
Mestrado em Ciências (MSc) in
Mestrado em Estudos Urbanos Vrije Universiteit Brussel

Introdução
Você aprenderá a ver a cidade, ouvi-la, compreendê-la, envolvê-la e escolher seu papel em moldá-la. À medida que o mundo continua a se urbanizar e globalizar, as cidades estão se tornando a forma predominante de assentamento humano e a escala em que muitas das questões sociais mais prementes estão envolvidas. O Mestrado em Estudos Urbanos traz um ponto de vista distintamente europeu para questões relacionadas à urbanidade e urbanização que são simultaneamente localmente únicas e globalmente conectadas em rede.
O Standard Track do Mestrado em Estudos Urbanos é organizado conjuntamente por Vrije Universiteit Brussel e Université Libre de Bruxelles. O currículo 120 ECTS combina a atratividade de um programa flexível, modular e interdisciplinar que permite que você se concentre em seus próprios interesses, com um núcleo comum de cursos obrigatórios para garantir que você desenvolva as habilidades e competências urbanas necessárias.
O 4CITIES Track é um programa internacional e interdisciplinar único de dois anos. Foi selecionado como um Curso de Mestrado Erasmus Mundus. Existem três faixas separadas que os alunos do 4CITIES seguem: Clássica, Pesquisa e Prática. O primeiro ano é o mesmo para as três faixas. Os alunos da Trilha Clássica passam o terceiro e quarto semestres juntos, seguindo um currículo compartilhado em Copenhague e Madri. É assim que a 4CITIES se organiza desde que começou em 2008, portanto “clássica”. Os alunos nas trilhas de Pesquisa e Prática passam seu segundo ano de estágio em uma instituição de pesquisa aprovada ou estágio, respectivamente, e completam 25 ECTS de cursos de escolha própria em uma instituição parceira do 4CITIES. Essas faixas foram projetadas para estudantes que pretendem seguir carreiras em pesquisa e prática, respectivamente.
Excursões e visitas
Experimentar a cidade é fundamental para entender a cidade. Durante os dois anos, serão organizadas várias excursões e visitas para ilustrar e discutir temas tratados durante os cursos. Isso inclui visitas a instituições e organizações públicas e privadas que são importantes para a dinâmica política, econômica e cultural local da respectiva cidade e região mais ampla.
Os alunos da Standard Track farão um conjunto de excursões nacionais e internacionais, que variam de um a vários dias. Durante essas excursões, o objetivo é aumentar a conscientização sobre as diferenças regionais e internacionais no desenvolvimento urbano. As excursões consistem em visitas guiadas e visitas a instituições e organizações relevantes, como departamentos de planejamento, agências de desenvolvimento, atores culturais e muito mais.
Os alunos do 4CITIES receberão um tópico em cada uma das cidades para estudar em grupos através de um extenso trabalho de campo. O trabalho de campo é organizado em estreita cooperação com instituições e organizações urbanas não acadêmicas e está intimamente ligado à pesquisa acadêmica em andamento na cidade de residência.
Foco
- Globalização: os processos de globalização e localização - como contexto geral que conduz a uma renovada importância da cidade e da urbanidade no século XXI. A cidade é considerada um ponto nodal em desenvolvimentos pós-nacionais.
- A Europa como unidade de análise : A Europa e o processo de unificação europeu são vistos como parte e uma reação a este processo de globalização. O nosso âmbito é a Europa vista através das suas cidades e redes urbanas.
- Interdisciplinaridade e internacionalismo: como mais-valia. O Mestrado em Estudos Urbanos é um programa de mestrado temático focado em abordagens transdisciplinares e práticas transdisciplinares (não menos importantes entre planejamento urbano e sociologia urbana, geografia, etc.) com foco na análise socioespacial das cidades.
- A educação baseia-se em casos fortes: Bruxelas (capital da UE, pequena cidade global) – Copenhaga (o modo de regulação escandinavo), Viena (metrópole no centro da Europa: porta de entrada para o Oriente), Madrid (as cidades mediterrânicas) e uma número de cidades vizinhas.
- A importância do trabalho de campo: experiência de pesquisa em cada cidade e pesquisa comparativa ou translacional como base para uma dissertação final de mestrado.
- Uma série de excursões e visitas: um atrativo central será que incorporamos excursões bem preparadas em cada bloco. Cada excursão incluirá uma introdução socioespacial à cidade (um passeio pela cidade) e uma visita institucional com foco em certos aspectos da política ou gestão. Além disso, vários projetos e instituições serão visitados.
Galeria
Admissões
Bolsas e Financiamento
- Bolsas Erasmus Mundus 4CIDADES
- Mente Mestra
- Erasmus+ KA1 - entrada
- PRONABEC
- Conselho de Bolsas da China
- Mestre ICP
- VUB Bolsas de estudo para mestrado em engenharia fotônica
Currículo
O Mestrado em Estudos Urbanos (Standard Track VUB /ULB) é um programa de 120 ECTS oferecido em conjunto pelo Vrije Universiteit Brussel ( VUB ) e pela Université libre de Bruxelles (ULB). Oferecendo uma forte perspectiva interdisciplinar em estudos urbanos, os alunos seguem uma trajetória central de cursos compartilhados e têm a liberdade de se especializar selecionando individualmente a partir de uma grande oferta de módulos e cursos eletivos.
O Mestrado em Estudos Urbanos (4CITIES) é um programa interdisciplinar e internacional único de dois anos (120 ECTS). A trilha Classical 4CITIES passa um semestre em cada uma das quatro capitais europeias: Bruxelas, Viena, Copenhague e Madri. Excursões adicionais para um conjunto diversificado de cidades como Rotterdam, Antuérpia, Budapeste, Malmö e Zaragoza também são organizadas a cada semestre. Os alunos das trilhas de pesquisa e prática também passam o primeiro e o segundo semestres em Bruxelas e Viena antes de se espalharem pela Europa para realizar estágios ou estágios e cursos adicionais em uma de nossas instituições acadêmicas parceiras. O programa acrescenta uma perspectiva europeia ao campo dos Estudos Urbanos: pretende romper e abrir a perspectiva nacional sobre os problemas urbanos. A crescente importância da globalização e a mudança para um mundo de fluxos exigem uma nova abordagem em campos importantes da política urbana como cultura, economia e planejamento.
Resultado do programa
Após a conclusão bem-sucedida do Mestrado em Estudos Urbanos, os alunos serão capazes de:
- Demonstrar conhecimento avançado e compreensão dos principais conceitos e teorias em estudos urbanos e áreas afins de pesquisa nas ciências sociais, humanidades, arquitetura, planejamento e design.
- Demonstrar compreensão da natureza interdisciplinar dos estudos urbanos como um campo de pesquisa, educação, política e prática, juntamente com conhecimento especializado de pelo menos dois dos subdomínios dos estudos urbanos.
- Refletir criticamente sobre sua própria posição como pesquisadores e profissionais no campo dos estudos urbanos e desenvolver percepções originais e criativas com base nisso.
- Demonstrar uma compreensão empiricamente fundamentada das semelhanças e diferenças, conexões e relações entre cidades e processos de urbanização em toda a Europa e em todo o mundo.
- Avalie o papel dos governos, empresas e atores cívicos em diferentes escalas (local, regional, nacional, supranacional) em projetos e estratégias de desenvolvimento urbano.
- Aplique análises críticas e originais a fontes primárias, como relatórios e regulamentos de políticas, projetos arquitetônicos, entrevistas, observações de trabalho de campo, mapas, contas corporativas, documentos de arquivo, fotografias e filmes.
- Aplicar métodos e técnicas qualitativos ou quantitativos comumente usados em estudos urbanos e disciplinas relacionadas, a fim de responder a questões urbanas complexas.
- Execute um projeto de pesquisa básica ou aplicada desenvolvendo uma questão e um plano de pesquisa, conduzindo uma revisão da literatura, coletando e interpretando dados e apresentando os resultados da pesquisa em formatos escritos, visuais e orais.
- Opere profissionalmente, cooperativamente e com um forte senso de responsabilidade social e ética em ambientes interdisciplinares, internacionais e diversos.
- Comunicar os resultados da pesquisa e uma compreensão avançada das questões urbanas para um público profissional mais amplo, bem como popular, usando uma variedade de técnicas de apresentação e mídia.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
Capacitamos nossos alunos na análise, compreensão e proposição de soluções para problemas urbanos (planejamento, gestão de projetos, pesquisa de cenários), atuando em equipe multidisciplinar e adotando atitude crítica.
Ele abre possibilidades para você trabalhar com problemas urbanos, tanto no setor privado quanto no público. Seu Mestrado em Estudos Urbanos leva aos seguintes tipos de ocupações:
- Pesquisa e ensino sobre questões de urbanidade e urbanismo
- Conselhos sobre política urbana
- Gestão de projetos urbanos
- Planejamento e desenho urbano