
Mestre em História Pública
University of Wroclaw

Informação chave
Localização do campus
línguas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
2 anos
Ritmo
Tempo total
Propinas
EUR 2.200 / per year *
Prazo de inscrição
Solicite informações
Data de início mais cedo
Solicite informações
* Candidatos da UE: € 2.200 / ano. Candidatos fora da UE: € 3.650 / ano
Introdução
O programa de história pública é dirigido a todos os formandos do bacharelado, não apenas em história, e mesmo não apenas em ciências humanas, que desejam realizar pesquisas e promover os usos públicos da história. A história pública tem funcionado desde os anos 1970 como uma subdisciplina da história, mas também como uma disciplina acadêmica separada. É chamada de história "para o povo, pelo povo, com o povo, do povo" e trata de todos os aspectos da história fora da educação formal (também educação acadêmica). Opera há muitos anos em universidades de todo o mundo e goza de considerável popularidade entre os alunos.
A própria história concentra-se em examinar o passado (com o objetivo de responder à pergunta "como foi lá?") Enquanto a história pública realiza pesquisas sobre como o conhecimento sobre o passado está presente na consciência social e como é (e pode ser) instilado nesta consciência, com a questão central de "o que (fizeram / irão) as pessoas saberem como era?" Centra-se na memória histórica, que é bastante marginal na pesquisa de história "tradicional". Os cursos do programa de história pública se concentram nas formas de moldar a consciência histórica (ou memória coletiva) - tanto no contexto de sua estrutura teórica e mecanismo (incluindo, por exemplo, política da história) e em várias formas práticas (ferramentas / técnicas) de influenciando esta memória e consciência, desde a recolha e processamento dos testemunhos do passado, passando pela escrita de discursos e preparando outros textos promovendo o conhecimento histórico, exposições, instalações históricas, até à localização de elementos históricos nos meios de comunicação de massa, entretenimento ou em ambiente virtual no seu sentido mais amplo. É por isso que mesmo a visão geral cronológica do passado, que é colocada no currículo de história pública, concentra-se nos elementos (fenômenos, eventos, processos, indivíduos) que evocam debates e controvérsias - ou seja, estão presentes na esfera pública - e o faz não repetir o currículo tradicional de história acadêmica.
Essas competências o levarão a um emprego nas instituições engajadas na preservação, formação e propagação da memória do passado e envolvido nas áreas de:
- a política da história - partidos políticos, governos locais, sociedades, agências governamentais e outras instituições estaduais
- educação extracurricular de história - bibliotecas, instituições locais e nacionais de educação
- combinação de história e história da arte - museus, museus ao ar livre, grupos de arte criativos e empresas (por exemplo, como especialistas em filmes históricos, jogos, eventos)
- combinação de história e mídia (editoras, imprensa, novas mídias, páginas da web, canais de TV temáticos)
- gestão de arquivos e história oral (particulares, governo local)
- cooperação internacional (por exemplo, instituições europeias)
Os graduados também terão a opção de continuar seus estudos no Ph.D. programas de ciências humanas.
Resultado do programa
Um licenciado em História Pública terá conhecimento sobre as formas como o conhecimento sobre o passado está presente na esfera pública e os métodos de influenciar esses modos. Será capaz de recolher, preservar, processar e promover o património do passado de forma consciente e competente e investigar como os outros o fazem.