
Mestrado em Folclorística e Estudos Patrimoniais Aplicados
Tartu, Estónia
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
15 Mar 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
01 Sep 2025
PROPINAS
Solicitar propinas
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* Bolsas de isenção de matrícula disponíveis
Introdução
O patrimônio emergiu como uma categoria-chave que molda as maneiras pelas quais indivíduos, comunidades e atores regionais e estaduais se relacionam com o passado e imaginam o futuro enquanto se fazem e se refazem no presente.À medida que mais estados em todo o mundo aderem à Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, cresce a necessidade de especialistas capazes de analisar o patrimônio cultural e usá-lo de forma responsável como um recurso social e econômico.De vital importância para o desenvolvimento de tais competências são as teorias folclorísticas da tradição, performance e cultura expressiva.
O programa fornece aos alunos conhecimentos, habilidades e atitudes para:
- descompactar o processo de produção patrimonial e o funcionamento da tradição no contexto da diversidade e mudança cultural ;
- atuar como mediador entre diferentes grupos de interesse no campo do patrimônio cultural imaterial ;
- reconhecer e aplicar eticamente o patrimônio cultural como um recurso nos setores público e não governamental, artesanato, design de produtos, turismo e várias outras áreas da vida.
Por que estudar Folclorística e Estudos de Patrimônio Aplicados em UT ?
- Há uma necessidade crescente de especialistas em patrimônio cultural e em políticas à medida que mais estados em todo o mundo aderem à Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.
- UT recebe a Cátedra UNESCO de Estudos Aplicados do Patrimônio Cultural Imaterial, uma das oito cátedras do mundo.
- Um dos poucos programas de mestrado do mundo a oferecer uma especialização no estudo e aplicação do patrimônio do artesanato.
- Encontros internacionais, escolas de outono e inverno, palestras, estágios, exposições, cooperação com instituições de memória e empresas permitem que você ganhe experiência prática.Você receberá mentoria individual para desenvolver sua carreira acadêmica e profissional.
Admissões
Currículo
O programa compreende sete módulos, e os alunos colaboram com o corpo docente para projetar vários deles para dar suporte a seus objetivos profissionais individuais. Por exemplo, os alunos escolhem concluir seus estudos com uma tese de mestrado convencional ou um projeto de mestrado que consiste em um componente escrito e um componente prático teoricamente fundamentado. Os projetos de mestrado incluem exposições, séries de podcasts, materiais de estudo e documentação de uma tradição de artesanato.
O programa oferece duas especializações para você escolher:
Análise do folclore e do patrimônio cultural
Estudo e aplicação do património do artesanato
A University of Tartu Viljandi Culture Academy oferece especialização em artesanato e foca no estudo do artesanato. Familiaridade prévia com artesanato é uma vantagem UT mas não um pré-requisito.
Estágios e outras oportunidades para combinar teoria com prática são incorporados ao currículo. Os alunos são incentivados a estudar no exterior, desenvolver suas habilidades em humanidades digitais e ampliar seus horizontes fazendo cursos oferecidos por departamentos vizinhos na Faculdade de Artes e Humanidades.
Módulos:
1. Módulo do curso geral (42 ECTS)
2. Módulo de especialização (15 ECTS)
3. Módulo de formação prática (15 ECTS)
4. Módulo de disciplina optativa (12 ECTS)
5. Módulo de curso opcional (6 ECTS)
6. Dissertação de mestrado ou projeto de mestrado (30 ECTS)
Exemplos de cursos:
- Património e Políticas Culturais
- Didática do Artesanato
- Tecnologia e Design Herdados
- Métodos de coleta e análise de dados
- Conceituações Teóricas de Folclore e Patrimônio Cultural
- Expressões Vernáculas e Categorias Analíticas
- Pesquisa de Artesanato Aplicado e Patrimônio do Artesanato
Classificações
A University of Tartu pertence ao grupo de 1,2% das melhores universidades do mundo.
Resultado do programa
Os alunos desenvolvem uma base sólida no estudo do folclore e dos estudos críticos do património, bem como muitas competências transferíveis, o que lhes permite:
- desvendar o funcionamento da tradição e o processo de produção do património no contexto da diversidade e mudança cultural
- atuar como mediador entre diferentes grupos de interesse no campo do patrimônio cultural imaterial
- reconhecer e aplicar eticamente o património cultural como um recurso nos setores público e não governamental, artesanato, design de produtos, turismo e outras áreas da vida.
Bolsas e Financiamento
Existem cinco isenções de mensalidades disponíveis.
Taxa de matrícula do programa
Galeria
Oportunidades de carreira
Em 2022, 31 alunos se formaram neste programa. Muitos continuaram suas jornadas acadêmicas em programas de pós-graduação na Europa e América do Norte, enquanto outros estão empregados em empregos do setor público ou privado.
Ao concluir o programa, os alunos adquiriram valiosas habilidades analíticas, de escrita e comunicação, além de experiências práticas multifacetadas que podem aplicar em muitas áreas nos setores público e não governamental e empresarial. Este programa treina especialistas em cultura popular que são conhecedores UT funções e oportunidades de aplicação do patrimônio cultural tangível e intangível e familiarizados com os processos de política cultural.
Os graduados são capazes de orientar o desenvolvimento do campo e atuar como mediadores entre comunidades, autoridades, empresas, instituições de memória e outros participantes no processo de produção do patrimônio. Eles podem planejar e executar projetos de pesquisa e negócios da UT sobre patrimônio cultural. À medida que mais estados em todo o mundo aderem à Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, cresce a necessidade de especialistas capazes de analisar o patrimônio cultural e usá-lo de forma responsável como um recurso social e econômico. Os graduados também são qualificados para continuar seus estudos em nível de doutorado.