Keystone logo
University Primo Levi

University Primo Levi

University Primo Levi

Introdução

A Universidade Primo Levi nasceu em Bolonha em 1989. Foi promovida pelo prefeito Renzo Imbeni e pelo primeiro presidente da UPL, Fabrizio Valletti, juntamente com: CGIL-CISL-UIL, Acli, CNA, ASL, inúmeras outras instituições e associações. O objetivo era dar vida a uma instituição destinada a transportar o melhor patrimônio civil do século XX para um futuro que parecia em risco de dispersão, mas não sem possibilidades inéditas.

A UPL foi concebida como um centro de aprendizagem ao longo da vida que olhava para o tempo livre e em particular para os idosos. Isso significou assumir uma tradição de educação popular com raízes firmes na história da cidade e da região, e projetos sociais como o da formação de 150 horas para trabalhadores. Tratava-se de criar um lugar de agregação que, por meio da cultura, oferecesse ferramentas de emancipação aos cidadãos. Referir-se à figura de Primo Levi foi uma escolha rica em significado.

Progressivamente, desde os anos 90, a UPL se expandiu graças ao trabalho de seus presidentes, colaboradores, professores, voluntários. Mas antes de tudo graças à participação e animação dos sócios e alunos. Se no início da década eram cerca de 400, com cerca de quarenta cursos ministrados por igual número de professores, em meados da primeira década chegava a 2.500, com uma oferta de 250 cursos. Hoje são mais de 4 mil associados, com 150 professores e uma oferta de 300 cursos. O eficiente sistema associativo tem levado a uma grande presença de UPLs nos bairros e em toda a área metropolitana, por meio de associações temáticas e territoriais: agora são treze, às quais se somam as relações que a Universidade mantém diretamente com diversos municípios.

O crescimento da oferta didática deu-se através de uma combinação fundamentada de propostas que visam estimular a curiosidade e satisfazer as novas necessidades dos associados. Alguns cursos incluem visitas guiadas, criando excelentes ligações entre professores e alunos, mesmo fora da sala de aula. Pontos fortes da área humanística são os ciclos que educam para a cultura filosófica, os cursos que exploram a história de cada época, as aulas interdisciplinares ministradas por vários professores, as aulas dos professores de arquitetura, literatura, cinema, música, etc. do programa também estão os que tratam da divulgação técnico-científica e econômica e da relação entre a natureza e o bem-estar psicofísico. A atividade dos laboratórios é altamente desenvolvida: linguagens, informática, artes figurativas, outras disciplinas baseadas no “fazer”.

Localizações

  • Bologna

    Via Azzo Gardino,20, 40122, Bologna

    Programas

      A instituição também oferece:

      Perguntas