbrido)
- Mestre em Estudos de Desenvolvimento e Diplomacia (UNITAR)
- Mestre em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Paz com Especialização em Mudanças Climáticas
- Mestre em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Paz com Especialização em Segurança e Governança Ambiental
- Mestre em Religião, Cultura e Estudos para a Paz