Keystone logo
Universiti Malaysia Sarawak

Universiti Malaysia Sarawak

Universiti Malaysia Sarawak

Introdução

Universiti Malaysia Sarawak (UNIMAS), oitavo universidade da Malásia foi oficialmente constituída em 24 de Dezembro de 1992. Uma universidade que é contemporâneo em caráter e virada para o futuro em perspectiva, ela está empenhada em fornecer a nação com líderes, gerentes, cientistas e especialistas técnicos, bem como os cidadãos atenciosas que são capazes de lidar com os complexos desafios do nosso futuro comum - confiança, com competência e criatividade.

Com cerca de 30 docentes, a Universidade abriu suas portas para o primeiro lote de 118 estudantes, em 8 de Agosto de 1993. Os estudantes foram registrados nas duas faculdades pioneiros, a Faculdade de Ciências Sociais e da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Recursos. Dois centros de apoio acadêmico também foram estabelecidos: o Centro de Aprendizagem Aplicada e Multimédia, e do Centro de Serviços de Informação Acadêmicos.

No ano seguinte (1994) viu mais quatro faculdades que abrem suas portas para os cursos de graduação: a Faculdade de Ciências Cognitivas e Desenvolvimento Humano, da Faculdade de Administração de Artes, da Faculdade de Engenharia e da Faculdade de Tecnologia da Informação. Efectivos e estudantis quadruplicou. Enquanto isso, a Universidade também cresceu em perfil como a maioria das faculdades começaram a oferecer programas de pós-graduação. As actividades de investigação começou a enraizar-se com a criação do Instituto de Biodiversidade e Conservação Ambiental, que incide sobre a miríade de flora e fauna em Bornéu. Ligações com várias universidades no exterior também foram estabelecidos. No mesmo ano, o Centro de Transferência de Tecnologia e Consultoria UNIMAS, ganhou o contrato para o estudo EIA do Projeto Hidrelétrico Bakun, o maior projeto já EIA no país.

O período entre janeiro de 1995 eo final de Dezembro de 1996 foi maior consolidação da estrutura acadêmica e de pesquisa da universidade. Mais duas faculdades começaram a tomar em seus lotes pioneiros de estudantes; da Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde (1995) e da Faculdade de Economia e Negócios (1996). Estes elevou o número total de faculdades de oito, como originalmente planejado. O Centro de Língua e Comunicação Estudos começaram a oferecer o programa TESL, além de cursos de línguas genérico. O Instituto de Saúde e Medicina Comunitária, e do Instituto de Tecnologia de Software foram então adicionados à lista de institutos de pesquisa.

O ano histórico de 1997 testemunhou o lote pioneiro de graduados receberam seus diplomas na convocação inaugural da Universidade. O ano também viu a criação do Instituto de Estudos do Leste Asiático.

2000 testemunhou a mudança no assento vice-reitor; Professor Dato 'Zawawi Ismail, o primeiro vice-chanceler sucedido pelo Professor Datuk Yusuf Hadi como o segundo Vice-Chanceler da UNIMAS. Prof Dr Datuk Abdul Rashid Abdullah foi apontado como o terceiro vice-chanceler em 1 de Fevereiro de 2005. De 2001 até 31 de março de 2013, o Professor Dr. Datuk Khairuddin Ab Hamid foi apontado como o quarto vice-reitor da UNIMAS. YBhg Prof Dr Morshidi bin Sirat mais tarde foi nomeado como o quinto VC no dia 1 de Abril de 2013. Seu mandato, no entanto, foi breve como ele foi chamado para ocupar o cargo de Diretor-Geral do Ministério da Educação, na Malásia. Consequentemente, YBhg Prof Dato 'Dr. Mohamad Kadim Suaidi assumiu como o sexto vice-chanceler de UNIMAS em 16 de abril de 2013.

A partir de setembro de 2013, o total de matrículas UNIMAS é constituído por 16.085 14.033 alunos de graduação, 1.343 pós-graduados e 709 estudantes pré-universitários. Além disso, um total de 2,189 pessoal têm sido empregados como de Agosto de 2013.

UNIMAS é uma universidade ISO-certificados. Foi concedido o prestigiado certificação MS ISO 9001:2000 pela excelência em seus processos de gestão do núcleo - a partir da ingestão de novos alunos para a certificação dos seus diplomados. Nossos cursos de graduação foram concebidos para satisfazer as necessidades da sociedade e da indústria. Nosso forte ênfase na tecnologia concedeu-nos com o Multimedia Super Corridor (MSC) Status prestigiado em 17 de novembro de 2003. O prêmio foi concedido para o nosso papel e capacidade no desenvolvimento de recursos humanos para a MSC e necessidades relacionadas, através de nossos programas estratégicos de aprendizagem e formação.

UNIMAS ganhou o Prêmio de Tecnologia da Informação Estreia do Governo da Malásia, O "Bridging the Digital Divide" categoria de Prêmio eAsia de AFACT. Ele também ganhou o Prêmio Inovadores da Indústria para o Desenvolvimento do Sistema e Aplicação da Sociedade norte-americana de Profissionais de Satélite Internacional (SSPI), para o seu sucesso na criação de um telecentro na comunidade remota de Bario, Sarawak, para auxiliar a comunidade na comunicação , educação, e-commerce, serviços de saúde e do governo.

UNIMAS tem sido bem sucedida na aquisição de bolsas de investigação, Chegando com publicações e descobertas científicas úteis. Instituto da Universidade de Saúde e Medicina Comunitária desenvolveu com sucesso uma vacina candidata para dengue através da colaboração com uma empresa internacional, Bavarian Nordic. Além disso, a Faculdade de Ciências e Tecnologia de Recursos desenvolveu com sucesso um processo de conversão de amido de sagu de ácido láctico para a produção de plástico ambientalmente amigável.

As iniciativas de descoberta de conhecimento em UNIMAS têm como premissa, em parte, a riqueza de recursos naturais e diversidade sócio-cultural make up do Estado de Sarawak. Enquanto UNIMAS é forte no estudo da biodiversidade, este e mais de outras actividades de investigação nesta universidade estão firmemente baseadas em tecnologias contemporâneas. Por exemplo, a conservação dos recursos naturais do Estado, através da força combinada em ciência da computação e TI, com experiência em biologia molecular e da biotecnologia, têm efetivamente sinergia vários investigação colaborativa, tanto local quanto internacionalmente. A diversidade cultural e singularidade social das comunidades Sarawak oferecem oportunidades para estudos na área da saúde e da medicina, oferecendo um olhar para a influência de fatores ambientais e práticas sócio-culturais sobre as interações de vários agentes patogénicos; , bem como outras questões relacionadas com a saúde da comunidade.

O compromisso da UNIMAS a investigação já foi reconhecido pelas partes interessadas e parceiros na indústria, a prestação de doações para a criação de oito cadeiras de pesquisa; estes incluem o Zaidi Presidente Tun para Medicinal Chemistry, o Openg Presidente Tun para Sago Tecnologia, o presidente Shell de Estudos Ambientais, eo presidente Sapura para as TIC.

Hoje, a força de UNIMAS na pesquisa está sendo reconhecido por seus pares em pelo menos três áreas de nicho de pesquisa - A pesquisa biotecnológica em epidemiologia (dengue, JE, FMHD, malária), biogeografia (filogenia) e da agricultura (sagu); - TIC, especificamente sobre comunicação rural e análise de imagem; e - Biodiversidade, recursos naturais e gestão ambiental.

A gestão universitária tem atualizado, com base em sua força em pesquisa, o estado de alguns de seus grupos de pesquisa em UNIMAS para Centros de Excelência que são: - O Centro de Pesquisa em Malária - O Centro de Investigação de água - Informática Rurais - Análise de Imagem e Tecnologias Espaciais - Tecnologia Semântica e Realidade Aumentada - Energias Renováveis ​​- Sago Investigação - Estudos sobre Deficiência

Em 2012, recebeu o reconhecimento nacional UNIMAS ganhando 4 de ouro, 3 de prata e 10 prêmios de bronze no MTE 2012. UNIMAS também ensacados 11 medalhas de ouro no BIS 2012, uma exposição internacional realizada em Londres. Dr. Balbir Singh pela Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde estava entre vários destinatários do prêmio melhor cientista da Malásia dadas por Akademi Sains Malaysia por sua contribuição notável e marcante nas atividades de pesquisa da malária.

No ano passado, UNIMAS garantiu 44 projectos no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MOSTI) subvenção do Fundo de Ciência, com um montante total a RM7.59 milhões. Outra milhões RM2.88 foi garantido a partir do Ministério da Educação Superior (Mohe) para 81 projetos de pesquisa.

Localizações

  • Kuching

    94300 Kota Samarahan, , Kuching

    Perguntas