Keystone logo
Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior Agrária (ESAV)

Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior Agrária (ESAV)

Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior Agrária (ESAV)

Introdução

A Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), criada oficialmente em 19 de Dezembro de 1994 (DL n.º 304/94), é uma das unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Viseu, integrando-se na rede de ensino superior público português, ao nível do ensino politécnico. Assim deu-se continuidade à tradição, pois a Cidade de Viseu teve o privilégio de ser pioneira no Ensino Agrícola em Portugal através da criação da Escola Prática de Agricultura de Viseu, por Decreto de 16 de Dezembro de 1852.

A ESAV pretende transmitir e divulgar o conhecimento, com vista à formação de estudantes com elevado nível de competências nas áreas das ciências agrárias, alimentares e veterinárias; promover a investigação aplicada e sua divulgação, o intercâmbio cultural, científico e tecnológico com instituições congéneres, nacionais e internacionais e o relacionamento com o tecido empresarial, de forma a contribuir para o desenvolvimento da região e do país.

Assim, os objectivos da ESAV assentam em três vertentes:

  • Ensino de qualidade, através da transmissão de conhecimentos técnico-científicos constantemente actualizados e precisos, centrados na utilização de tecnologias fundamentais para a formação de estudantes nos domínios das produções agrícola e zootécnica, ecologia e paisagismo, florestal, biossistemas, indústrias alimentares e ainda da enfermagem veterinária.
  • Construção de elos de ligação com a comunidade, através de apoio técnico-científico, projectos, prestação de serviços, consultoria a empresas, organizações institucionais tanto a nível regional, nacional como internacional. Deste modo, podendo dar informações, transmitindo conhecimentos, mobilizando apoios e vontades, factos sem dúvida fundamentais para a integração da Escola no meio. A qualidade do ensino que ministramos, estimulada pelo sucesso da aplicação dos princípios da Declaração de Bolonha, demonstra bem esta realidade.
  • Desenvolvimento de actividades de investigação, experimentação e divulgação de conhecimentos nos domínios das ciências agrárias, alimentares e veterinárias, permitindo o avanço dos sectores de produção respectivos. Estas actividades são dinamizadas pelo corpo docente cada vez mais qualificado, estando permanentemente empenhado em contribuir para o sucesso educativo dos estudantes, sendo evidência desse facto a elevada percentagem de doutores.

A ESAV localiza-se numa zona nobre da cidade de Viseu, na Quinta da Alagoa, com cerca de 23 hectares. Possuindo inúmeras culturas, destacando-se a vinha, o pomar e o olival. Contando ainda com estruturas de produção pecuária de ovinos, caprinos, bovinos, aves e coelhos, bem como um Centro de Enfermagem Veterinária e laboratórios, com tecnologias que permitem aquisição de competências em vários domínios técnico-científicos.

Visando uma formação vocacionada para uma plena inserção na vida activa dos seus estudantes, a ESAV dispõe de um corpo de funcionários, docentes e não docentes, qualificado e motivado. Contribuem igualmente para o sucesso da ESAV os seus estudantes que com a sua vontade, disponibilidade e capacidade de trabalho permitem uma excelente colaboração na transmissão e aquisição de competências.

Localizações

  • Viseu

    Quinta da Alagoa - Estrada de Nelas, Ranhados

Perguntas